Notícias



Seu problema é nosso

Problemas na canalização deixaram comunidade de Porto Alegre sem água durante dois meses

Após contato da reportagem, Dmae desentupiu os canos e a água voltou com alta pressão

22/03/2017 - 08h34min

Atualizada em: 22/03/2017 - 09h57min


A promessa de melhorias em vias públicas é sempre uma esperança para as comunidades contempladas. O problema é quando um serviço feito com a intenção de melhorar causa uma piora. Os moradores da Estrada dos Batillanas, no Bairro Cascata, em Porto Alegre, sofreram durante mais de dois meses com faltas d'água e baixa pressão frequente, e culpam por isso uma obra de troca da canalização de esgoto da rua feita pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Esse serviço foi finalizado em janeiro.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

De acordo com a aposentada Maria Lucia Neto de Souza, 57 anos, moradora do local há 30 anos, antes da obra, a falta de água não acontecia seguidamente. Foi após o órgão abrir a via e trocar os canos que o problema começou.

Sem pressão

Segundo Maria, durante o mês de fevereiro, a água ainda vinha durante o dia, mas era muito fraca. Em março, além da baixa pressão, as torneiras secaram. Na madrugada de segunda-feira, a moradora ficou acordada até as 3h para encher os baldes e garantir a água do dia.

– Quando tem água, é muito fraquinha, só um fio. De dia, não tem mais – contou ela, na segunda-feira.

Pedidos

Além de Maria Lucia, pelo menos outros dez moradores entraram em contato com a reportagem para reclamar sobre a falta de água na Estrada dos Batillanas. Todas com a mesma queixa: quando tem, vem sem força para sair das torneiras e chuveiros.

Maria Lucia ficou acordada até de madrugada para não ficar sem água

Cansada do sufoco, Maria foi até o Dmae no dia 3 deste mês. Reclamação feita, protocolo entregue, o órgão prometeu verificar a situação. No dia 6, uma equipe foi até a casa dela, checar o relógio. Conforme a moradora, não souberam explicar o motivo da falta, mas garantiram que iriam passar a questão para a equipe de engenharia do departamento. Desde então, nada aconteceu, e o problema seguiu. Somente ontem à tarde a situação foi normalizada, após solicitação da reportagem por um posicionamento do Dmae acerca das reclamações (confira detalhes abaixo).

A Estrada dos Batillanas tem cerca de 1,3km de extensão e, segundo Maria, todos os moradores foram afetados.

Dmae enviou equipe para vistoria ontem à tarde

Após contato da reportagem, uma equipe do Dmae esteve na Estrada dos Batillanas na manhã de terça-feira para realizar uma sondagem na esquina da via com a Rua das Enfermeiras. Depois da vistoria, foi constatado o entupimento da rede. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, isso pode explicar a variação de pressão da água em diferentes momentos do dia.

Desentupimento

Ainda conforme o Dmae, a obra realizada na rede de esgoto em janeiro não deveria ter alterado as condições de abastecimento de água.

Na tarde de terça-feira, uma equipe retornou ao local, realizou o serviço de desentupimento e o abastecimento voltou ao normal, com alta pressão.

O Dmae atribuiu as faltas frequentes ao consumo excessivo e ao desperdício de água, principalmente no verão. Diariamente, o órgão explica que disponibiliza 367 litros de água para cada habitante da Capital.

Leia mais
Creche fechada em Cachoeirinha obriga mães a deixarem o emprego ou pagarem escola particular
Sem administração pública, moradores do Morro do Paula sofrem com a falta de infraestrutura
Com doença rara, adolescente de Barra do Ribeiro precisa de R$ 150 mil para fazer tratamento na Tailândia

Se faltar água

- Moradores de Porto Alegre que estiverem registrando falta d'água devem formalizar uma reclamação pelo telefone 156, opção 2, do serviço Fala Porto Alegre.

- Lembre de sempre guardar o número do protocolo. Ele é a garantia de que sua reclamação foi registrada.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias