Aniversário do Diário Gaúcho: há 19 anos, jornal é companhia inseparável dos leitores no transporte público - Notícias

Vers?o mobile

 
 

Dia de festa17/04/2019 | 07h00Atualizada em 17/04/2019 | 07h00

Aniversário do Diário Gaúcho: há 19 anos, jornal é companhia inseparável dos leitores no transporte público

No Terminal Triângulo, na Zona Norte, comprar o jornal para ler no ônibus é um costume de leitores fiéis, que contam suas preferências nestas quase duas décadas de história

Aniversário do Diário Gaúcho: há 19 anos, jornal é companhia inseparável dos leitores no transporte público André Ávila/Agência RBS
Jornal também faz sucesso com os motoristas, como Luciano Mattos Foto: André Ávila / Agência RBS

– Ele é meu vício, não deixo passar um dia. 

Assim, Marlei de Matos Witt, 57 anos, define sua relação com o Diário Gaúcho. A moradora do bairro Rubem Berta é uma entre os cerca de 500 leitores que aproveitam a passagem diária pelo Terminal Triângulo, na zona norte da Capital, para levar um DG das mãos do jornaleiro Felipe Castro Azevedo, 33 anos – 15 destes vendendo o jornal neste mesmo local. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Enquanto aguardam nas filas para embarque, ou já dentro dos coletivos, muitos passageiros têm o costume de folhear as páginas do primeiro jornal popular do Estado, que completa 19 anos hoje. O auxiliar contábil Lucas Sehnem, 29 anos, por exemplo, vem do bairro Jardim Itu e desce no Triângulo para pegar um segundo coletivo que o leva até o trabalho, no bairro Auxiliadora. Entre o desembarque em um carro e a subida no outro, alimenta seu costume de adquirir um Diário.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - 2019.04.12 - Especial para aniversário do DG, com leitores que compram o jornal no triângulo da Assis Brasil. Na foto: Rosa Marilene Pinto da Silva (Foto: ANDRÉ ÁVILA/ Agência RBS)
Rosa Marilene tem o primeiro kit Junte & Ganhe do DGFoto: André Ávila / Agência RBS

– Gosto de ler no ônibus, enquanto estou indo para o serviço – conta ele.

Em seus 19 anos de páginas publicadas, o DG leva aos seus leitores, além das notícias mais relevantes para as comunidades da Capital e da Região Metropolitana, uma porção de brindes do Junte & Ganhe e do Junte & Pague. A doméstica Rosa Marilene Pinto da Silva, 60 anos, relata orgulhosa possuir o primeiro kit distribuído pelo jornal (um jogo de panelas antiaderentes) entre os pertences da sua cozinha.

Leia também
Clube dos Corações Solitários une brasileiro e cubana
Praça no bairro Porto Verde, em Alvorada, recebe atenção após reportagem do Diário Gaúcho

– Leio desde a primeira edição. Faço o caminho o caminho entre Alvorada e Porto Alegre há 30 anos. E desde que o Diário começou, adotei ele para fazer essa jornada comigo – diz a moradora do bairro Aparecida, em Alvorada.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - 2019.04.12 - Especial para aniversário do DG, com leitores que compram o jornal no triângulo da Assis Brasil. Na foto: Neiva Regina Moraes (Foto: ANDRÉ ÁVILA/ Agência RBS)
Neiva curte as páginas de Retratos da FamaFoto: André Ávila / Agência RBS

Mas não é só quem anda de ônibus que lê o jornal. Quem conduz os coletivos, também. Motorista da linha T1, da Carris, Luciano Mattos da Silva, 45 anos, compra um DG pela manhã, no início da jornada de trabalho. Entre o intervalo de uma viagem e outra, aproveita para se atualizar.

– Consigo ler de ponta a ponta todo dia. É muito bom para se informar e passar o tempo durante o período ocioso no trabalho – explica Luciano.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - 2019.04.12 - Especial para aniversário do DG, com leitores que compram o jornal no triângulo da Assis Brasil. Na foto: Felipe Castro Azevedo (Foto: ANDRÉ ÁVILA/ Agência RBS)
O jornaleiro Felipe vende DG há 15 anos no Terminal TriânguloFoto: André Ávila / Agência RBS

Retratos da Fama, Maga e dupla Gre-Nal

Para quem é leitor fiel, algumas páginas já são preferências ao abrir o jornal. O comerciante José Reis da Silva, 80 anos, gosta começar pelas informações da dupla Gre-Nal. Depois, parte para as notícias do dia e ainda confere os Classificados. 

– Compro desde que lançou – garante José.

A doméstica Neiva Regina Moraes, 55 anos, gosta de acompanhar os Retratos da Fama. Todo dia, ela vem do bairro Bonsucesso, em Gravataí, para trabalhar no bairro Petrópolis, na Capital.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - 2019.04.12 - Especial para aniversário do DG, com leitores que compram o jornal no triângulo da Assis Brasil. Na foto: José Reis da Silva(Foto: ANDRÉ ÁVILA/ Agência RBS)
Seu José começa a leitura pelas notícias da dupla Gre-NalFoto: André Ávila / Agência RBS

Para a Marlei, que disse que o Diário é seu vício, a leitura começa pelo fim do jornal, principalmente, pela Coluna da Maga. Depois, ela gosta de saber rapidamente o que está acontecendo no mundo, no país, no Estado e na Capital. Por isso, folheia o jornal até a seção "Para ler em 5 minutos":

– Depois, vou lendo o resto aos poucos. No fim, leio acabo lendo tudo.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - 2019.04.12 - Especial para aniversário do DG, com leitores que compram o jornal no triângulo da Assis Brasil. Na foto: Marlei de matos Witt (Foto: ANDRÉ ÁVILA/ Agência RBS)
DG é o "vício" de MarleiFoto: André Ávila / Agência RBS


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros