Notícias



Nova opção de lazer

Lagoa do Cocão, em Alvorada, passa por revitalização

Espaço será cercado e contará com deque, pracinha e pista de caminhadas

07/12/2018 - 08h30min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Lagoa terá deque

Os homens e máquinas trabalhando a todo vapor têm chamado a atenção de quem passa pela Lagoa do Cocão, na Avenida Frederico Dihl, em Alvorada. Localizada no bairro Intersul, a área está passando por uma revitalização que promete entregar à população um novo ponto de lazer. Atualmente, 75% da obra está pronta. A prefeitura não tem uma data fechada para a inauguração, mas a intenção é de que ocorra ainda neste verão.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Parte da reforma incluiu o cercamento do parque. Assim, quem passa pelo lado de fora está ansioso para poder frequentar o local. A autônoma Lucela Tatiane Rocha, 38 anos, não vê a hora de poder levar os filhos Davi, 10 anos, e Mateus, três anos, até a lagoa:

– Está ficando muito lindo, não vejo a hora de inaugurar.

Além do lago, principal ponto de contemplação do espaço – e onde será instalado um deque 420m² –, a área terá banheiros, pracinha, pista de caminhada, bancos, campo de futebol sete, quadra poliesportiva e mesas para jogos de damas e xadrez. Um café também funcionará na área interna. Não será cobrada entrada no parque, porém os portões devem ser fechados durante a noite, por questões de segurança. 

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Previsão é que obra seja inaugurada ainda neste verão

Trabalhando de frente para a lagoa há oito anos, o padeiro Gilmar Giongo, 60 anos, acredita que a revitalização também vai trazer mais segurança para a região. 

– Infelizmente, como era um local meio abandonado, sem cercamento, virou ponto de descarte de lixo, consumo de drogas e até de crimes. Essa reforma só vem pra ajudar – elogia Gilmar. 

A prefeitura está procurando empresas para adotar o parque. Quem aceitar essa função, ficará responsável pela limpeza e abertura e fechamento dos portões. O dinheiro que será arrecadado com o aluguel do espaço onde ficará o café servirá para custear a manutenção da área. 

Leia também
Ministério Público exige contrapartida para que shopping de Alvorada seja concluído
Patinadora de Alvorada que acumula títulos vai dar aulas para crianças carentes
Depois de matéria no Diário Gaúcho, estudante da UFRGS consegue comprar triciclo para frequentar aulas

Valorização

Moradores da Rua Álvaro Furtado, uma das que permeia a lagoa, também estão felizes com a valorização que o bairro terá assim que o espaço for aberto ao público. O distribuidor Rogério Barcelos, 56 anos, chama atenção ainda para a reforma do entorno. 

– Fizeram também a calçada ao redor da lagoa, do lado de fora da cerca, está ficando muito bonito, valorizando a região. Espero que com o aumento que vai ter no movimento, a prefeitura invista também na pavimentação aqui da rua – aponta Rogério.

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Lucela com os filhos

A artesã Mônica Pereira, 39 anos, também está realizada com a nova vista que terá na porta de casa: 

– Antes era bem complicado aqui, muito sujo e com muito mato. Agora melhorou bastante, até conseguimos ver a lagoa. Está sendo muito bom para nós essa revitalização. 

Custo zero para o município

A prefeitura de Alvorada não precisou desembolsar nenhum centavo para fazer a obra. Como a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) instalou uma estação de tratamento de esgoto na cidade, era preciso, como contrapartida, financiar algum projeto ambiental. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Angela Amaral, assim que se soube desta possibilidade, a prefeitura apresentou um projeto à Corsan. Depois de ter o estudo aceito pela estatal, o município lançou edital e a empresa vencedora iniciou os trabalhos em maio deste ano. Segundo Angela, o valor da total da obra chega quase a R$ 2 milhões.

– O dinheiro vem da Corsan, então é uma obra que não afeta em nada o caixa da prefeitura.

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Nova paisagem inclui pista de caminhada e paisagismo

Espelho d'água

Conforme a secretaria, a limpeza da lagoa era um ponto importante do plano de governo. Conhecido como ponto turístico da cidade, o espaço estava tomado por mato e lixo há alguns anos. Por meio de mutirões organizados pela prefeitura em parcerias com empresários e moradores, foram retirados plantas invasoras e lixo, deixando a água visível novamente. A Lagoa do Cocão é uma nascente de topo de morro, um evento geológico raro, segundo Angela. 

– Essas nascentes são a exposição do lençol freático, costumam ocorrer no pé de encostas. Mas, aqui, mesmo em uma área mais elevada, o lençol freático se expôs, formando esse belo espelho d'água.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias