Notícias



Lá em Casa

A importância de uma rotina regrada e saudável para os bebês

Especialistas indicam quando e como manter horários ao longo do dia, de forma a auxiliar o desenvolvimento dos pequenos

15/02/2019 - 07h00min


Jéssica Britto
Enviar E-mail
Freepik / Divulgação
Bebê com sono tranquilo gera tranquilidade para toda a família

Se uma rotina regrada é essencial para a saúde física e mental dos adultos, quem dirá para os pequenos. É através de uma rotina saudável que a estrutura psíquica e física da criança se organiza. Por isso, impor alguns hábitos desde cedo é extremamente importante. A rotina da criança será sempre baseada na rotina da família e em suas características culturais. Cada criança é diferente e especial, assim como cada família tem suas particularidades. 

De acordo com o professor do curso de Medicina da Feevale e doutor em Pediatria e Saúde da Criança Davi de Paula, é importante respeitar a individualidade de cada um, considerando a idade e grau de maturidade. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

– As rotinas familiares indicam organização familiar e são indispensáveis para a saúde psicológica e o bem-estar de todos os indivíduos e para a qualidade das relações familiares, especialmente das crianças – afirma.

Por isso, é fundamental criar hábitos para dormir, comer, estudar, brincar e até fazer as tarefas domésticas. 

– Pelo olhar da criança, o tempo é algo complexo e é através das suas rotinas que ela consegue se antecipar ao que irá acontecer e adaptar o seu comportamento à tarefa seguinte. Por exemplo, a criança já sabe que no fim da escola o pai a irá buscar, ou que antes de jantar deve tomar banho – complementa o médico.

Os riscos da desorganização

Conforme de Paula, a principal consequência da falta de rotina é um certo retardo no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. 

Leia também
Confira dicas de alimentação saudável para os bebês
Cris Silva dá dicas para os pais conversarem sobre separação com seus filhos
Cris Silva e o conselho de mãe: "Hoje não deu, mas amanhã vai dar"

– Horários irregulares, onde as refeições são servidas em horários diferentes, o banho e a hora de dormir não seguem nenhuma regra levam a formação de crianças inseguras e desorientadas. Os resultados serão visíveis na escola e afetarão também o seu aprendizado – destaca.

Além disso, a falta de rotina nos horários das refeições pode levar a um quadro de malnutrição. Com as mudanças de horários, o organismo da criança muitas vezes não reconhece que aquele seria o horário adequado de se alimentar, sendo isto muitas vezes confundido pelos pais com perda de apetite.

– Especificamente, em relação a alimentação é importante sublinhar que a refeição da criança, sempre que possível, deve ser a mesma de toda a família e realizada em companhia dela. Embora, atualmente muitas famílias não consigam estar juntas durante as refeições, vale a pena o esforço – reforça.

Criando uma rotina de sono

A Dra. Magda Lahorgue Nunes, professora da Escola de Medicina da PUCRS e vice-diretora do Instituto do Cérebro do RS, dá dicas de como criar uma rotina para o sono, considerada por muitos uma etapa difícil de regrar.

/// Em que idade deve-se começar a implantar uma rotina do sono?

As rotinas de sono devem ser implementadas a partir dos primeiros meses de vida. Para cada faixa etária existem necessidades diferentes.

/// Como começar esse processo?

Iniciar pelo local da criança começar seu sono. De 0-6 meses, o bebê pode dormir no quarto dos pais, em berço próprio, ao lado da mãe, para facilitar o aleitamento materno. Após os seis meses, deve começar a dormir direto em seu quarto. Evitar sono com compartilhamento de cama/leito no primeiro ano de vida.

/// A que horas uma criança deve dormir?

O número de horas de sono noturno vai depender da idade da criança, variando de 10 a 8 horas (adolescente). Até os 3-4 anos são recomendadas sestas no meio da manhã e após almoço.

/// Como proceder durante as madrugadas?

Durante a madrugada as crianças devem dormir! Após os seis meses de vida, se o bebê não for prematuro e está com ganho de peso e estatura normal, não é mais necessário acordar no meio da noite para mamar.  

/// Como criar um ambiente confortável?

Ambiente arejado, escuro, silencioso, evitar uso de telas (tablet, celular, computador, TV), no mínimo 1 ou 2 horas antes do horário estabelecido para início do sono. Alimentação leve à noite, evitar bebidas com cafeína (chá, café, achocolatados, refrigerantes, energéticos).

/// Que horas o bebê deve acordar?

Levar em consideração a idade, o horário de dormir e o tempo total de sono necessário para cada faixa etária. Manter uma rotina de horário fixo para dormir e acordar mesmo aos fins de semana. Períodos de sesta diurna não devem exceder 30-40 minutos.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias