Notícias



Porto Alegre

Obra do Terminal Triângulo é dividida em 15 etapas

Desde a semana passada, tapumes podem ser vistos no local. Segundo a Smim, intenção é causar o mínimo de impacto aos usuários

08/07/2019 - 20h10min


Jéssica Britto
Enviar E-mail
Isadora Neumann / Agencia RBS
Funcionários de empresa responsável trabalham no local

Anunciado para o dia 13 de junho, o início das obras do Terminal Triângulo, na zona norte de Porto Alegre, começou a ser visualizado pela população na semana passada. O cronograma de trabalho, segundo a prefeitura, está seguindo o padrão esperado, o que mantém para novembro o prazo final de entrega do projeto. Além da organização do canteiro de obras e da colocação de tapumes, agora, a empresa contratada pelos serviços inicia a recuperação da estrutura que não resistiu ao temporal de dezembro de 2014.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Segundo o secretário interino de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen, a execução da obra foi dividida em 15 grandes etapas.

— Estamos na etapa 1: fizemos a retirada das telhas de policarbonato, a lavagem, aplicamos produto e encaminhamos o lixamento das estruturas metálicas. Agora, vamos fazer a preparação para aplicar a pintura. Na semana que vem, segue ainda na retirada das telhas e preparação para pintura, onde será instalado o tapume da etapa 2, para o tratamento da estrutura — explicou.

Parceria

A nova cobertura está sendo viabilizada após a assinatura do Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) entre a prefeitura e o Grupo Zaffari, em janeiro de 2019. A parceria envolveu valor relativo à recompra de área de um novo empreendimento do grupo, que será construído na Zona Norte. Em vez de repassar 20% do valor da área comprada para o município, como estipulado por lei, o montante é trocado por uma contrapartida indicada pela prefeitura. 

Leia também
Obra de recuperação do telhado do Terminal Triângulo começa
Aniversário do Diário Gaúcho: há 19 anos, jornal é companhia inseparável dos leitores no transporte público

Serão executados os serviços de fechamento da cobertura de 7 mil metros quadrados, revitalização da estrutura e da iluminação, com investimento previsto de R$ 1,62 milhão. A previsão é de que o trabalho leve ainda pouco mais de quatro meses. A maior preocupação do poder público é que as etapas ocorram de maneira a impactar da menor maneira possível na circulação dos pedestres e veículos.

Isadora Neumann / Agencia RBS
Ideia é causar o mínimo impacto possível na circulação de pedestres e veículos

— Estamos na ponta do terminal, próxima da UPA Moacyr Scliar, e pouco a pouco, de maneira coordenada, avançando — completou Gazen.  

Fluxo diário de 950 ônibus

O terminal, localizado na Avenida Assis Brasil, está sem parte da cobertura desde que um temporal destelhou a estação em dezembro de 2014. Na época, a prefeitura disse que havia necessidade de contratar uma empresa para fazer uma avaliação da estrutura. Um ano depois, a EPTC informou que seria necessária uma reforma completa no local. Porém, a licitação para reforma e manutenção da cobertura e das estruturas metálicas em geral foi cancelada porque a empresa vencedora desistiu do serviço. 

O Terminal Triângulo tem um fluxo diário de 950 ônibus, com 41 linhas urbanas e 200 interurbanas. Todos os dias, 45 mil passageiros utilizam o ponto de parada, enquanto outros 110 mil passam por ele dentro dos ônibus. Atende usuários de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, além de Porto Alegre.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias