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Falta de iluminação em estação do Trensurb causa insegurança entre usuários em Canoas

Há cerca de dois meses, não há qualquer tipo de iluminação na Estação São Luís, o que gera risco para os usuários do transporte público.

21/02/2018 - 11h23min

Atualizada em: 21/02/2018 - 11h37min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG

Pavor em meio à escuridão. Este é o sentimento dos moradores dos arredores da Estação São Luís da Trensurb, em Canoas. Há cerca de dois meses, não há qualquer tipo de iluminação no lugar, o que gera risco para os usuários do transporte público. 

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— É horrível. A gente vive com medo constantemente em um mundo de insegurança — conta Rosemary Pereira Machado, 50 anos, que vai todos os dias trabalhar na Capital, em dois empregos, como operadora de telemarketing e auxiliar administrativa. 

Problema duplo 

No retorno da sua jornada de trabalho, Rosemary chega à estação em torno das 22h20min. Neste mesmo horário, o ônibus, da linha T198 Integração São José/Parque Universitário, da empresa Vicasa, tem sua saída. Este é o único coletivo que a leva em direção a sua casa. Com a partida dele, os usuários precisam esperar pelo próximo. 

— Às vezes, o trem chega e o ônibus arranca. Em alguns momentos, o motorista fica olhando, vendo os passageiros descerem, mas tem dias que não dá tempo — relata. 

A espera, então, é longa: o próximo horário do transporte é somente às 23h10min. Por isso, Rosemary buscou uma alternativa para não aguardar no escuro. A operadora de telemarketing paga para que seu vizinho a busque na estação todos os dias, com um custo de R$ 6 por corrida. Sem essa opção, os riscos aparecem: 

— Já quase fui assaltada. Uma pessoa ficou me seguindo, mas consegui ir para casa. 

Quando depende do ônibus, não existem muitas soluções: 

— São muitas pessoas que ficam aguardando pelo próximo coletivo. Nós, mulheres, ficamos juntas, esperando por quase uma hora. 

Trem: sem contrato de manutenção 

A Trensurb afirma que o processo licitatório para manutenção das lâmpadas está em trâmite (Edital de Pregão Eletrônico número 294/ 2017, publicado em 16/2). 

A empresa explica que, depois de finalizado o processo de contratação, a previsão de assinatura do contrato é até o final do mês de março. Posteriormente, as lâmpadas serão trocadas. Entretanto, a Trensurb não informou uma data precisa para isso. 

A Metroplan esclarece que a orientação dada aos motoristas é para que cumpram a tabela de horários. Apesar disso, quando está chegando algum trem, "o motorista pode aguardar alguns minutos". A entidade ainda salienta que o número de viagens de trem é superior ao de viagens de ônibus. 

De acordo com a Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Canoas, serão feitos reparos no entorno da Estação São Luís da Trensurb nesta semana, como manutenção na rede e troca das lâmpadas queimadas. 

Denúncias 

Para sanar problemas públicos de Canoas, assim como em outras cidades, moradores devem entrar em contato com a administração do seu município e registrar o protesto. Assim, ao ser notificada do problema, a prefeitura poderá tomar providências. 

A prefeitura de Canoas reforça o pedido à população: os registros devem ser feitos na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Rua Ipiranga, 120, Centro, ou pelo telefone 0800-510-1234. 

Com o número do protocolo, o cidadão pode cobrar o andamento do serviço. Todos os pedidos são atendidos conforme a demanda das secretarias, diz a prefeitura. 

*Produção: Eduarda Endler 

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