Notícias



Seu problema é nosso 

Após 14 anos com CNH sem restrições, motorista de Montenegro é impedida de dirigir veículos comuns

Júlia - que tem uma pequena má-formação nas mãos - renovou o documento quatro vezes sem nenhum problema. Somente em fevereiro deste ano o Detran decidiu pela alteração na Habilitação

19/06/2018 - 09h22min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Dona de uma Yamaha Fazer 250cc e de um Fusca ano 1977, Júlia soube que teria que adquirir novos veículos

Depois de 14 anos dirigindo sem qualquer impedimento, a analista de departamento pessoal Júlia Mara Hamann, 40 anos, de Montenegro, teve uma enorme surpresa ao tentar renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em fevereiro deste ano. 

Leia mais
Pastoral precisa de doações para realizar segundo baile de debutantes comunitário, em Sapucaia do Sul
Conserto de rede pluvial em bairro de Alvorada já se estende por quatro meses
Morador da Restinga leva susto ao receber conta de luz com aumento de 236%

Dona de uma Yamaha Fazer 250cc e de um Fusca ano 1977, Júlia — que tem uma pequena má-formação nas mãos — soube que teria que adquirir novos veículos: 

— Eu não tive qualquer piora ou mudança na minha condição. Nasci assim e vivo uma vida muito normal. 

A CNH antiga venceu em março, mas, como tinha uma viagem planejada, ela preferiu ir ao Detran-RS ainda em fevereiro, antecipando o processo. Como sempre, Júlia levou os laudos médicos que comprovam que sua deficiência não a impede de dirigir. Em sua quinta renovação da carteira de motorista, algo inédito aconteceu: 

— No Detran, me mandaram para a junta médica, algo que nunca tinha acontecido. Pior ainda: quando cheguei lá, fui informada de que teria de adaptar os meus veículos, sem nem olharem os laudos ou me examinarem. 

Alteração 

Em março, o Detran informou Júlia de que sua CNH passaria a ser Especial, condicionando-a ao uso de motos de câmbio automático e carros com direção hidráulica. Sem condições de comprar novos veículos, a analista decidiu não retirar o novo documento e buscar auxílio legal. 

— Parece contraditório, já que renovei minha carteira quatro vezes sem mudanças. O Detran está revertendo uma decisão que tomou nos últimos 14 anos, sem prova prática ou justificativa — desabafa. 

Júlia decidiu abrir um processo judicial para entender o porquê da mudança, já que o laudo do órgão estadual não especifica o que ocasionou as alterações: 

— Pedi para demonstrar minha capacidade em um teste prático, mas não me permitiram fazer. 

Hobby 

A analista usava a moto para ir e voltar do trabalho. O trecho, cerca de oito quilômetros, hoje, é feito a pé. O Fusca, comprado em junho de 2017, era usado para idas ao mercado. O motociclismo se tornou, ainda, um hobby. Agora, sem poder usar o veículo, Júlia sente que sua vida social também foi prejudicada: 

— Já fui três vezes de moto para Santa Catarina. O motociclismo é minha válvula de escape. Os encontros com os clubes de motos eram parte importante da minha rotina. 

Desde cedo, ela precisou aprender a conviver com sua condição. Explica que, agora, vem aí uma nova batalha: 

— Depois de anos muito bem-resolvida, deparei com esse sentimento de incapacidade. 

Motivo da mudança não foi esclarecido 

O Detran-RS explicou que, na renovação da CNH, o envio à junta médica é obrigatório quando o médico responsável pela avaliação inicial do candidato identifica deficiência física que comprometa partes do corpo usadas para dirigir. O órgão afirmou que a equipe define o resultado do exame com base na avaliação clínica, conforme a legislação de trânsito. 

Sobre a situação de Júlia, o departamento declarou que, no último exame de aptidão física e mental feito pela Junta Médica Especial, ela não supriu todos os requisitos para a direção de veículos comuns, conforme a Resolução Contran 425/ 2012. 

Quando questionado sobre em quais testes ela não atingiu o critério para a CNH comum, o órgão alegou que não pode divulgar essas informações. Também não foi esclarecido o porquê dessas alterações só estarem sendo cobradas agora, 14 anos após Júlia ter obtido sua primeira CNH. 

*Produção: Leticia Gomes 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias