Notícias



Teu Bolso

Vai viajar? Saiba como suspender contas de telefone, internet e TV por assinatura

Para aqueles que passam mais de mês fora de casa, é dado o direito de "congelar" alguns serviços. Confira como

08/01/2019 - 20h59min

Atualizada em: 09/01/2019 - 14h00min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail

Correção: conforme o Procon-RS, para interromper a conta de luz por um período, é necessário pedir o desligamento da energia e, depois, uma nova ligação, e não somente a suspensão temporária, como publicado entre 21h de terça-feira (9) e 13h50min de quarta-feira (10). O texto já foi corrigido. 

Quem passa mais de um mês fora de casa tem direito de "congelar" serviços de telecom, como internet, telefone e TV por assinatura. A suspensão temporária de pagamento (e dos serviços) é prevista pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) e vale para clientes que estejam com as contas em dia. 

A suspensão pode vigorar por até quatro meses e só deve ser acionada uma vez por ano. 

— Muita gente desconhece essa possibilidade e acaba não a utilizando. Mas quando faz a solicitação, o cliente geralmente é atendido sem problemas pelas empresas de telefonia, TV e internet — explica Maria Elizabeth Pereira, diretora do Procon-RS.

Embora o benefício sirva como uma luva para quem estará ausente de casa no verão, também pode ser acionado em qualquer momento como forma de contenção de despesas. Isso por que o cliente não é obrigado a informar o motivo do pedido. Mas, neste caso, abrirá mão de sua estrutura básica de comunicação.

Leia mais
Construir e reformar ficou 8% mais caro
Empréstimos pela internet: veja dicas para evitar que eles piorem a sua situação financeira

— As empresas não podem cobrar para fazer esta suspensão do serviço, isto é assegurado por lei — reforça o advogado Mauricio Lewkowicz, especializado em Direito do Consumidor.

Ele recomenda que o cliente anote o protocolo de atendimento ao fazer o pedido. Em até 24 horas, o serviço tem de ser desativado, e a cobrança é interrompida naquele momento. Caso haja alguma dificuldade na solicitação, o recomendável é que se faça uma reclamação no Procon de sua cidade ou na Anatel.

Suspensão para outros serviços

 Também é possível solicitar a interrupção de outros serviços, como energia elétrica. Conforme o Procon-RS, quem pretende interromper a conta de luz por um determinado período deve pedir o desligamento da energia, e, depois, uma nova ligação. De acordo com o órgão, é gerado um novo contrato. 

Como interromper serviços

— A suspensão temporária da conta vale para quem abrirá mão de serviços de internet, telefonia e TV por assinatura por mais de um mês _ seja por que estará viajando, seja por questão de economia. 

— O tempo máximo para "congelar" a conta é por 120 dias, ou quatro meses.

— Pela norma da Anatel, a empresa tem de suspender o fornecimento até 24 horas depois da solicitação, e não cobrará nada por isso. 

— Esse pedido pode ser feito pelo consumidor uma vez opor ano, pelos canais de atendimento das empresas.

— Para o seu direito valer, o consumidor não pode ter nenhuma dívida com a operadora.

— Se tiver dificuldade para conseguir a suspensão do serviço, o cliente pode fazer uma reclamação no Procon da sua cidade ou no site da Anatel.

— Por isso, a sugestão é de que o cliente sempre anote o número do protocolo de atendimento.

Fonte: Procon-RS e advogado Mauricio Lewkowicz


MAIS SOBRE

Últimas Notícias