Notícias



Religião

Confira a programação de festejos a Iemanjá e Navegantes no Litoral Norte

Principais praias gaúchas devem ter eventos para celebrar a data entre sexta-feira e sábado

31/01/2019 - 21h33min

Atualizada em: 01/02/2019 - 08h48min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Praias como Cidreira devem ter procissão luminosa

Para celebrar o dia de Iemanjá, para as religiões de matriz africana, e Nossa Senhora dos Navegantes, para os católicos, as cidades do Litoral Norte terão programações especiais. Confira:

Cidreira 

Nesta sexta-feira (1º)

Procissão luminosa a partir das 20h30min, com saída da concha Acústica. O cantor Lumi, ex-The Voice Brasil, fará uma apresentação antes da saída da procissão. Ela segue pela Avenida Mostardeiro até a imagem de Iemanjá, em um trajeto de 2,5 quilômetros. No local, haverá as falas oficiais. Depois, o espaço Fauers, à beira-mar, com três tendas de 30mx10m, recepcionará o público com uma sessão de umbanda. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho


Tramandaí 

Nesta sexta-feira 

As festividades terão início a partir das 21h, com apresentação do Grupo de Dança Afro Ododuá e Show Musical. Haverá homenagem à Iemanjá, junto ao monumento, com oferendas ao mar, barcos, orações ao som de tambores e atabaques e show pirotécnico. Às 23h45min, terá apresentação da Banda da Brigada Militar Até domingo, ocorre na Avenida Beira-Mar (junto do monumento de Iemanjá) a Feira de Ritos Afro-Brasileiros e consultas por meio de jogo de cartas e búzios a pessoas interessadas. 

No sábado

  • 0h: chegada da Iemanjá com queima de fogos 
  • 0h30min: sessão de passes no palco principal. 
  • 19h30min: 111ª festa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes, nas mini plataformas de Pesca, junto à Avenida Beira-Rio. Haverá Missa Campal da padroeira. Mais informações, Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Telefone 3661-1509 


Capão da Canoa 

Nesta sexta-feira  

Procissão a partir das 22h30min, com saída prevista da Rua Julio Rosa, 42, segue pela Avenida Osmani Veras da Silveira, continua na Rua Ubirajara até a imagem de Iemanjá, na beira da praia. O trajeto tem 1,6 quilômetros. Na chegada, em frente à guarita 80, haverá show pirotécnico. No local, haverá distribuição de passes. Até as 7h de sábado, um barco estará disponível ao lado da imagem para a colocação de pedidos. Às 7h, um grupo de salva-vidas colocará o bar em alto-mar com os pedidos. A programação é organizada pelo Centro de Umbanda e Quimbanda Ogum Beira-Mar e Iemanjá. 

Leia também
Saiba como estão as condições das praias mais populares do Litoral Norte


Torres  

No sábado 

A partir das 18h, haverá procissão motorizada com saída da Igreja Santa Luzia passando pelo Rio Mampituba, seguindo pela beira-mar. A benção dos carros será realizada na Praça Nossa Senhora dos Navegantes, na Praia da Cal.  Às 19h30min, haverá missa na Igreja Santa Luzia e após procissão luminosa, concluindo em frente ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Os organizadores pedem que os participantes levem velas.  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias