Notícias



Piquetchê do DG

Bailes e Bailares: um manual atualizado das danças tradicionalistas

A obra póstuma de Paixão Côrtes foi lançada na semana passada, em Caxias do Sul, pelo MTG e pela família do tradicionalista

23/12/2019 - 08h00min


Jéssica Britto
jessica.britto@diariogaucho.com.br
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Paixão consolidou em livro pequenas publicações

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) lançou, na semana passada, em Caxias do Sul, na Serra o livro Baile e Bailares, de Paixão Côrtes (1927-2018). A obra póstuma traz o passo a passo de 35 danças tradicionalistas gaúchas – com fotos, ilustrações, partituras musicais e textos descritivos. 

Há cerca de dez anos, Paixão estava produzindo um novo livro, mais extenso, sobre as danças tradicionalistas. Porém, esse trabalho não foi publicado. Além disso, muitos dos seus ensinamentos limitavam-se apenas à parte oral, durante os cursos que ministrava, ou por pequenas publicações que distribuía para as entidades. 

– Meu pai estava trabalhando em uma obra que era uma consolidação das pequenas publicações que ele fazia e ia distribuindo gratuitamente. Esse projeto se chamava Mogar. Diversas dessas publicações tinham coreografias de danças, e ele percebeu a necessidade de tê-las de uma maneira formal, até porque estava havendo um pouco de deturpação. Ensinava em cursos, e isso, naturalmente, no passar de um para outro, ia sofrendo alterações – disse o filho de Paixão, que ajudou na digitalização dos textos, Carlos Paixão Côrtes.

Segundo ele, ainda em 2018, ano de morte de Paixão, o presidente do MTG, Nairo Callegaro, sugeriu que o material fosse disponibilizado, de forma consolidada, às novas gerações. 

Leia mais
Clássicos da literatura infantil com toque gaudério
A história da primeira mulher credenciada pelo MTG como narradora de rodeios
Tecnologia a favor do tradicionalismo

Manual de referência

Nairo conta que esse trabalho é direcionado aos jovens. De forma didática, poderão ter uma referência para estudos e consultas, produzida a partir dos estudos históricos feitos pelo autor. 

– O Paixão possuía diversas publicações, muitas esgotadas, e que já não se tinha mais condições de acesso. Era importante que tivéssemos uma obra que compilasse uma quantidade considerável de danças,   com o selo do MTG. Temos mais de 1,7 mil entidades filiadas e acredito que é fundamental que essa instituição-mãe possa, juntamente com a família (do Paixão Côrtes), disponibilizar essa obra oficial e fidedigna do trabalho dele – explicou o presidente. 

O livro Bailes e Bailares é um manual que conta, inclusive, com danças inéditas, que ainda não haviam sido publicadas, como o fandango sapateado. 

– Para quem quiser aprender a partir do trabalho do meu pai, o livro está disponível. Nós, familiares, não temos (com o livro) a finalidade de concurso, nem nada. Meu pai nunca ensinou para concursos, sempre ensinou para dançar. 

O objetivo não é dizer que se deve dançar com o “passinho esquerdo ou direito”, não. Estamos falando de dança, bailar, de arte – completa Carlos.

Como comprar

Divulgação / Divulgação
O livro

/// O livro será comercializado e já está disponível no site da Fundação Cultural do MTG ou pelo telefone (51) 3223-5191. O valor é R$ 80.

Organizadores da obra

Direção Geral: Nairiolli Antunes Callegaro
Planejamento Gráfico: Sidnei Martins
Fotografias: Acervo Documental de J.C.Paixão Côrtes
Digitalização dos textos:
Carlos Paixão Côrtes
Assessoria de Edição: Sandro Arruda (Nikito) e Loreno dos Reis Lorenzatto (Nito)
Edição de partituras: Roninson Borba
Assessoria Musical/Partituras: Fernando Graciola
Supervisão Geral: Carlos Paixão Côrtes e Marina Paixão Côrtes
Colaboração Técnica: Eduardo de Miranda e Diego Muller
Editora: Lorigraf
Diagramação: Sidnei Martins
Projeto Gráfico: Visual Comunicação e Design

Ricardo Zeni Moreno / Relato Conteúdo
No lançamento: a viúva, Marina, e o filho Carlos

Leia outras notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias