Notícias



Problema antigo

Falta de iluminação pública em Viamão gera insegurança para moradores

Prefeitura diz que trabalha para contratar empresa que fará os serviços necessários

28/03/2019 - 21h07min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS
Prefeitura ainda elabora licitação para contratar empresa que faça os reparos

Quem circula por algumas ruas de Viamão não pode ter medo do escuro. Sem empresa contratada para a manutenção da iluminação pública, o breu em diversos pontos da cidade chama a atenção. Apesar de as principais avenidas estarem bem iluminadas, outros locais, mais afastados, sofrem com a falta de arrumação das luminárias. Estradas de áreas mais rurais também padecem com o problema. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O sentimento de insegurança faz qualquer pedestre acelerar o passo quando entra em uma via mal iluminada. Mas o pior é quando é preciso ficar parado no escuro. Isso acontece em um trecho da Avenida Plácido Motim, bem próximo da ligação com a Avenida Antônio Batista. O local, no bairro Santa Cecília, tem uma sequência de postes apagados exatamente no trecho onde está uma das paradas de ônibus da via. Esperar o coletivo ali é um exercício para corajosos. 

– O risco que as pessoas correm aqui é grande. E também para os comércios da região. Já tentamos solicitar os consertos junto a prefeitura, mas não arrumaram – conta o gerente comercial Paulo Abreu, 39 anos, que trabalha em um estabelecimento da via.

Problema

Segundo Paulo, a escuridão na Plácido Motim já se estende há, ao menos, seis meses. E durante este tempo, a auxiliar de limpeza Cintia dos Santos, 34 anos, precisa lidar com o problema. Diariamente, ela caminha pela ruas do bairro antes de amanhecer. Precisa pegar o ônibus para se deslocar até Cachoeirinha e chegar ao trabalho.

– Saio cedo, antes do sol nascer. Fico com muito medo de andar até a parada. Tem ruas realmente muito escuras – diz Cintia.

Leia também
Tênis do kit de uniforme da rede municipal de Viamão caem no gosto da gurizada e bombam nas redes sociais
Saúde: obra de centro de atendimento a crianças e adultos está parada em Viamão
Comunidade se mobiliza contra aterro sanitário em Viamão 

Na rótula das avenidas Liberdade e Paraná, no mesmo bairro, onde o movimento de carros e pedestres é intenso, a escuridão também se destaca. O que mais gera indignação dos moradores é que, mesmo sem a manutenção das luminárias, a taxa de iluminação pública não deixa de aparecer na conta da luz. Em frente ao mercadinho da família Meneghetti, também no Santa Cecília, a luminária do poste deixou de iluminar a via há cerca de quatro meses. 

– É chato pagarmos todo mês e o poste aqui da frente não funcionar – relata o proprietário, Adir Antonio Meneghetti, 57 anos.  

Marco Favero / Agencia RBS
Na Rua Professor Fernando Carneiro, maioria dos postes está apagada

A dona de casa Alessandra Soares, 22 anos, está com medo de seu novo endereço. De mudança para a Rua Professor Fernando Carneiro, até a movimentação do carro da reportagem na via a assustou. Em toda a extensão da Fernando Carneiro, a reportagem encontrou apenas um poste funcionando. A iluminação fica por conta dos moradores da via, que deixam luzes externas de suas casas ligadas para não tornar facilitar a passagem.

– Qualquer movimentação gera medo, porque eu não consigo ver de onde está vindo nada. Essa rua é escuridão total – relata Alessandra. 

Problema se arrasta há quase dois anos

A falta de manutenção direcionada à iluminação pública não é uma novidade para os moradores de Viamão. O problema se arrasta há quase dois anos, pois a prefeitura ficou sem empresa licitada responsável pelo serviço quando o contrato terminou, em 2017. No ano passado, um contrato emergencial chegou a ser feito e encerrou-se. Agora, no início de 2019, a prefeitura precisou lançar um novo edital, que “está em fase de conclusão”, conforme nota enviada pelo Executivo. Segundo a administração municipal, o Departamento de Iluminação Pública de Viamão (DIP) “está passando por uma reestruturação”, onde a entrada da nova empresa responsável pelos serviços será a parte mais importante.

Marco Favero / Agencia RBS
Cintia sente medo de caminhar até a parada

Segundo a prefeitura de Viamão, a expectativa é concluir os trâmites da licitação da iluminação pública até a metade de abril. Durante a próxima semana, serão abertas as propostas das companhias. A que tiver menor preço, será habilitada para o serviço – caso não haja recurso de alguma das perdedoras da concorrência.

Com a habilitação da nova responsável pela manutenção, a prefeitura terá acesso ao fundo formado pela arrecadação de iluminação pública na cidade. Atualmente, o montante é controlado pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). A prefeitura não informou quando dinheiro há no fundo da SMF.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias