Saiba como recuperar imagens apagadas do smartphone - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Tutorial29/05/2017 | 08h00Atualizada em 29/05/2017 | 15h49

Saiba como recuperar imagens apagadas do smartphone

Aplicativos disponíveis gratuitamente ajudam a recuperar fotos deletadas do celular

Saiba como recuperar imagens apagadas do smartphone Reprodução / Google Play/Google Play
Dumpster e Disk Digger ajudam usuários que querem recuperar fotos apagadas Foto: Reprodução / Google Play / Google Play

A memória do celular lotou. Você apagou arquivos para liberar espaço e, depois, bateu aquele arrependimento: um documento importante foi descartado. A boa notícia é que há remédio para esse mal. Existem apps que conseguem recuperar arquivos deletados. 

– Quando a gente apaga um arquivo, só exclui um endereço de referência. Ele continua na memória do aparelho até que o espaço seja preenchido de novo – explica Vinícius Ávila Passamai, professor de informática do Senac.

Na prática, o arquivo continua existindo, mas escondido. Ele só será descartado de vez quando for sobreposto por um novo arquivo.

Leia mais
Descubra as funções das teclas "F" do seu teclado
Saiba como ler as mensagens do WhatsApp sem ser descoberto
Aprenda a cozinhar com vídeos do YouTube

A seguir, veja como funcionam dois apps que fazem o resgate de arquivos deletados. Eles estão disponíveis de graça para aparelhos com sistema Android.

Dumpster (avaliação na Google Play: 4,1/5)

Foto: Reprodução / Google Play

— O aplicativo é uma lixeira, similar à presente nos computadores. Depois de instalá-lo, ele passa a armazenar todos os arquivos deletados do smartphone. O bacana é que ele tem a interface supersimples.

— Outro detalhe importante é a versatilidade do Dumpster – ele recupera fotos, vídeos e áudios, enquanto a maioria dos aplicativos do gênero disponíveis na Google Play se restringe a imagens.

— É fácil fazer a recuperação e, mesmo assim, há uma introdução disponibilizada no aplicativo para que nenhum usuário fique confuso. Primeiramente, apague algum arquivo da sua galeria. Abra o aplicativo e confira se o item excluído está no Dumpster. Se estiver, basta selecioná-lo e clicar em recuperar. Em seguida, verifique novamente a galeria e veja se a operação foi bem sucedida – se o for, a imagem será excluída da lixeira.

Disk Digger (avaliação na Google Play: 4,1/5)

Foto: Divulgação / Google Play

— Em comparação ao Dumpster, tem, essencialmente, duas diferenças. Uma boa, outra ruim. A boa é que o Disk Digger não se limita à recuperação de arquivos deletados do smartphone após a instalação do app. Ele faz uma varredura no telefone, o que permite encontrar itens apagados antes de ele ser baixado.

— Por outro lado, essa varredura é feita somente em fotos - nada de vídeos, músicas ou documentos, por exemplo. Essa busca pelos arquivos deletados pode demorar alguns minutos, dependendo da quantidade de arquivos.

— Para fazer a recuperação, inicie o aplicativo e clique em ¿Iniciar varredura básica de fotos¿. Depois que a busca localizar as imagens, selecione as que você deseja ter novamente e clique em ¿Recuperar¿. Em seguida, basta decidir se quer salvá-las na nuvem, por meio de aplicativos como Google Drive e Dropbox, ou em alguma pasta do seu celular.

*Produção: Juliano Zarembski

Leia mais notícias


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • inchauspe

    inchauspe

    InchauspeRT @realcris_silva: Obrigada Diário Gaúcho!!! https://t.co/0sgqy9MYUv via @diario_gauchohá 16 minutosRetweet
  • TobiasAloisio

    TobiasAloisio

    Tobias Aloisio@realcris_silva @diario_gaucho show!!! parabénshá 38 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros