Notícias



Devoção

Novo santuário para Nossa Senhora de Fátima será inaugurado na zona norte de Porto Alegre

Dia 13 de maio, quando completam cem anos da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, templo abrirá as portas na Capital

06/05/2017 - 10h00min

Atualizada em: 07/05/2017 - 09h23min


Roberta Schuler
Enviar E-mail
Obra teve início em 2011

No dia em que completam cem anos da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, no interior de Portugal, serão abertas as portas de um novo santuário em homenagem a Nossa Senhora de Fátima no Bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre.

O templo religioso começou a ser construído em 2011 e receberá peregrinos e devotos do mundo inteiro. Neste final de semana e em toda a próxima semana, há missas em preparação à festa.

Leia mais:
Devotos de São Jorge participam de procissão e festa na Capital
Procissão de Navegantes reúne milhares de fiéis na Capital

– É um marco na zona norte de Porto Alegre. É um santuário que vai ao encontro da periferia, para que os poderes olhem para este lado da cidade, porque a mudança acontece a partir da periferia – avalia o reitor do santuário, padre José Luiz Schaedler, 59 anos.

Padre José Luiz é o reitor do santuário

No dia 13 de maio de 1917, as crianças Lúcia, Jacinta e Francisco foram testemunhas da aparição de Nossa Senhora. A primeira missa do novo santuário – o antigo apresentou problemas estruturais em 2008 e, por questões de segurança, desde então as missas passaram a ser celebradas no salão de festas – será no próximo dia 13.

A cerimônia de inauguração e o ritual de consagração do templo serão presididos pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, com a participação de dezenas de sacerdotes, e terá a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que veio de Lisboa. São esperadas 10 mil pessoas.

Imagem peregrina veio de Lisboa

Doações

No santuário, estão sendo finalizados os últimos detalhes na estrutura do prédio que vai abrigar 400 pessoas sentadas. O templo é todo revestido em pedra, com vitrais (que mostram as aparições de Fátima, passagens da vida de Jesus, La Salle, o padroeiro dos professores, e São Francisco, padroeiro da rede de escolas) e rosáceas artisticamente projetados, forro, portas e bancos de madeira.

Os lustres do antigo santuário foram restaurados e colocados no novo templo e a imagem de Nossa Senhora de Fátima é original da fundação, em 1956. A construção do santuário custou R$ 4 milhões e contou com campanhas e doações de peregrinos e devotos.

– Aqui é a casa da Mãe. E os filhos tendem a retornar à casa da Mãe, em função dos seu filho maior, Jesus – destaca o reitor, que há 30 atua na paróquia, que desde 1989 tornou-se santuário.

Vitrais mostram passagens da vida de Jesus e lustres foram reformados do templo antigo

Ao lado do santuário fica a administração e foi construída uma réplica da capelinha das aparições. Mais adiante, também na área externa, integrado ao complexo do santuário, há um espaço para 26 santos populares – Santa Rita, Santa Bárbara, São Jorge, Santo Antônio, São Jerônimo, São Judas, Nossa Senhora das Dores, Santo Expedito, entre outros. Lá, os fiéis poderão fazer pedidos, orações e acender velas.

Na área externa, será possível rezar e acender velas diante das imagens de 26 santos

Curiosidades

/// A Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no dia 23 de fevereiro de 1956, pelo então arcebispo Dom Vicente Scherer. Em 15 de setembro de 1989, a paróquia foi elevada a Santuário Nossa Senhora de Fátima, pelo arcebispo Dom Altamiro Rossato, a pedido da comunidade.

/// Desde que tornou-se santuário, recebeu a imagem peregrina de Fátima em 1992, 2002 e 2003. Neste ano, atualmente é a quarta visita da imagem que veio de Lisboa, em Portugal.

Leia outras notícias

/// Em 2002, foi instalada, junto ao santuário a primeira paróquia estudantil do Brasil, pois o santuário é ladeado por várias escolas.

/// Em 2008, o prédio do antigo santuário apresentava problemas estruturais em por questões de segurança, as missas passaram a ser celebradas no salão de festas _ com a inauguração do santuário novo, o prédio antigo será reformado para funcionar como auditório, que poderá ser utilizado por escolas públicas e particulares para formaturas e outros eventos.

/// Em 2010, foi lançada campanha junto aos peregrinos e devotos de Nossa Senhora de Fátima para a construção do novo templo. A pedra fundamental foi lançada em 2011.

Templo terá capacidade para 400 pessoas sentadas

Programação

/// O Santuário fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, 50, esquina com a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 4879, Bairro Rubem Berta, Porto Alegre. Telefone: (51) 3366-1487.

/// A programação inclui uma Trezena (13 dias de preparação), que teve início no dia 1º de maio. Neste sábado, haverá missas às 9h, 16h e 19h30min e no domingo, às 10h, 16h e 19h30min. De segunda a sexta-feira da semana que vem as celebrações serão às 9h, 16h e 19h30min.

/// No dia da inauguração, 13 de maio, às 10h haverá missa solene presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Às 12h30min, show com músico nativista Dante Ramon Ledesma, às 14h, missa com Adilson Pedro Busin, às 15h, missa com o reitor do Santuário de Fátima, padre José Luiz Schaedler, às 16h, missa com padre Diego Jobim, às 17h, missa de envio da imagem de Fátima e encerramento com o Frei Luiz Turra. Durante o dia haverá bênçãos e confissões para quem desejar.

/// No dia 13, as celebrações contarão também com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida vinda de Aparecida, São Paulo em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem. Para homenagear Nossa Senhora de Fátima, o frei Luiz Carlos Susin compôs um hino, lançado no ano passado.

Santuário fica no Bairro Rubem Berta

Oração a Nossa Senhora de Fátima

Ó Maria, Mãe de Deus e da Igreja, vós aparecestes em Fátima e, através das crianças, manifestastes aos vossos filhos e filhas que rezassem pela paz do mundo e pela conversão dos pecadores. Nunca se ouviu dizer que alguém daqueles que recorreu a vós não fosse por vós amparado,Consagro a minha vida a vós e peço confiante: dai-me coragem de lutar por um mundo em que haja mais paz, esperança, justiça e solidariedade.Derramai vossa bênção sobre nossas famílias e comunidades. Acompanhai as crianças e os jovens, amparai os idosos e idosas, socorrei os doentes e os que sofrem dificuldades e discriminações sociais. Virgem de Fátima, nossa querida Mãe, concedei-nos as graças que vos suplicamos (...).Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias