Notícias



Edital lançado nesta quarta

Licitação do transporte público em Canoas prevê ônibus com ar-condicionado, wi-fi e GPS

Prefeitura pretende, ainda, propôr à empresa vencedora que valor de outorga seja investido em ônibus elétricos

18/09/2019 - 17h32min

Atualizada em: 26/09/2019 - 12h10min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Tadeu Vilani / Agencia RBS
Envelopes da concorrência devem ser abertos em 21 de outubro

Em breve, quem utiliza o transporte municipal de Canoas poderá embarcar em um ônibus licitado. Isso significa que a frota da cidade estará sob as regras de um edital de concessão. Entre as vantagens que essa mudança vai oferecer, estão veículos mais novos, equipados com wi-fi, GPS e ar-condicionado. 

Porém, para esse projeto tornar-se realidade, a concorrência pública lançada pela prefeitura nesta quarta-feira (18), deve receber propostas de empresas interessadas em explorar o modal na cidade. A previsão inicial para seleção da vencedora é 21 de outubro, quando serão abertos os envelopes da concorrência. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Entre os pontos que a empresa ganhadora terá de seguir após a licitação, alguns se destacam. A idade média da frota, por exemplo, deve ser de oito anos, sendo que cada ônibus poderá rodar por até 12 — nas duas situações, não será contado o ano de fabricação. A frota inicial deve ser 60% equipada com ar-condicionado. Sendo que esse número terá de chegar aos 100% após quatro anos de validação do contrato. Além disso, 90% dos ônibus devem ser acessíveis já no início da operação sob o edital.

Mudança

Seguindo a tendência do que ocorreu em outros municípios, pode não haver mudança em quem opera o sistema. Em Porto Alegre, por exemplo, as vencedoras da concorrência assinada em 2016 foram as mesmas empresas que já exploravam o modal anteriormente. Mas então qual é a razão de se licitar o sistema? Além da qualificação do serviço, o edital permite que a prefeitura estabeleça regras a serem cumpridas durante o tempo de concessão, como o acréscimo de linhas circulando pela cidade, por exemplo. Em Canoas, o tempo de duração do contrato é de 10 anos, válido para as modalidades coletivo e seletivo. 

Conforme os cálculos apresentados no documento, o valor estimado da receita bruta que a empresa vencedora obterá no período é de cerca de R$ 670 milhões. O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, explica que o edital é uma das demandas mais solicitadas pela população.

— Este edital trabalha juntamente com o plano de mobilidade urbana da cidade, que está sendo produzido — conta Busato.

Leia também
Ônibus apresentados como "novos" pela prefeitura de Canoas rodam desde 2012
EPTC autoriza extinção de linha de ônibus da Carris em Porto Alegre
Porto Alegre terá mais 22 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus; Independência, Mostardeiro e Goethe serão as primeiras

Sistema com carros elétricos

Um dos diferenciais do edital apresentado em Canoas é a forma uso do valor de outorga _ um quantia correspondente a 2% da renda prevista no contrato que a empresa vencedora deve repassar para a prefeitura.

— Normalmente, a outorga das licitações é usada para aliviar o caixa dos municípios. Nós vamos trabalhar para que essa verba seja usada pela empresa para adquirir ônibus elétricos. Isso deixará nossa frota mais ecológica, além de gerar economia de combustível – projeta o prefeito. 

Desde o ano passado, enquanto traçava o lançamento da concorrência pública, a prefeitura exigiu da Sogal — empresa que opera o sistema de transporte municipal atualmente — renovações em sua frota. Foram adquiridos 18 ônibus seminovos, como mostrou o Diário Gaúcho em novembro de 2018. Conforme o prefeito de Canoas, mais 15 veículos seminovos devem integrar o sistema em breve. Os ônibus são, em sua maioria, de modelo VLT, com ar-condicionado e wi-fi, exigências que já constam no edital lançado na quarta-feira.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias