Um mutirão solidário com ares gaudérios vai tomar conta do Rio Grande do Sul, no dia 15 de dezembro. Como parte da campanha Natal do Bem, promovida pela RBS TV e pelo Banco de Alimentos, ocorrem na data as Cavalgadas do Bem. A ideia é que gaúchos e gaúchas promovam cavalgadas pelas cidades do Estado para arrecadar alimentos em suas malas de garupa.
Leia outras notícias do Diário Gaúcho
– O objetivo é ter representantes no máximo de cidades que conseguirmos. Vamos buscar os alimentos nas casas das pessoas, envolver as comunidades. Temos o apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) – diz o coordenador das cavalgadas, Airto Timm.
Gincana
Os mantimentos recebidos na data serão encaminhados para o Banco de Alimentos, que fará a distribuição. Nas cidades onde a instituição não atua, os próprios CTGs poderão encaminhar as doações para quem precisa.
– A campanha Natal do Bem já arrecadou toneladas de alimentos e vai arrecadar ainda mais. Com as cavalgadas, queremos somar. Sem falar nos CTGs que estão ampliando as ações – diz Airto.
Em Alegrete, por exemplo, uma gincana foi organizada. Além de alimentos, os participantes estão sendo incentivados a doar sangue. Já em Santa Cruz do Sul, um grupo organizou uma festa para ampliar a arrecadação. Em Porto Alegre, um dos CTGs envolvidos é o Pousada da Figueira, do bairro Lomba do Pinheiro.
Leia também
Com 55 anos de carreira, artista promove encontro de mulheres gaiteiras
Conheça o lutador de MMA 100% gaudério
Conheça Pousada da Figueira, o CTG acessível e sustentável de Porto Alegre
Mala de garupa e carroça
Em Encruzilhada do Sul, a iniciativa está sendo capitaneada pelos grupos de cavalgada De Trança e Espora (formado apenas por mulheres) e Sentinela da Querência, além do CTG Sinuelo da Liberdade e do Grupo de Arte Nativa Chimango.
– Já estamos em contato com o Banco de Alimentos da nossa cidade. A previsão é de que a arrecadação pelas ruas ocorra a partir das 8h. Enquanto isso, no centro da cidade, vamos ter um ponto de concentração, com shows dos nosso padrinhos, Jader Duarte e Tiago Oliveira – diz a patroa do De Trança e Espora, a advogada e professora universitária Maitê Damé Teixeira Lemos, 36 anos.
A expectativa de ajudar a quem precisa é tão grande que as cavaleiras estão se precavendo caso o peso das arrecadações seja excessivo para os cavalos.
– Esperamos encher as nossas malas de garupa. Por isso, teremos uma carroça para auxiliar – conta Maitê.
A solidariedade, aliás, faz parte da rotina das gurias do De Trança e Espora desde a fundação do grupo, em 2014.
– Já realizamos outras cavalgadas para arrecadar brinquedos e alimentos para o Natal, por exemplo, mas nunca junto com outros grupos. Por isso, nossa expectativa é de ajudar muita gente – finaliza ela.
Veia musical
As entidades que participarem das Cavalgadas do Bem podem convidar artistas da música gaúcha para apadrinharem a iniciativa e participarem, montados, das cavalgadas. A lista de confirmados está cheia de nomes conhecidos: Walther Moraes (Passo Fundo), Léo Pain (Santa Rosa), Thomas Machado (Caxias do Sul), Joca Martins (Guaíba), Cristiano Quevedo (Pelotas) e Elton Saldanha (Porto Alegre).

Inscreve o teu CTG
/// Entidades tradicionalistas e cavaleiros devem se inscrever pelo site cavalgadanataldobem.com.br
/// Cada CTG ou piquete pode ter como padrinho um músico local de sua localidade
/// Uma vez cadastrada, a entidade pode, também, ser um ponto de arrecadação
Quer ajudar?
/// Fique de olho nas cavalgadas que serão realizadas no dia 15 de dezembro.
/// Os CTGs participantes também terão pontos de coleta.