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Transporte público23/10/2019 | 05h00Atualizada em 23/10/2019 | 05h00

Integração de linhas divide usuários dos bairros Moradas do Vale, em Gravataí

Empresa Transcal unificou itinerários que atendem aos bairros Moradas do Vale I, II e III, em Gravataí. Alguns passageiros reclamam de mais demora para conclusão das viagens

Integração de linhas divide usuários dos bairros Moradas do Vale, em Gravataí Isadora Neumann/Agencia RBS
Linhas que atendiam aos três bairros foram unificadas Foto: Isadora Neumann / Agencia RBS

Na hora de voltar para casa, quem depende de ônibus quer chegar ao destino o quanto antes. Realizar este desejo está mais difícil para os usuários de linhas operadas pela empresa Transcal. O problema é nos trajetos entre Porto Alegre e Gravataí  — especificamente, até os bairros Morada do Vale I, II e III. 

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Até o mês passado, as comunidades eram atendidas separadamente no sentido Capital/Gravataí. Porém, no início de outubro, a empresa informou as alterações: unificar o atendimento aos três locais com uma só linha. Conforme um comunicado publicado no site da Transcal, as mudanças atendiam "a reivindicação de uma comissão de moradores feitas ao Ministério Público (MP) e a Metroplan". 

Entretanto, logo que as medidas entraram em prática, uma enxurrada de manifestações contrárias à unificação surgiu em grupos de discussão nas redes sociais. Na internet, o principal ponto citado por usuários é o maior tempo de viagem, já que um único coletivo precisa passar pelos três bairros de Gravataí.

A Transcal insiste que a alteração no sentido Centro/bairro deve reduzir os intervalos de espera por ônibus para quem parte de Porto Alegre rumo à Região Metropolitana. Porém, a empresa afirma que "poderá fazer adequações com o objetivo de equalizar a oferta de linhas e a demanda dos usuários", conforme o que foi acertado com o MP e a Metroplan.

Trajeto

Os principais afetados pela mudança se dividem em relação ao assunto. O Diário circulou pelo terminal da Praça Rui Barbosa, no Centro Popular de Compras (POP Center). A doméstica Rosane Silva, 57 anos, reclamou das alterações. Para ela, o tempo de viagem aumentou em cerca de 20 minutos. Rosane é residente da Morada do Vale III:

— Fica complicado um ônibus para passar por todos os três bairros.

A manicure Aloma Vidotto, 22 anos, relata que foi prejudicada nos dois sentidos da viagem. Isso porque quando vem do bairro Morada do Vale III pela manhã, também embarca numa linha única para as três comunidades. Com isso, além de passar mais tempo no ônibus, Aloma aponta a superlotação como um problema constante no trajeto. 

— Quando chega na minha parada, já está cheio de gente, torna a viagem ainda mais cansativa. O mesmo se repete no final da tarde, na hora de voltar — cita a passageira.

Ao contrário dos outros usuários ouvidos, a vendedora Sirlene Maria Correa, 50 anos, que vive no bairro Morada do Vale I, sentiu-se beneficiada com a alteração:

— Agora passa bem mais perto da minha casa, ficou bom.

Metroplan confirma alterações

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 21/10/2019: Moradores falam sobre a unificação das linhas, que tem gerado demora até a chegada nos bairros. Na foto: Sirlene Maria da Silva CorreaIndexador: ISADORA NEUMANN
Sirlene não aprovou as mudançasFoto: Isadora Neumann / Agencia RBS

Segundo a assessoria de imprensa da Metroplan, órgão estadual que gere o transporte metropolitano, "as mudanças ocorreram com o intuito de oferecer um melhor atendimento aos usuários do transporte coletivo metropolitano". A entidade diz que a unificação não é só no sentido Porto Alegre/Gravataí. "Após o horário de pico da manhã, no sentido Gravataí/Porto Alegre, as linhas também ficaram unificadas. 

E no sentido contrário, a mudança é durante todo o dia, com viagens de 40 em 40 minutos partindo de duas regiões: Terminal Cairu (via Assis Brasil) e Terminal Praça Rui Barbosa — Camelódromo (via Anchieta)", diz a Metroplan, em nota.

Além da unificação de trajetos, outras alterações foram acertadas (veja o quadro) entre Transcal e Metroplan, de acordo com o pedido da comissão de moradores e do MP.

As outras mudanças

/// Atendimento das Moradas do Vale II e III até o Shopping Praia de Belas durante todo o dia e finais de semana.

/// Aumento do número de viagens no horário de pico na Morada do Vale II e III, atendendo parte da Morada do Vale I.

/// Diminuição do tempo de intervalo entre uma viagem e outra.

/// Implantação da linha via Anchieta, modalidade comum, o dia todo.

/// Implantação da linha via Assis Brasil até o Terminal Cairu.

/// Implantação de viagens partindo do Terminal Cairu o dia todo.

/// Substituição dos carros executivos na linha via Anchieta pelos carros comuns.

/// Substituição dos carros seletivos por executivos com tarifas mais baratas nos horários fora de pico.

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