Notícias



Cachoeirinha

Buraco que interditava rua é pavimentado, na Capital

A cratera se formou após uma equipe do Dmae realizar uma ligação de água

13/12/2019 - 10h20min


Cratera foi finalmente fechada

– Estou aliviada! Conta a babá Ana Paula Lima dos Santos, 24 anos, sobre o fechamento da cratera que fi cava em frente à sua casa, na Rua das Camélias, no Jardim Protásio Alves, bairro Mario Quintana, em Porto Alegre. O buraco, aberto após Ana solicitar uma equipe do Dmae para realizar uma nova ligação de água, ficou mais de um mês interditando a rua, também conhecida como Acesso Nove. 

LEIA MAIS

Promessas de manutenção não foram cumpridas na Restinga
Três meses sem remédio para Parkinson, em Cachoeirinha
Casal de Gravataí oficializa união que começou por causa do Corações Solitários

Na edição de 5 de novembro do Diário Gaúcho, o transtorno que a babá e seus vizinhos estavam passando foi retratado pelo jornal. Na época, os moradores precisaram deixar seus carros trancados na garagem, pois o buraco tomou conta da rua e não havia maneira de transitar. 

Outra preocupação para os moradores nesse período era o risco de desmoronamento da calçada, já que a água da chuva estava acumulada na cratera. Além disso, os cachorrinhos da sogra de Ana acabaram caindo e ficando presos. A babá também temia que sua filha, de apenas cinco anos, sofresse algum acidente tentando atravessar o buraco para ir até a casa de sua avó. 

Conserto 

Após a publicação no DG, uma equipe do Departamento Municipal de Água e Esgoto ( Dmae) foi até o local realizar uma vistoria, mas, de acordo com Ana, acabou aumentando ainda mais o buraco: 

– Ficamos mais de 20 dias nessa situação. Cada vez que tentávamos entrar em contato com a prefeitura para resolver, começava um jogo de empurra, um passando a responsabilidade para o outro. 

Passado esse tempo, outro grupo de funcionários realizou a manutenção da cratera. Entretanto, a pavimentação não foi concluída. Segundo a babá, apenas jogaram britas para tapar o buraco, o que continuou trazendo problemas para os moradores. 

– Meu irmão foi tirar o carro e ele atolou nas pedrinhas. Precisou erguer o veículo com um macaco para poder retirá- lo. Foi um enorme transtorno – explica Ana. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Antes, buraco tomava conta da rua

Pavimentação 

Duas semanas após a colocação das britas, os funcionários do Dmae concluíram a obra com a realização da pavimentação, para alívio dos moradores – que estavam certos de que comemorariam o Natal juntamente com a cratera. 

Agora, Ana só espera que o problema não se repita e que o asfalto seja duradouro: 

– Quando colocaram as britas, acho que não aterraram o suficiente. Por isso, enfrentamos problemas com atolamento. Então, estou torcendo para que o trabalho tenha sido bem feito, para que a gente não precise passar por tudo isso de novo. 

Redes de esgoto foram consertadas 

O Dmae, por meio de sua assessoria de imprensa, explicou que foi ao local, inicialmente, em outubro, para atender a um pedido de nova ligação de água no Acesso 9 da Rua das Camélias. 

No entanto, quando a equipe finalizou a instalação, identificou que “ as canalizações de esgotos cloacal e pluvial estavam obstruídas e danificadas”. Assim, o departamento realizou o conserto das redes. Contudo, apenas na tarde de 9 de dezembro, outra equipe foi ao local para fazer a pavimentação da via. 

Produção: Thayná Souza

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias