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Atendimento público16/05/2019 | 14h35Atualizada em 16/05/2019 | 14h35

Após denúncia do Diário Gaúcho, Guarda Municipal faz monitoramento em US da Bom Jesus

Coordenação do posto pediu apoio a funcionários do Pronto-Atendimento 24h, localizado ao lado posto, para organizar filas

Após denúncia do Diário Gaúcho, Guarda Municipal faz monitoramento em US da Bom Jesus Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Na manhã de quinta-feira, agentes permaneceram no local por quase uma hora Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está recebendo apoio da Guarda Municipal no monitoramento da Unidade de Saúde (US) Bom Jesus, na zona leste de Porto Alegre. Desde a denúncia publicada pelo Diário Gaúcho na quarta-feira (15), sobre o comércio de lugar na fila, policiais estão acompanhando a abertura da unidade. Na manhã desta quinta-feira (16), uma equipe fez ronda no local por volta das 5h e, outra, retornou às 6h45min e permaneceu em frente ao posto até as 7h45min.

A coordenação da US também solicitou apoio da equipe do Pronto-Atendimento (PA), que funciona durante 24 horas em uma porta ao lado do posto. Um funcionário do PA irá, diariamente, por volta das 5h, recolher os nomes de quem está na fila aguardando, com objetivo de coibir a troca de lugar no momento da abertura da unidade.

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O funcionamento segue o mesmo, com a distribuição de fichas para o posterior agendamento da consulta. A SMS reforça, no entanto, que este não é o modelo adotado na maioria das Unidades de Saúde do município. Pois o ideal é o paciente ser atendido por algum profissional de saúde a qualquer momento, com acolhimento e avaliação da situação de saúde de cada paciente, sem fichas. "Diversas unidades já modificaram sua forma de atendimento e ampliaram o acesso à população, o que ajudou em aumentar o número anual de consultas", disse a pasta em nota.

A Secretaria não informou quando irá readequar o sistema ao mesmo utilizado nas outras unidades.Atualmente, a US Bom Jesus oferta, aproximadamente, 25 consultas por dia: 13 consultas com clínico geral, nove com pediatra, além das demais reservas para idosos.

Outras denúncias podem ser realizadas por meio do telefone 156.

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