Seu problema é nosso
Morador da Restinga leva susto ao receber conta de luz com aumento de 236%
O pagamento médio, que ficava na casa dos R$ 85, chegou aos R$ 277 na fatura do último mês
Quando recebeu a conta de luz referente ao mês de maio, o vendedor Paulo Ricardo Barbosa Santos, 54 anos, levou um susto. Morador do bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre, ele viu o valor da fatura aumentar em mais de três vezes. O pagamento médio, que ficava na casa dos R$ 85, chegou aos R$ 277 na fatura do último mês — um aumento de 236,3%.
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Para Paulo, o aumento tem uma explicação. Em abril, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), fez a troca dos medidores de energia das residências do bairro. Para ele, os novos medidores são responsáveis pela alta no preço da energia.
— Não tem como uma conta subir mais de 200% e ser só consumo. Tem alguma coisa errada aí — reclama o vendedor.
Na residência, moram Paulo e o filho Nathan, sete anos. Com apenas duas pessoas na casa, o consumo de energia é baixo, o que causou mais espanto ainda quando ele deparou com a fatura do mês de maio.
Pela média
O vendedor notou que a conta vinha sendo medida pela média de consumo nos últimos meses — opção usada pela CEEE em alguns casos. Porém, agora que o medidor foi trocado, o consumo exato pôde ser calculado pela companhia.
Com isso, Paulo acredita que foi acrescentado o valor de outros meses em que o valor da conta foi obtido através da média.
— É complicado. Você baseia as contas da sua casa de acordo com o que está acostumado. Aí, de repente, tem esse salto na luz, não tem como se planejar — explica o morador da Restinga.
Culpa não é do novo medidor, garante CEEE
Segundo a CEEE, os novos medidores têm uma tecnologia que "realiza medição inteligente de energia". Esses novos equipamentos enviam dados em tempo real sobre o consumo e eventuais falhas na rede para. A empresa garante que o preço da conta de luz não vai aumentar nos bairros em que o sistema foi instalado.
A CEEE confirmou a diferença nas aferições. Se a conta é monitorada pela média de uso, quando o consumo for lido diretamente no relógio, será feita uma correção dos meses em que o preço foi calculado pela média. Entretanto, esse acréscimo deve estar especificado na fatura, o que não ocorreu no caso de Paulo.
A companhia não soube explicar a razão exata do aumento chegar aos 236,3% na fatura do cliente. A orientação da CEEE é para que ele entre em contato com a empresa e peça uma vistoria técnica.
Média ou leitura
Uma informação da qual poucos consumidores se dão conta é o modo como a leitura da energia é feita em sua residência. Na conta de luz dos clientes da CEEE, no espaço "Origem da leitura atual", que fica à direita do quadro que mostra o consumo em quilowatts nos meses anteriores, consta o método de medição: pela média de consumo ou pela leitura direta no medidor.
Entenda a medição
— Quando a fatura é definida por média, os dados de consumo correspondem à média aritmética dos últimos 12 meses.
— Quando ela é lida, os dados de consumo correspondem à leitura atual, devidamente efetuada, subtraída das leituras anteriores.
Os principais casos em que o faturamento é realizado por média, são:
— Impedimento de acesso para fins de leitura.
— Retirada do medidor sem a sua imediata substituição.
— Deficiência no medidor ou em demais equipamentos de medição.
— Por motivo de situação de emergência ou de calamidade pública.
— Dúvidas podem ser esclarecidas pelos canais de atendimento da CEEE, no site da empresa, pelo telefone 0800- 721- 2333 e nas agências de atendimento da companhia.
*Produção: Alberi Neto