Notícias



Tutorial

Conheça 10 canais para aprender sobre tudo no YouTube

Por meio de vídeos, dá para entender de culinária, maquiagem, beleza, economia e muito mais

05/06/2017 - 11h59min

Atualizada em: 05/06/2017 - 19h15min


Canal Manual do Mundo surgiu em julho de 2006

Ninguém duvida que os livros são fonte de conhecimento para muitos assuntos. Hoje em dia, porém, impossível negar que eles não são o único caminho para o aprendizado. A internet está aí para isso, e os canais no YouTube podem ensinar de tudo.

Nos vídeos, dá para entender sobre maquiagem e beleza, culinária, ciência, filosofia, fotografia e, claro, curiosidades em geral. Nessa infinidade de opções, listamos, a seguir, dez exemplos que podem ajudar a aprender aquilo de que quer saber.

1. Manual do Mundo

O nome do canal parece genérico, mas sintetiza exatamente o objetivo que tem: explicar como surgem ou funcionam diversas coisas no mundo. E, de fato, o cardápio é supervariado.

Quer alguns exemplos? Em um dos vídeos, o apresentador Iberê Thenório conta como são feitas as bolinhas de gude. Em outro, explica quem tem a hora certa no mundo já que os relógios atrasam. Alguns parecem bobagem, mas são supercuriosos – é o caso do vídeo “ Por que cachorro cheira o bumbum do outro?”.

2. Me Poupe

A ideia é ser um canal de entretenimento financeiro. Nos vídeos ( publicados todas as segundas e quintas- feiras), são dadas dicas de como se virar quando sobra mês no fim do dinheiro. Investir com salário de estagiário, meios para não pagar tarifa bancária e dicas para morar sozinho são algumas das lições do Me Poupe.

3. Oficina de Casa

Canal superindicado para quem vai morar sozinho, o Oficina de Casa ensina como realizar diversas tarefas, aparentemente complexas, de forma simples e por conta própria. Entre os exemplos, escrivaninha ou mesa de estudo infantil, armário de banheiro e estante feita de pallets.

4. Casa do Saber

Especialistas discutem sobre questões filosóficas nos vídeos do Casa do Saber. Os temas abordados podem pegar de surpresa quem assiste – o mais popular do canal, por exemplo, se propõe a refletir sobre o que faz as pessoas felizes. Além disso, vários ajudam a construir opinião sobre assuntos atuais, como o intitulado “ Cultura do Assédio”.

5. O Curioso

Nos vídeos do canal, Bruno de Oliveira, autodefinido como O Curioso, fala sobre os mais diversos assuntos. Vai desde sete curiosidades sobre o beijo, passa pela moeda mais valiosa do Brasil e vai até dez coisas bizarras que se pode comprar na internet. Com as curiosidades do canal, ninguém fica sem assunto em uma roda de conversa.

Leia mais
Saiba como recuperar imagens apagadas do smartphone
Aprenda a dobrar toalhas do mesmo jeito que nos melhores hotéis
Descubra as funções das teclas "F" do seu teclado

Nos vídeos do canal Ana Maria Brugui, são dadas dicas de receitas

6. Ana Maria Brogui

Cozinhar pode ser supersimples, e é justamente isso que o canal pretende provar. Nos vídeos, Caio Novaes ensina diversas receitas e dá dicas para tornar mais fácil o preparo daquilo que você já conhece. Que tal um suco antirressaca ou um bolo de fubá ultracremoso? Tem tudo isso lá.

7. Ciência Todo Dia

A água é mesmo transparente? Quanto uma nuvem pesa? Qual o tamanho máximo que um canudinho pode ter? Você pode morrer de sono? Essas são algumas das dúvidas – diferentes, mas relacionadas ao dia a dia – respondidas nos vídeos do canal. A ideia é tornar o mundo mais interessante do que nunca a partir das explicações.

8. Zona da Fotografia

O canal traz várias dicas para quem quer aprender a tirar boas fotos – ensina a lidar com luz e sombra nas imagens, por exemplo. Além disso, ajuda os usuários a escolher os melhores equipamentos, inclusive celulares, para que bons registros sejam feitos.

Tem uma câmera profissional e quer saber mais sobre ela? É possível que encontre orientações no Zona da Fotografia.

9. Claudinha Stoco

Além de saber falar sobre vários assuntos, todo mundo adora sair bonito de casa. Neste canal, Claudinha Stoco dá dicas sobre batons, pele, sobrancelhas e ajuda a montar looks para diferentes ocasiões. Além disso, testa vários produtos de marcas de beleza e dá sua opinião.

10. reVisão

É voltado a estudantes de Ensino Médio, mas serve para quem quer saber sobre história, ciências da natureza, literatura e artes. Dá pra aprender, por exemplo, sobre guerra na Síria, holocausto e, de quebra, uma breve história da economia do Brasil.

*Produção: Juliano Zarembski

Leia mais notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias