Como proteger os dados do celular em caso de roubo - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Tutorial02/10/2017 | 14h59Atualizada em 02/10/2017 | 14h59

Como proteger os dados do celular em caso de roubo

Apesar de não existir maneiras de prevenir roubos, há como não perder seus arquivos

Como proteger os dados do celular em caso de roubo Diário Gaúcho / Reprodução/Reprodução
Foto: Diário Gaúcho / Reprodução / Reprodução

Tão ruim como ter o celular levado em um assalto é perder todos os arquivos que estão no aparelho, como fotos e vídeos de situações especiais.  Apesar de não existir maneiras de impedir que isso aconteça, há formas de guardar seus arquivos – e também de impedir que seu celular seja usado pelos ladrões. Confira dicas para ajudar caso uma situação semelhante aconteça ou simplesmente se você perder seu celular. 

  Leia mais
Aprenda como salvar vídeos do Facebook no seu celular ou computador
Aprenda a transformar seu celular em um roteador Wi-Fi
Descubra as funções das teclas "F" do seu teclado  

Bloqueie a tela

Apesar de existir formas de descobrir sua senha, outra ideia é colocar códigos deslizantes ou PIN para conseguir abrir o celular. Caso você não curta a ideia de ter que digitar a senha toda vez que for usar ou não tem uma boa memória para números e desenhos, é possível configurar o seu aparelho para que ele permaneça desbloqueado em casa e bloqueado na rua. Além disso, após certo número de tentativas, o celular bloqueia por determinado tempo e, se você quiser, pode pedir para que seus arquivos sejam apagados. Enquanto podem estar tentando descobrir sua senha, você já pode tomar outra medida: descobrir onde está o seu queridinho do coração. 

Saiba o que fazer depois de ter o aparelho levado

Em primeiro lugar, é preciso fazer um boletim de ocorrência, para que as delegacias tenham dados sobre assaltos e furtos, que podem ajudar em possíveis buscas. O registro pode ser feito de forma online, ou seja, não é preciso nem sair de casa. Para evitar que suas contas sejam usadas, tanto de redes sociais quanto de bancos, é preciso lembrar de desconectá- las. O Facebook, por exemplo, tem essa função na aba de Segurança. Quanto aos bancos e outros apps, muitos deles permitem sair da sua conta de forma remota. Ou seja, outra pessoa até pode ter ficado com seu celular, mas ela não terá mais acesso às suas contas em aplicativos. 

  Leia outras reportagens da seção Tutorial  

Salve seus arquivos em plataformas de nuvem

Uma boa dica de segurança é sempre manter os seus arquivos na nuvem. A dica serve até mesmo para quando você perde o celular por algum acidente ou quando ele estraga e não tem conserto. Os usuários de Android têm o apoio do Google, que memoriza seus contatos, e- mails, agendas. Para as fotos, vídeos e músicas, use o Google Drive, que é instalado automaticamente no seu celular. Neste app, é possível subir seus arquivos manualmente assim como automatizar para que todos os registros sejam arquivados. Nos iPhones, é possível fazer o mesmo pelo iCloud. Além disso, existem aplicativos como o Dropbox e OneDrive para salvar seus registros. Com a cópia das suas mídias, e- mails e contatos, você pode ficar tranquilo: nada de perder os seus registros. 

Descubra onde seu celular está

Tanto celulares com sistema Android quanto iOS conseguem localizar o aparelho com passos fáceis. Para celulares Android, é possível localizar a partir da conta do Google, com uma simples consulta na internet. Procure o “ Encontre meu Dispositivo” no Google e, assim, encontrará o fim – infeliz – que seu queridinho teve em um mapa. Neste serviço, também é possível bloquear o aparelho e destruir os dados. Nos iOS, é só usar o “ Buscar Meu iPhone”, que tem a mesma função do Gerenciador do Google. Ou seja, você perde seu celular, mas não permite que ele seja usado e também não deixa que acessem seus dados. 

  Leia outras reportagens da seção Tutorial  

Produção: Eduarda Endler 


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros