Notícias



Receita do Leitor

Torta de limão da Thais: confira o passo a passo da sobremesa

A leitora Thais Paixão, da Restinga, conta detalhes do preparo de uma massa podre que se desmancha na boca

21/08/2019 - 10h00min

Atualizada em: 21/08/2019 - 10h15min


Omar Freitas / Agencia RBS

A rotina de Thais Paixão da Costa, 41 anos, é uma correria. A cozinheira — que também é doceira e confeiteira — é moradora do bairro Restinga, em Porto Alegre. Ela produz de tudo um pouco: desde salgados e bolos para festas a marmitas e lanches sob encomenda. Além disso, administra seu próprio negócio, denominado com as iniciais das filhas Kimberlyn e Luana: o KL Doces e Salgados. 

LEIA MAIS
Conchiglione com carne e queijo da Daniela: aprenda o passo a passo da massa recheada  
Doce da Marthina: confira como preparar uma cheesecake vegana com geleia de amora
Sobremesa da Rose: aprenda a fazer Natas do Céu  

— Tudo começou quando fiz salgados para o aniversário da filha, há 14 anos. Depois, um dia, em casa, eu não tinha nada pra fazer, peguei R$ 15 e fiz uns salgadinhos. Distribui em potinhos na vizinhança e todos adoraram! — relembra Thais. 

Delícia

À época, ela fez um curso básico de confeitaria, em que aprendeu técnicas que usa até hoje: 

— Fiz a empadinha com a mesma massa podre que utilizo na torta de limão. Todo mundo adora, porque a massa se desmancha, se esfarela na boca. Tem dias que vendo a torta inteira para alguns clientes e também faço em potinhos. 

Segundo Thais, ela já tentou fazer a base da torta com bolachas trituradas, mas não ficou tão gostosa como a tradicional massa podre feita com gordura: 

— Fica deliciosa!

MEU SEGREDINHO
Para deixar a massa podre na textura certa, eu utilizo a margarina com 65% de lipídios. Assim, a massa não fica dura nem com gosto de gordura — explica Thais que, além da torta, também faz empada fechada, panelinha de coco e de queijo e barquete com a mesma receita de massa podre. 

TORTA DE LIMÃO

Omar Freitas / Agencia RBS

INGREDIENTES

Massa
✔ 3 xícaras de farinha de trigo
✔ 1 gema de ovo
✔ 4 colheres (sopa) de margarina (65% de lipídios)
✔ 1 colher (sopa) de fermento

Recheio
✔ 1 xícara de chantilly
✔ 1 caixa de creme de leite (200g)
✔ 1 caixa de leite condensado (395g)
✔ 1 pacote de suco em pó de limão (tipo Tang)
✔ Raspas de meio limão 

Cobertura
✔ 1 xícara de chantilly
✔ Raspas de limão 

PREPARO

1º PASSO: Massa podre: coloque em uma bacia a farinha, a margarina, a gema de ovo e o fermento. Amasse os ingredientes até que a massa desgrude da mão. Espalhe a massa em uma fôrma redonda (de preferência, a que solte o fundo). Molde com a mão na assadeira e depois leve ao forno para assar por 20 minutos a 170°C ou até que fique dourada. 

2º PASSO: Recheio: coloque no liquidificador o chantilly, o creme de leite, o leite condensado, o suco e as raspas de limão. Bata até que fi que um creme firme e homogêneo. Reserve. 

Omar Freitas / Agencia RBS

3º PASSO: Cobertura: em uma batedeira, leve o chantilly. Bata até que fique firme. Reserve.

Omar Freitas / Agencia RBS

4º PASSO: Montagem: coloque o recheio em cima da massa assada. Ponha o chantilly em um saco de confeiteiro e decore a torta. Por último, salpique raspas de limão. Leve à geladeira por uma hora. Sirva gelada. 

DICA: a cobertura também pode ser feita com merengue. 

RENDIMENTO: 10 fatias
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 30 minutos

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG. 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você. 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90169-900. 

Produção: Caroline Tidra 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias