Notícias



Olho na vaga!

Conheça o roteiro para se dar bem nas provas de um concurso público

Somente na seleção da Defensoria Pública do Estado, são 107 vagas abertas. Órgão promete chamar aprovados imediatamente.

03/08/2017 - 07h02min

Atualizada em: 03/08/2017 - 10h58min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

Ainda nesta semana, os gaúchos têm a oportunidade de se inscreverem em nove concursos públicos. Com o desemprego no setor privado ainda assustando, é nessas vagas que muitos apostam as fichas para um futuro com menos turbulência.

Leia mais:
Feira de oportunidades oferece mais de 200 vagas de estágio e emprego
Giane Guerra: evento oferece 560 vagas de estágio e emprego em Porto Alegre

E o que mais oferece oportunidades é o da Defensoria Pública do Estado (DPE), com 107 vagas abertas, além de outras sete para cadastro reserva. Por isso mesmo, a expectativa inicial é de cerca de 20 mil inscritos. S

– São reposições de vagas, os aprovados serão chamados imediatamente – explica a defensora pública Rafaela Consalter, presidente da comissão do concurso da DPE.

Mas a possibilidade é de que mais candidatos sejam chamados com a saída de servidores antigos. O concurso terá validade de quatro anos (dois anos podendo ser renovados por mais dois). Foi o que aconteceu com o concurso para defensor público realizado em 2012. Naquela seleção, foram abertas 29 vagas, mas o total de chamados chegou a 80.

Memória certa

Além da DPE, a prefeitura de Alvorada seleciona profissionais na área da saúde e a Câmara de Itaqui tem cargos disponíveis para todos os níveis de formação. A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) tem 15 vagas de professor substituto em várias cidades. Cada concurso terá seus conteúdos e provas específicas, mas há capacidades que os candidatos precisarão desenvolver, como a memória para guardar tanta informação.

– A expectativa das pessoas é daquela memória de decorar listas, por exemplo. Só que esse tipo de memória não é necessária em 99% dos conteúdos. Não se cobra, por exemplo, a citação de um artigo. Mas é uma parte indispensável do estudo para se fixar o sentido do que se aprendeu a aplicar nas provas – explica o escritor, palestrante e professor Fernando Mesquita.

O especialista reforça outra orientação aos candidatos: ler não é estudar. Estudo é processar as informações: ler, entender o que foi lido, fechar o livro e escrever o que se entendeu com as próprias palavras.

OS 8 PASSOS PARA IR BEM NOS CONCURSOS

1. DEFINA A ÁREA
– Decida se você quer seguir uma carreira na área de formação ou quer procurar novas opções.
– Para a maioria, as alternativas são os cargos de formação geral, administrativos, de áreas de controle e outros que não exigem formação específica.
– Conheça, pelo menos, a essência de cada área para entender por que é interessante escolher uma área, não necessariamente um cargo específico.

2. ESCOLHA OS MATERIAIS
– É preciso ter as ferramentas certas: livros, aulas presenciais, apostilas em PDF, videoaulas e questões (objetivas e discursivas).
– Para descobrir o que mais se ajusta ao seu caso, será preciso experimentar cada um e ver do que se gosta mais.
– A avaliação final dos materiais é do aluno. O que vai determinar o sucesso é a afinidade com o material e a capacidade de se adaptar a ele.
– Um bom aluno consegue superar um material ruim, mas nenhum material será bom o suficiente para um candidato fraco que não procure melhorar.

3. ESTUDO ATIVO
– Estudo ativo não é somente ler o material de estudo com atenção. É preciso processar as informações que se estuda.
– A melhor estratégia para processar os conteúdos estudados é ler, entender o que foi dito, fechar o livro e escrever o que se entendeu com as próprias palavras.
– Quando se faz um resumo com o livro aberto ao lado, simplesmente copiando, não há processamento da informação, apenas cópia.

4. ACHE TEMPO PARA ESTUDAR
– Aproveite cada minuto escondido no dia. Há muitos deles (transporte, esperas em filas, intervalos de reuniões e mesmo as sobras do horário do almoço).
– Evite esperar para começar o estudo sempre na hora certa, como 11h, 12h, 13h. Cada minuto é importante.
– Áudio de aulas ajuda muito quem tem pouco tempo ou tem outras atividades (como cozinhar, arrumar a casa, cuidar de crianças).
– Experimente acordar mais cedo e dormir mais cedo. De madrugada, antes do dia começar, tudo é mais calmo. Com o tempo, fica mais fácil administrar o sono.

5. MEMÓRIA SE CONQUISTA
– Para a maioria dos concursos, não são necessárias técnicas de memorização literal de textos e números.
– Claro que a memória é importante, mas dificilmente uma questão vai pedir a citação de um artigo, por exemplo. O que a questão vai exigir é a compreensão do sentido do conteúdo.
– Para isso, será importante revisar aquele conteúdo que foi processado, compreendido. Do contrário, será esquecido.
– E para a memória funcionar, o material de revisão deve ser marcante, visualmente interessante e visto repetidamente. Veja duas armas para ajudar a memória.

Resumo:
– Use as suas palavras (estudo ativo).
– Use títulos, subtítulos e cores em seu resumo.
– Cores diferentes para assuntos diferentes ajuda a navegar visualmente e a recuperar o que você estuda.
– Escreva o mínimo possível e, conforme for resolvendo questões e encontrando dificuldades, complemente o resumo.

Mapa Mental:
– É diagrama feito para representar os conteúdos estudados relacionados com uma palavra-chave ou uma ideia central. Por ser visualmente interessante, torna a revisão menos cansativa.
– Comece sempre pelo centro: seu mapa deve ter uma imagem central, a partir da qual nascem os demais ramos.
– Use uma ou duas palavras por ramo, no máximo. Essa é uma das recomendações mais difíceis que o iniciante encontra para seguir.
– Cada palavra deve ser o maior possível, para não só causar interesse visual, mas também por ser mais fácil de ler e deixar a revisão mais rápida.
– O tamanho ideal de um mapa mental é uma folha A4 na horizontal em que você consiga identificar prontamente todas as palavras. Se começarem a ficar pequenas, passe para outra folha.

6. PERIODICIDADE
– A revisão deve ser diária dos seus conteúdos estudados na semana por meio dos mapas mentais.
– No caso de resumos, no mínimo uma revisão semanal, pode ser também a revisão geral de todos os mapas mentais já produzidos.
– Quanto se ver um conteúdo, mais condições de se lembrar dos conteúdos.

7. RESOLVA QUESTÕES
– A resolução de questões é fundamental desde o primeiro dia de estudos.
– Resolva sempre o máximo de questões possíveis.
– As questões certas mostram que uma parte do treinamento está indo bem, e as erradas alertam para que se pare e avalie o estudo.
– Use um site de questões de concursos, que dará centenas ou milhares de questões para praticar.
– Mantenha um registro de data, disciplina, tópico das questões, tempo despendido para resolver cada questão, percentual de acertos. Isso vai te dar uma noção onde estão os pontos fracos.

8. FIQUE PREPARADO
– Nada é certo quanto à previsão de concursos públicos.
– Razões políticas podem suspender ou adiar provas.
– Mas o futuro aprovado aproveita momentos de baixa ou desânimo para treinar e estar pronto para quando pintar o concurso.
– Enquanto os outros estiverem começando a correr atrás, esse candidato estará por cima, pronto para as provas.

Fonte: Fernando Mesquita, escritor e palestrante.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias