Notícias



Seu Problema é Nosso

Buraco na calçada atrapalha entrada de garagem no bairro Navegantes, em Porto Alegre

Segundo moradores do local, o problema já tinha ocorrido e sido consertado pela prefeitura. Agora, esperam novamente por solução

30/07/2019 - 10h19min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Abertura fica entre dois terrenos

Andar com tranquilidade pela calçada de casa não é mais um costume do motorista de caminhão Christian Barnart, 46 anos. Morador da Rua São Jorge, bairro Navegantes, em Porto Alegre, ele tem convivido com um buraco aberto nos paralelepípedos entre seu terreno e o da vizinha.

Leia mais
Pedagoga faz vaquinha para construção de biblioteca comunitária no Princesa Isabel  
Como estão os cidadãos que aguardavam pela análise do pedido de aposentadoria há mais de 45 dias no Estado  
Interdição em escola de Balneário Pinhal deixa alunos sem aula há mais de 15 dias  

Segundo Christian, a abertura no solo já tinha acontecido há dois anos. À época, foi consertado pela prefeitura. 

— O buraco voltou no início deste ano. Eu e a vizinha já comunicamos a prefeitura, que inclusive gerou um protocolo e nos informou que estamos na “fila” para o conserto. Contudo, não posso mais colocar meu carro na garagem por medo de que a calçada ceda mais — conta o motorista. 

Enquanto não há solução, a alternativa dele é colocar o carro para dentro do pátio pelo terreno dos fundos. Em dias de chuva, Christian relata que a situação piora: 

— Acredito que exista uma tubulação maior ligada ao esgoto pluvial que passa pela rua. Quando chove, a água transborda pela abertura e leva embora toda terra que segura os paralelepípedos. As pedras estão presas umas as outras sem nada embaixo. Se houver problema com a tubulação, pode ser mais trabalhoso o conserto. 

Perigo 

Christian pensa em isolar a área onde está o buraco, pois, de acordo com ele, tem largura sufi ciente para passar uma criança: 

— Estou pensando em colocar uma placa que avise os pedestres que passam por ali. O problema na calçada foi registrado pelo canal Fala Porto Alegre, telefone 156, com o número 0617621905 em 7 de março deste ano. 

O pedido que descreve a situação, segundo o retorno da prefeitura, foi encaminhado ao Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e o prazo para solução venceu no dia 1 º de abril. 

— Uma equipe da prefeitura passou aqui há duas semanas, mas nada foi resolvido, sendo que desde março aguardamos a resposta do protocolo — afirma Christian. 

Conserto nesta semana 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), confirmou que o buraco na calçada de Christian foi provocado por uma rede pluvial danificada. 

Segundo a pasta, “desde que o Dmae assumiu a manutenção da drenagem da cidade, em 1 º de maio, tem priorizado situações de urgência e de maior risco para a população, tendo em vista que há um acúmulo de demandas de pluvial”. 

Questionado sobre previsão de conserto, o Dmae informou que a manutenção da rede está prevista para ocorrer até a sexta- eira desta semana. Contudo, o departamento afirma que “a intervenção depende das condições climáticas”. 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  

Produção: Caroline Tidra 




MAIS SOBRE

Últimas Notícias