Notícias



Seu Problema é Nosso

Estudante de Pelotas precisa de ajuda para ir à ONU

Renata Padilha, 23 anos, foi selecionada entre 50 pessoas, no Brasil, para participar da Assembleia da Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York

17/12/2018 - 09h30min

Atualizada em: 17/12/2018 - 09h40min


LeitorDG / Arquivo Pessoal
Bandeira do Brasil traz assinaturas de quem já ajudou

A estudante de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Renata Padilha, 23 anos, foi selecionada entre 50 pessoas, no Brasil, para participar da Assembleia da Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento ocorrerá em Nova York, nos Estados Unidos, entre os dias 14 e 18 de fevereiro. Porém, para estar lá, a jovem precisará da solidariedade: ela não tem os valores para custear a viagem. 

Leia mais       
Pais questionam cobrança de mensalidade em creche comunitária na Restinga, em Porto Alegre
No Estado, 740 bebês estão sem receber fórmula de leite especial
Em Alvorada, obra parada incomoda na Praça Central

O evento vai reunir cerca de mil jovens, de 110 países, com o objetivo de expor e discutir os grandes problemas do mundo, além de contribuir para a formação de novos líderes humanitários. 

Para ser escolhida, Renata teve que comprovar dedicação em ações sociais, voluntárias, que afetassem positivamente a vida da comunidade. 

Dedicação 

Para tentar alcançar o valor que precisa — cerca de R$ 10 mil —, Renata criou uma vaquinha online. Até sexta–feira, porém, havia arrecadado R$ 430. O dinheiro servirá para pagar estadia, certificados, refeições, alojamento, transporte, vistos, passagens aéreas e seguro–saúde. 

— Busco a chance de participar de algo assim desde o Ensino Médio, quando tentei fazer parte do programa Jovens Embaixadores, do governo federal. Uma vez, cheguei na final, outra, nas quartas–de–finais — conta a estudante. 

Renata se envolve em ações sociais, grupos humanitários e de voluntariado. Atualmente, ela também auxilia um projeto de empreendedorismo social da prefeitura de Pelotas, em comunidades carentes da região, dando aulas de inglês e levando conhecimento para a gurizada entrar no mercado de trabalho. 

Além disso, Renata desenvolve uma projeto acadêmico de pesquisa sobre a representatividade da mulher jovem nos âmbitos políticos no país. Mas seu foco, conta, é o ambientalismo: 

— Eu quero trabalhar com acordos internacionais ambientais na ONU. Amo ser útil, amo ser voluntária, amo me doar e fico muito feliz porque a causa ambiental se encaixa muito com o que eu quero pro meu futuro. 

Questões sociais em discussão

O evento da ONU, que ocorre duas vezes por ano, tem um processo de seleção extenso, que envolve milhares de jovens em todo o planeta. 

Durante os dias da Assembleia, os jovens levantarão os problemas sociais e econômicos de cada nação. Além disso, o evento promove palestras e discussões para expor questões mundiais de desenvolvimento e avaliar ideias e soluções que integrem os jovens participantes internacionalmente. 

Um dos motes do evento, também, é levantar diálogos internacionais sobre temas como fome, violência e aquecimento global, entre outros.

Como contribuir

/// Doe na vaquinha online

/// Por depósito no Banco Santander, em nome de Renata Silva Padilha, agência 1145, conta corrente 01038218- 4, CPF 848.896.400- 53. 

Produção: Ásafe Bueno

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias