Notícias



PIquetchê do DG

Confira locais para aproveitar os festejos farroupilhas na Região Metropolitana

Na Grande Porto Alegre, 11 cidades oferecem atividades gratuitas para celebrar o tradicionalismo

15/09/2018 - 07h00min


Carolina Lewis
Carolina Lewis

Quem mora longe do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na Capital _ ou quer fugir do tumulto _ também pode curtir os festejos farroupilhas. Onze cidades da Grande Porto Alegre abrem seus acampamentos ao público com a participação de entidades tradicionalistas e diversas atividades culturais gratuitas. Separamos algumas atrações principais do final de semana para você aproveitar. 

 ALVORADA   O Acampamento Farroupilha conta com a participação de 51 piquetes. Na programação estão apresentações de invernadas, oficinas folclóricas, palestras e bailes.  

Assessoria de Imprensa / Divulgação
Em Alvorada, os piquetes ficam n a Praça Central João Goulart

Endereço: Praça Central João Goulart (parada 48).
Destaque do finde: neste sábado, das 10h às 17h, teste rápido HIV, sífilis e hepatite, aplicação de vacinas (sarampo e paralisia infantil), verificação de pressão, exames de picos de fluxo e avaliação de capacidade respiratória e brincadeiras para crianças; e às 21h, show com Balaço Campeiro, Bagual Diniz e Beira de Estrada. 

Leia também:
Os Fagundes no Acampamento Farroupilha e Pedro Ernesto em Guaíba: nove opções de graça no seu fíndi
Gugu Streit comanda Show Farroupilha no Galpão RBS neste sábado

CACHOEIRINHA
A cidade realiza a tradicional Ronda Crioula, que já está na 32ª edição. O evento tem a participação de mais 60 e oferece uma extensa programação cultural que inicia às 8h. Diariamente ocorrem apresentações de invernadas às 21h e baile às 23h. 

Endereço: CTG Rancho da Saudade (Av. Frederico Augusto Ritter, 2626, Distrito Industrial).
Destaque do finde: no sábado, invernada do CTG's Guapos da Amizade e baile com Campeiros e Apaixonados; no domingo, invernada do CTG Roda de Carreta e baile com Oh de Casa, e Missa Crioula às 16h. 

CANOAS
O evento tem a participação de 78 associações, entre CTG's e Piquetes, que realizam oficinas culturais como de chula, de brincadeiras folclóricas, de chimarrão, e de dança. A programação também inclui concursos artísticos, torneios de truco, gineteadas, competições de laço e de bocha e gincana cultural. 

Vinicius Thormann / Divulgação
Competição de laço é uma das atrações do acampamento de Canoas

Endereço: Parque Eduardo Gomes - Parcão (Av. Guilherme Schell, 4400 - Centro).
Destaque do finde: no sábado, às 19h, mostra de comida campeira, às 21h, show com Elton Saldanha e às 22h, apresentação de Shana Muller. No domingo, baile com Eco do Minuano às 23h. 

ESTEIO
O evento é o segundo maior com a participação de 102 piquetes. São três pavilhões: Anita Garibaldi (internacional), Bento Gonçalves (artesanato) e 20 de Setembro _ onde fica o palco principal, a praça de alimentação e estandes de agricultura familiar e produtos coloniais. 

Adriano Rosa da Rocha / Divulgação
A churrascada já está acontecendo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Endereço: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (Portão 7, Avenida Celina Kroeff).
Destaque do finde: no sábado e no domingo, torneio de futebol de bombacha masculino e feminino às 9h. Tradicional Missa Crioula, sábado às 18h. 

Leia também:
Delícias para saborear no Acampamento Farroupilha

GUAÍBA
Berço da Revolução Farroupilha, a cidade promove uma programação repleta de apresentações culturais de músicos tradicionalistas e CTG's, que ocorrem todos os dias às 20h, 21h15min e 22h30min. O evento também conta com feira de artesanato, lojas de indumentárias e pilchas e praça de alimentação com comidas típicas. 

Endereço: Parque Coelhão (R. Vinte de Setembro, 1238 - Parque 35).
Destaque do finde: show de Jairo Lambari, neste sábado, às 21h15min e baile com Grupo Alma Gauderia às 21h30min, no domingo. 

SAPUCAIA DO SUL
O acampamento da cidade é o maior da Região Metropolitana em número de piquetes: são 104. A programação conta com shows de músicos e grupos tradicionalistas e bailes, realizados todos os dias às 21h (no dia 20 serão às 16h, 18h e 20h). O evento também tem Praça de Alimentação e venda de artesanato. 

PMSS / Assessoria de Imprensa
Neste ano, Sapucaia do Sul é o maior acampamento da Região Metropolitana

Endereço: Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun (Rua Monteiro Lobato, 244).
Destaque do finde: no sábado, às 13h, Palco te Espera Pequeno Cantor (competição com músicos de idade entre 8 e 15 anos). No domingo, às 8h, "Mi Maior de Gavetão" (competição de trovas).

VIAMÃO
O evento conta com a participação de cerca de 20 piquetes que realizam diariamente apresentações de projetos culturais às 10h e 15h e atividades recreativas às 20h. Na segunda-feira, será a Noite da Poesia; na terça-feira, a Noite do Cine Pipoca e na quarta é a vez da Tertúlia Livre. 

Prefeitura de Viamão / Divulgação
O município de Viamão também comemora os festejos farroupilhas

Endereço: Parque de Eventos do Sindicato Rural (ERS-040, parada 69).
Destaque do finde: neste sábado, haverá brinquedos infláveis para a criançada, entre 10h e 17h. Às 18h será realizado o Encontro de Invernadas do Município.

 SÃO LEOPOLDO  
A cidade tem dois acampamentos farroupilhas, um no Bairro Vicentina, e outro no Feitoria, que ficam abertos durante todo o ano. Durante a semana farroupilha, a agenda de atividade recreativas e culturais é intensificada, com apresentações musicais diárias. Na Feitoria, os festejos seguem até o dia 23.  

Thales Ferreira / Assessoria de Imprensa
Chama Crioula chegou na quinta-feira (13) ao acampamento do Bairro Feitoria, em São Leopoldo

Endereço: Vicentina - Parque de Recreação do Trabalhador (Rua Vicentina Maria Fidélis 350).
Destaque do finde: no sábado, bailanta com o Grupo Mistura do Sul às 15h e com o grupo Canhonaço às 22h e torneio de truco às 23h. No domingo, concurso de culinária às 12h30 e bailanta com Cancioneiros do Vale às 15h. 

Endereço: Feitoria - Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (Rua Otto Daudtt, 831).
Destaque do finde: neste sábado, tertúlia dos grupos Guerreiros do Pompa, Expresso Gaudério e Artesões da Feitoria, às 19h30 e show com o Mistura do Sul às 21h. No domingo, Domingueira com Grupo Instinto Campeiro, às 15h e tertúlia de Tropeando Horizontes, Mateadores e Piquete Sinos, às 19h30.

SAPIRANGA
Neste ano, o município realiza o maior acampamento farroupilha da história com a participação de 85 piquetes. A programação conta com bailes, apresentação de CTG's e de artistas da música gaúcha. 

Prefeitura de Sapiranga / Divulgação
Sapiranga realiza a maior edição do evento na história do município

Endereço: Parque Municipal do Imigrante  (Av. Mauá, 5864).
Destaque do finde: no sábado, apresentação dos CTG's Pedro Serrano, às 19h30min, e Desgarrados da Querência, às 21h30min. No domingo, Missa Crioula, às 11h, e invernadas do CTG Sentinela do Pago (juvenil, às 17h, e adulto, às 18h30min). 

NOVO HAMBURGO
Neste sábado a cidade também passa a ser um dos palcos das comemorações farroupilhas. O acampamento terá a participação de sete piquetes instalados na área externa. A entrada no evento é gratuita, mas o estacionamento custa R$ 10.

Endereço: pavilhão 4N da Fenac (Avenida Nações Unidas, 3825).
Destaque do finde: neste sábado, às 17h, invernadas artísticas de CTG's do município, e às 20h, baile com os grupos Eco Pampa e Instinto Gaudério. No domingo, apresentação de invernada às 16h e show com Mano Lima e Grupo M´Bororé às 19h. 

Últimas Notícias