Restinga terá nova rede de água a partir de novembro - Notícias

Versão mobile

 

Porto Alegre30/10/2018 | 08h30Atualizada em 30/10/2018 | 08h30

Restinga terá nova rede de água a partir de novembro

Para não ficarem sem abastecimento, cerca de 200 moradores precisam realizar cadastramento

Restinga terá nova rede de água a partir de novembro Félix Zucco/Agencia RBS
Medida deve beneficiar 30 mil pessoas do bairro Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

As obras que tiveram início em 2016 para melhorar o abastecimento de água no bairro Restinga, zona sul da Capital, estão em fase de conclusão. Em breve, o bairro estará 100% com as novas redes de água. Entretanto, os moradores precisam se conectar às novas redes, para não correrem o risco de ficar sem abastecimento. Para ligar-se à nova canalização, o morador precisa assinar um requerimento para um novo cadastro do ramal.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

A medida deve beneficiar 30 mil pessoas. No momento, cerca de 200 residências ainda não fizeram o cadastro. Uma equipe do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) tem percorrido as ruas do bairro para conversar com os moradores e explicar o que precisa ser feito.

Débitos

O morador não terá que desembolsar nada para que a nova ligação seja feita. Apenas se estiver com débitos na conta de água.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 26-10-2018: Operação do DMAE para troca da rede de abastecimento de água no bairro Restinga. Tubulações novas estão sendo colocadas, e as antigas serão desligadas (FOTO FÉLIX ZUCCO/AGÊNCIA RBS, Editoria de Geral).
Dona Araci agora está mais descansadaFoto: Félix Zucco / Agencia RBS

O diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, explica que quem os que possuem dívidas poderão negociar com o Departamento.

– Deixaremos esse débito em negociação e criaremos um novo cadastro – afirma Darcy.

Leia também
Alunos de escola da Restinga têm aulas de português e matemática pela primeira vez neste ano
Voluntários unem-se para manter o trabalho de Roni Ferrari na Casa da Sopa

A nova canalização substitui uma rede que foi construída na década de 1980.

– Houve um esgotamento da vida útil da rede antiga. Havia muito rompimentos, fugas de água. Então, decidiu-se trocar tudo – explica o diretor.

Segundo Darcy, com a nova rede haverá uma diminuição de casos que precisem de reparos por parte do Dmae.

– Cada vez que acontece um problema e precisamos consertar, temos que desabastecer algum cano e parar o abastecimento. Agora, haverá menos eventos assim, mais regularidade e menos transtorno para os moradores – aponta.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 26-10-2018: Operação do DMAE para troca da rede de abastecimento de água no bairro Restinga. Tubulações novas estão sendo colocadas, e as antigas serão desligadas (FOTO FÉLIX ZUCCO/AGÊNCIA RBS, Editoria de Geral).
Nova rede também vai facilitar a regularizaçãoFoto: Félix Zucco / Agencia RBS

Araci Alice Martins dos Santos, 76 anos, possuía débitos com o Dmae. Agora, a aposentada garante que irá negociar a dívida e realizar o cadastro do novo ramal.

– Ficamos mais descansadas, não vamos correr o risco de ficar sem água – diz a aposentada.

Regularização é possível

Pelo bairro, ainda é possível encontrar moradores que não têm conhecimento do motivo das obras e tampouco que podem ficar sem água.

– Só vi eles arrumando. Mas não tenho relógio nem sabia que poderia ficar sem água _ conta a moradora Lidiane Garcia, 30 anos.

O diretor do Dmae diz que, com a nova rede, será possível também regularizar moradores e ter o conhecimento exato da quantidade de água que é utilizada no bairro.

– No momento, há uma quantidade significativa de moradores utilizando água sem serem clientes cadastrados. Isso diminui a pressão da água, prejudicando eles e os outros _ ressalta Darcy. 

Calendário

/// A previsão é de que no dia 5 de novembro ocorra o primeiro desligamento da rede antiga na Área 1. A Área 2 será desativada a partir do dia 19. E na última semana de novembro, a Área 3. 

/// Se houver pendências de pagamento, é preciso ir até um Posto de Atendimento do Dmae para regularização. O mais próximo da Restinga fica na Rua José Montaury, 159, no centro da Capital.

/// Para mais informações, é possível contatar o telefone 156, opção 2.


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros