Nossa Senhora dos Navegantes
Cem mil pessoas são esperadas em procissão
Caminhada inicia no Centro e encerra no bairro Navegantes
A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, segundo organizadores, é uma das mais importantes e tradicionais procissões da América Latina, assim como a maior festa popular religiosa do Rio Grande do Sul.
A tradição é antiga e se repete há 144 anos. Entre os meses de janeiro e fevereiro, cerca 600 mil pessoas participam de duas procissões, saída e chegada da santa ao largo Navegantes, novenas no Santuário de Navegantes, missas na Igreja do Rosário e missas com as duas imagens peregrinas por várias paróquias do Estado.
A exemplo de anos anteriores, a procissão deste sábado deve reunir mais de 100 mil devotos.
Leia mais
Feriado de Navegantes: confira o horários dos shoppings em Porto Alegre
Feriado de Navegantes: confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre
Confira a programação de festejos a Iemanjá e Navegantes no Litoral Norte
Vaquinha
Sem recursos financeiros, a Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes criou uma vaquinha virtual para arrecadar recursos e cobrir os custos da festa.
É possível contribuir até segunda, dia 4, acessando www.vakinha.com.br (preencher no campo de busca Festa de Nossa Senhora dos Navegantes 2019).
Procissão fluvial
A procissão fluvial é realizada desde 1996 por remadores, representantes de clubes náuticos, esportistas, pescadores e moradores das ilhas do Guaíba. A romaria parte às 8h30min de frente da Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada. Depois, faz o trajeto pelo Guaíba, passando por baixo da ponte móvel e retornando à ilha, por volta das 11h.
Em seguida, os festejos seguem no salão paroquial da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, no Estaleiro Mabilde.
A procissão é organizada pelo padre Rudimar Dal’Asta e pelo Povo Banto da Ilha Pintada.
Iemanjá
Neste sábado, organizadores da Festa de Iemanjá, em Porto Alegre, também realizam uma celebração à Deusa do Mar.
O Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda – Tala fará a consagração do santuário erguido em 2017 para celebrar a santa, que, no sincretismo com a igreja católica, se refere à Nossa Senhora dos Navegantes, e inaugurará os Portais Sagrados, no bairro Lami. A atividade inicia às 16h e contará com a procissão das curas.
O Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda fica na Rua Luiz Correa da Silva, 220, no extremo sul da capital.
Programação na Capital
/// A programação deste sábado começa com missa às 7h, no Santuário de Nossa Senhora do Rosário (Rua Vigário José Inácio, 402, Centro).
/// Depois, seguirá com a procissão de retorno para o Santuário de Navegantes. O trajeto começa na rua Vigário José Inácio, segue pelas avenidas Mauá, Castello Branco, até a Sertório.
/// Ao chegar no Santuário de Navegantes, haverá uma missa campal presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre.
/// Durante a tarde, ocorrem missas no Santuário dos Navegantes e festejos na praça. Às 14h, missa com o padre Luiz Ricardo Xavier, às 15h, adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 16h, missa com padre Jaime Kaspery, 18h, missa com o padre Marcus Vinícius Ferreyro e concelebrada pelo padre Ezequiel Dal Pozzo, que fará show logo depois.
/// A entronização da imagem (quando ela retorna ao altar) no Santuário de Navegantes será às 20h.