Seu problema é nosso
Falta de manutenção deixa rua de Alvorada parecendo trecho de pista de rali
Na mesma rua, ainda há uma pequena ponte que está desmoronando devido à falta de escoamento das águas da chuva
Os moradores da Rua Valparaíso já nem chamam mais de rua o estreito de terra que se estende pelo bairro São Pedro, em Alvorada. Isso porque a falta de manutenção na via faz com que o local pareça uma pista de rali, com pontos bem perigosos.
Leia mais
Moradora de Canoas aguarda por cirurgia há quase dez meses
Impasse entre clínicas e prefeitura restringe atendimentos de fisioterapia pelo SUS em Gravataí
Moradores de Sapucaia do Sul aguardam obras para evitar enchentes há quase três anos
Morador da região há quase dez anos, o encarregado de construções civis Elmiro Oliveira Fernandes, 45 anos, ressalta que a situação não é recente. Segundo ele, obras na região são anunciadas desde as últimas eleições, mas ficam "só na promessa". O assunto já figurou na coluna Pede-se Providências, do Diário Gaúcho, em agosto de 2017.
— É muita promessa e pouca ação, aí, fica assim, não tem nem como andar de carro aqui — afirma Elmiro, que aponta a instalação incorreta de bocas de lobo por parte da prefeitura como uma das causas para a depredação da Rua Valparaíso.
Elmiro explica que as bocas foram instaladas muito afastadas da via, quase junto aos muros das residências. Somado ao desnível da rua de chão batido, o resultado é que a água não corre pelos cantos e cai nas bocas de lobo, como deveria, mas vem com força levando toda a terra, "partindo a via ao meio".
Na mesma rua, ainda há uma pequena ponte que está desmoronando devido à falta de escoamento das águas da chuva. Elmiro relata que, recentemente, um motorista que não conhecia a região quase caiu de carro no local.
Consequências
A esposa de Elmiro foi outra vítima da buraqueira. Cozinheira, Claire Adriana Ribeiro Machado, 45 anos, precisou deixar o emprego em uma escola depois de cair em um dos buracos da Valparaíso e quebrar o tornozelo em três lugares.
Ela passou por cirurgias e precisou colocar nove parafusos e uma placa de platina na articulação. Está impedida de trabalhar e se recupera em casa.
— Estamos nos preparando para entrar na Justiça contra o município. Eles têm que reparar todo o dano que causaram para minha esposa — cobra Elmiro.
Prefeitura promete patrolamento na região
O secretário municipal de Obras e Viação, Valdemiro Martins, prometeu que será enviada uma patrola ao bairro São Pedro até o fim desta semana.
Além do nivelamento da via por meio do patrolamento, o titular da secretaria também garantiu que uma equipe irá avaliar os problemas na ponte danificada.
— Somente depois dessa avaliação, poderemos saber o que precisa ser feito, quais materiais precisam ser comprados. E então, teremos como dar uma previsão de quando serão realizadas obras no local — explica Valdemiro.
*Produção: Alberi Neto