Notícias



Porto Alegre

Após ficar de fora do Projeto Verão 2018, piscina reabre semana que vem

Prefeitura confirmou a reabertura da piscina comunitária no bairro Cavalhada, na Capital, para próxima quinta-feira, dia 25

19/01/2018 - 18h19min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Carlos Macedo / Agencia RBS
Prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim (PP) (de terno) promete abertura para quinta que vem

Frequentadoras assíduas do Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), no bairro Cavalhada, a diarista Rosane do Amaral, 45 anos, a dona de casa Zilma Silva, 54 anos, e a professora Priscila da Silva, 37 anos, fizeram questão de ver de perto o enchimento da piscina comunitária do Centro, até então vazia e sem uso. Foi o sinal, confirmado na tarde desta sexta-feira pelo prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim (PP), de que ela voltará a funcionar ainda nesta temporada. A abertura oficial da piscina ocorrerá na próxima quinta-feira. 

— Estamos felizes porque este espaço é o único gratuito para a comunidade na região. Ficar sem ele seria uma punhalada em todos os que o frequentam durante todo o ano — disse Priscila.

Carlos Macedo / Agencia RBS
Priscila (de preto) confere a piscina enchendo

Devido à redução na verba para manutenção — R$ 300 mil para os dois meses, utilizados para o pagamento de segurança noturna, medição do cloro e avaliação diária da água — , pela primeira vez em 45 anos, a prefeitura deixou a área fora do Projeto Verão 2018. Mas a mudança repentina nos planos foi possível depois do comprometimento da comunidade em fazer reparos na estrutura do Centro.

Leia mais:
Verão sem banho na piscina do Cecopam
Piscina fechada do Cecopam será visitada pelo vice-prefeito
Cecopam pode reabrir ainda em janeiro

Colaboração
Do bairro Teresópolis, o presidente da Associação Comunitária, Pedro Pandolfo, se comprometeu em agilizar a pintura do muro junto com outros moradores, lideranças e comerciantes da região. Ao lado dele, a conselheira do OP da região Centro-Sul, Rosa LaBandeira, do bairro Vila Nova, auxiliou na condução dos trabalhos. Funcionários do DMLU limparam do entorno do espaço. Com a união da comunidade, a prefeitura gastará R$ 30 mil no período de funcionamento para pagar pelo cloro, o técnico em química e a segurança noturna.

— Este espaço é único e fundamental neste período sem aulas. Vamos continuar ajudando a melhorá-lo porque ele é de todos — garantiu Pedro.

Partceria com a comunidade
O Diário Gaúcho acompanha a situação desde 8 de janeiro deste ano, quando moradores protestaram em frente aos portões fechados do Cecopam no primeiro domingo útil das piscinas comunitárias da cidade. A prefeitura optou por abrir apenas o Cecoflor, o Ceprima e o Cevi, na Zona Norte, e o Cecores, no Extremo Sul. A principal justificativa foi a baixa adesão de frequentadores em fevereiro de 2017. 

Um dia após a publicação da reportagem no DG, Gustavo Paim reuniu-se com representantes dos bairros Cavalhada, Nonoai e Teresópolis, que se comprometeram com a limpeza e organização do espaço. Na tarde seguinte, o prefeito em exercício foi conferir de perto a situação estrutural do Centro. 

Ontem, depois de uma semana de negociações internas, ele e a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, voltaram ao local para anunciarem a reabertura.  

— A gente viu a comunidade se articulando e isso ajudou a prefeitura, mesmo com dificuldades financeiras, a reduzir significativamente os gastos para a reabertura. Foi muito importante. A data de abertura na próxima quinta, mas talvez seja possível até antecipar em um dia esta previsão — explicou o prefeito em exercício. 

Para participar das atividades
A partir da próxima semana, o Cecopam voltará a oferecer aulas de hidroginástica, natação e banho livre.
– Para se inscrever é preciso levar documento de identificação e uma foto 3x4.
– Quem já faz parte do Centro basta apresentar a carteira já existente.
– Todo o participante deve frequentar a oficina de saúde.
– A partir da reabertura, na próxima quinta-feira, piscina do Cecopam ficará aberta de terça a domingo, das 9h até 18h.
– Informações pelo fone: 3241-0666.


Últimas Notícias