Após ficar de fora do Projeto Verão 2018, piscina reabre semana que vem - Notícias

Versão mobile

 

Porto Alegre19/01/2018 | 18h18Atualizada em 19/01/2018 | 18h18

Após ficar de fora do Projeto Verão 2018, piscina reabre semana que vem

Prefeitura confirmou a reabertura da piscina comunitária no bairro Cavalhada, na Capital, para próxima quinta-feira, dia 25

Após ficar de fora do Projeto Verão 2018, piscina reabre semana que vem Carlos Macedo/Agencia RBS
Prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim (PP) (de terno) promete abertura para quinta que vem Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Frequentadoras assíduas do Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), no bairro Cavalhada, a diarista Rosane do Amaral, 45 anos, a dona de casa Zilma Silva, 54 anos, e a professora Priscila da Silva, 37 anos, fizeram questão de ver de perto o enchimento da piscina comunitária do Centro, até então vazia e sem uso. Foi o sinal, confirmado na tarde desta sexta-feira pelo prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim (PP), de que ela voltará a funcionar ainda nesta temporada. A abertura oficial da piscina ocorrerá na próxima quinta-feira. 

— Estamos felizes porque este espaço é o único gratuito para a comunidade na região. Ficar sem ele seria uma punhalada em todos os que o frequentam durante todo o ano — disse Priscila.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 19-01-2018:  Piscina do Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), no bairro Cavalhada vai reabrir. Nona de casa Zilma Silva - blusa cinza , diarista Rosane do Amaral - de preto, professora Priscila da Silva com a filha Evellyn da Silva, cinco anos, conferem a piscina enchendo. (CARLOS MACEDO/AGÊNCIA RBS)
Priscila (de preto) confere a piscina enchendoFoto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Devido à redução na verba para manutenção — R$ 300 mil para os dois meses, utilizados para o pagamento de segurança noturna, medição do cloro e avaliação diária da água — , pela primeira vez em 45 anos, a prefeitura deixou a área fora do Projeto Verão 2018. Mas a mudança repentina nos planos foi possível depois do comprometimento da comunidade em fazer reparos na estrutura do Centro.

Leia mais:
Verão sem banho na piscina do Cecopam
Piscina fechada do Cecopam será visitada pelo vice-prefeito
Cecopam pode reabrir ainda em janeiro

Colaboração
Do bairro Teresópolis, o presidente da Associação Comunitária, Pedro Pandolfo, se comprometeu em agilizar a pintura do muro junto com outros moradores, lideranças e comerciantes da região. Ao lado dele, a conselheira do OP da região Centro-Sul, Rosa LaBandeira, do bairro Vila Nova, auxiliou na condução dos trabalhos. Funcionários do DMLU limparam do entorno do espaço. Com a união da comunidade, a prefeitura gastará R$ 30 mil no período de funcionamento para pagar pelo cloro, o técnico em química e a segurança noturna.

— Este espaço é único e fundamental neste período sem aulas. Vamos continuar ajudando a melhorá-lo porque ele é de todos — garantiu Pedro.

Partceria com a comunidade
O Diário Gaúcho acompanha a situação desde 8 de janeiro deste ano, quando moradores protestaram em frente aos portões fechados do Cecopam no primeiro domingo útil das piscinas comunitárias da cidade. A prefeitura optou por abrir apenas o Cecoflor, o Ceprima e o Cevi, na Zona Norte, e o Cecores, no Extremo Sul. A principal justificativa foi a baixa adesão de frequentadores em fevereiro de 2017. 

Um dia após a publicação da reportagem no DG, Gustavo Paim reuniu-se com representantes dos bairros Cavalhada, Nonoai e Teresópolis, que se comprometeram com a limpeza e organização do espaço. Na tarde seguinte, o prefeito em exercício foi conferir de perto a situação estrutural do Centro. 

Ontem, depois de uma semana de negociações internas, ele e a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, voltaram ao local para anunciarem a reabertura.  

— A gente viu a comunidade se articulando e isso ajudou a prefeitura, mesmo com dificuldades financeiras, a reduzir significativamente os gastos para a reabertura. Foi muito importante. A data de abertura na próxima quinta, mas talvez seja possível até antecipar em um dia esta previsão — explicou o prefeito em exercício. 

Para participar das atividades
A partir da próxima semana, o Cecopam voltará a oferecer aulas de hidroginástica, natação e banho livre.
– Para se inscrever é preciso levar documento de identificação e uma foto 3x4.
– Quem já faz parte do Centro basta apresentar a carteira já existente.
– Todo o participante deve frequentar a oficina de saúde.
– A partir da reabertura, na próxima quinta-feira, piscina do Cecopam ficará aberta de terça a domingo, das 9h até 18h.
– Informações pelo fone: 3241-0666.


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros