Notícias



Transporte Público

Câmara da Capital aprova projeto que reserva assentos preferenciais em paradas de ônibus

O texto segue agora para a sanção do prefeito. Se isso ocorrer, mudança ocorrerá gradativamente

22/05/2019 - 17h42min

Atualizada em: 26/09/2019 - 17h15min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Locais deverão ser sinalizados, se a proposta for aceita

Quem já tinha preferência dentro do ônibus, poderá ter também nas paradas de Porto Alegre. A Câmara de Vereadores aprovou, nesta quarta-feira (22), um projeto de lei que prevê a reserva de assentos preferenciais em terminais e pontos de parada de ônibus municipais. Os beneficiados são idosos, gestantes, obesos, lactantes e pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. A sinalização dos pontos será semelhante àquela já existente no interior dos coletivos, com ícones universais de indicação de pessoas que têm direitos preferenciais. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O projeto de lei municipal, apresentado em 2017, é de autoria do vereador José Freitas (PRB). Antes de ser votado, o texto passou por comissões da casa e entrou na ordem do dia em junho do ano passado. Na sessão desta quarta, a aprovação foi por unanimidade. 

Agora, o texto segue para o Executivo para ser sancionado pelo prefeito. O prazo para que isso ocorra é de 90 dias. Caso a prefeitura não execute o ato, o texto volta para o Legislativo e pode ser promulgado pela própria presidência da casa. 

– Nos horários de pico, principalmente, as pessoas ficam aguardando o ônibus sem ter onde sentar. Por vezes, mães precisam amamentar seus filhos de pé nas paradas. Enquanto isso, outros estão pessoas que não precisam estão sentadas, por exemplo – justifica o vereador.

Leia também
Em quatro meses, empresas de ônibus da Capital receberam 929 notificações por descumprimento de horários
Ônibus novos da Carris devem começar a rodar no segundo semestre
Decreto autoriza ônibus a desligarem ar-condicionado em estradas de terra ou saibro na Capital

Emenda

Uma emenda foi adicionada ao texto. Ela trata da aplicação da lei. De acordo com a proposta, os locais devem ser sinalizados conforme a prefeitura troque ou reforme os terminais e paradas já existentes. A decisão foi tomada para que não sejam gerados custos ao município imediatamente.

– Se a prefeitura precisasse reformar todas as paradas agora, seria complicado. Por isso, a emenda estabelece que isso vá ocorrendo gradativamente, já que os terminais passam por trabalhos de recuperação de tempos em tempos – explica o autor do projeto.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias