Notícias



Iniciativa nobre

Agência de empregos na Bom Jesus busca oportunidades para moradores da comunidade

Trabalho começou buscando modelos de prova para a varejista Renner, vizinha do bairro, mas já conta com outros parceiros

18/09/2019 - 05h00min

Atualizada em: 18/09/2019 - 10h49min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Marina (E) e Jaqueline, que participou de uma das seleções

Uma agência de empregos com cunho social. Essa é a descrição perfeita para uma novidade que surgiu no bairro Bom Jesus, na zona leste de Porto Alegre. A Agência Compromisso, criada há cerca de três meses, teve seu pontapé inicial baseado na procura de modelos de prova para as roupas da varejista Renner. 

A sede administrativa da empresa — responsável pelo atendimento de diversos países da América Latina — fica na Capital, no lado sul da Bonja. E foi buscando estreitar esse laço com a comunidade onde está instalada que a companhia foi atrás de lideranças comunitárias. O intermédio foi feito pelo braço social da empresa: o Instituto Lojas Renner. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

No coração da Bom Jesus, o laço foi firmado com a jovem Marina Schmitt, 22 anos. Ela é neta de uma das mais importantes líderes comunitárias da Bonja, Marli Aires Medeiros, que faleceu no ano passado, aos 65 anos. Marli foi a responsável pela criação do Centro de Triagem da Vila Pinto, construído em 1996, do Centro Cultural James Kulisz, em 2002, e da Escola Vovó Belinha, em 2008. 

A Vila Pinto é uma das comunidades existentes no bairro Bom Jesus. A Agência Compromisso virou o mais novo membro deste time das instituições lapidadas por Marli, que estão abrigadas dentro do Centro de Educação Ambiental (CEA) do bairro.

A motivação pela escolha de Marina está na habilidade herdada de sua avó em circular pela comunidade, além do foco do Instituto Lojas Renner no empoderamento de mulheres em suas comunidades de origem. Além de Marina, o representante do CEA Henrique Lima, 27 anos, e Cristian Klippel, 27 anos, tocam a Compromisso. A neta de Marli lida mais diretamente com os candidatos que vão ao centro cultural participar dos castings — que são as seleções da Renner para modelos. As pessoas aprovadas firmam um contrato de trabalho temporário com a empresa. O Diário Gaúcho acompanhou uma das seleções. 

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Renata (D) aprova a aproximação com a comunidade

Oportunidade

Para a auxiliar de serviços gerais desempregada Jaqueline Rosa, 30 anos, o trabalho como modelo de provas é uma chance de amenizar um momento complicado. Ela está procurando emprego há dois anos. Depois da aferição das medidas, Jaqueline saiu esperançosa da seleção. Os candidatos não precisam seguir nenhum padrão de beleza. Conforme Marina, basta estar de acordo com alguma das medidas do catálogo, que vão desde o tamanho infantil até modelos plus size.

— Vi a publicação nas redes sociais, no grupo de moradores. Adorei a oportunidade, é algo que nunca imaginei fazer — comemora Jaqueline.

Para a professora Renata Borges, 32 anos, a participação no processo é uma tentativa de qualificar sua renda. Assim como Jaqueline, foi a primeira vez de Renata diante de uma fita métrica para provas de roupa:

— É muito legal essa aproximação com a comunidade.

Leia também
Há vagas: Confira mais de mil oportunidades de emprego em Porto Alegre e Região Metropolitana
Programa do Sine que oferece qualificação para pessoas em situação de rua forma primeira turma

Na seleção que o Diário acompanhou, 19 pessoas participaram. Os moradores do bairro Bom Jesus interessados em participar podem buscar informações nas redes sociais e por telefone (veja abaixo).

Para além da modelagem

Um dos fatores que os três responsáveis pela Compromisso notaram é o alto interesse da comunidade no projeto. Segundo Henrique, nos três meses, mais de 200 pessoas já entraram para o banco de dados da agência. Por isso, o trio teve a ideia de expandir a ação, indo além da seleção para modelo de prova.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Agência já ampliou seu campo de atuação

— Por mais que a gente tenha muitos aprovados, nunca será suficiente para suprir toda essa demanda de interesse. Por isso, resolvemos nos tornar uma espécie de agência de empregos — explica ele.

Além do Instituto Lojas Renner, a empresa Grow — responsável pelos patines elétricos da Grin e Yellow — também procurou a agência. Cinco jovens da Bonja foram selecionados pela empresa. Outros 25 adolescentes da comunidade serão encaminhados para participação no programa Jovem Aprendiz, do Senac. 

— O que a gente quer é continuar conquistando parcerias e trazendo empregos para quem é da comunidade — projeta Marina.

Empresas e organizações interessadas no trabalho da Agência Compromisso podem entrar em contato pelos mesmos meios que os candidatos.

Entre em contato

/// Página do Facebook da agência: facebook.com/agenciacompromisso.

///No Instagram, o perfil é @agenciacompromisso. 

/// O contato também pode ser feito pelos telefones (51) 98210-2698 e (51) 98470-3479.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias