Notícias



Piquetchê do DG

Cavalgadas do Bem: iniciativa promove mutirão solidário para arrecadar alimentos

Voluntários vão buscar, de porta em porta e com seus cavalos, donativos para a campanha Natal do Bem

03/12/2018 - 18h41min


Divulgação / Divulgação
Em Encruzilhada do Sul, grupo De Trança e Esporta vai participar da iniciativa

Um mutirão solidário com ares gaudérios vai tomar conta do Rio Grande do Sul, no dia 15 de dezembro. Como parte da campanha Natal do Bem, promovida pela RBS TV e pelo Banco de Alimentos, ocorrem na data as Cavalgadas do Bem. A ideia é que gaúchos e gaúchas promovam cavalgadas pelas cidades do Estado para arrecadar alimentos em suas malas de garupa.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

– O objetivo é ter representantes no máximo de cidades que conseguirmos. Vamos buscar os alimentos nas casas das pessoas, envolver as comunidades. Temos o apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) – diz o coordenador das cavalgadas, Airto Timm.

Gincana

Os mantimentos recebidos na data serão encaminhados para o Banco de Alimentos, que fará a distribuição. Nas cidades onde a instituição não atua, os próprios CTGs poderão encaminhar as doações para quem precisa.

– A campanha Natal do Bem já arrecadou toneladas de alimentos e vai arrecadar ainda mais. Com as cavalgadas, queremos somar. Sem falar nos CTGs que estão ampliando as ações – diz Airto.

Em Alegrete, por exemplo, uma gincana foi organizada. Além de alimentos, os participantes estão sendo incentivados a doar sangue. Já em Santa Cruz do Sul, um grupo organizou uma festa para ampliar a arrecadação. Em Porto Alegre, um dos CTGs envolvidos é o Pousada da Figueira, do bairro Lomba do Pinheiro.

Leia também
Com 55 anos de carreira, artista promove encontro de mulheres gaiteiras
Conheça o lutador de MMA 100% gaudério
Conheça Pousada da Figueira, o CTG acessível e sustentável de Porto Alegre

Mala de garupa e carroça

Em Encruzilhada do Sul, a iniciativa está sendo capitaneada pelos grupos de cavalgada De Trança e Espora (formado apenas por mulheres) e Sentinela da Querência, além do CTG Sinuelo da Liberdade e do Grupo de Arte Nativa Chimango.

– Já estamos em contato com o Banco de Alimentos da nossa cidade. A previsão é de que a arrecadação pelas ruas ocorra a partir das 8h. Enquanto isso, no centro da cidade, vamos ter um ponto de concentração, com shows dos nosso padrinhos, Jader Duarte e Tiago Oliveira – diz a patroa do De Trança e Espora, a advogada e professora universitária Maitê Damé Teixeira Lemos, 36 anos.

A expectativa de ajudar a quem precisa é tão grande que as cavaleiras estão se precavendo caso o peso das arrecadações seja excessivo para os cavalos.

– Esperamos encher as nossas malas de garupa. Por isso, teremos uma carroça para auxiliar – conta Maitê.

A solidariedade, aliás, faz parte da rotina das gurias do De Trança e Espora desde a fundação do grupo, em 2014.

– Já realizamos outras cavalgadas para arrecadar brinquedos e alimentos para o Natal, por exemplo, mas nunca junto com outros grupos. Por isso, nossa expectativa é de ajudar muita gente – finaliza ela.

Veia musical

As entidades que participarem das Cavalgadas do Bem podem convidar artistas da música gaúcha para apadrinharem a iniciativa e participarem, montados, das cavalgadas. A lista de confirmados está cheia de nomes conhecidos: Walther Moraes (Passo Fundo), Léo Pain (Santa Rosa), Thomas Machado (Caxias do Sul), Joca Martins (Guaíba), Cristiano Quevedo (Pelotas) e Elton Saldanha (Porto Alegre).

Divulgação / Divulgação
Joca Martins será padrinho em Guaíba

Inscreve o teu CTG

/// Entidades tradicionalistas e cavaleiros devem se inscrever pelo site cavalgadanataldobem.com.br

/// Cada CTG ou piquete pode ter como padrinho um músico local de sua localidade

/// Uma vez cadastrada, a entidade pode, também, ser um ponto de arrecadação

Quer ajudar?

/// Fique de olho nas cavalgadas que serão realizadas no dia 15 de dezembro.

/// Os CTGs participantes também terão pontos de coleta.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias