Notícias



Festa da virada

Como aproveitar o Réveillon na orla do Guaíba em Porto Alegre

Prefeitura estima que 140 mil pessoas devem comparecer ao evento

30/12/2019 - 15h35min


Marcelo Gonzatto
Marcelo Gonzatto
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS
A previsão indica possibilidade de chuva na última noite do ano

Show de fogos com música, food trucks e apresentações artísticas vão marcar a chegada de 2020 na orla do Guaíba, em Porto Alegre, sob expectativa de atrair um público superior a 140 mil pessoas (leia o serviço completo da festa mais abaixo). Para receber essa multidão, a montagem do palco e de estruturas de apoio já estava adiantada no começo da manhã desta segunda-feira (30) e deveria ser concluída até o final do dia.

O trabalho dos operários era acompanhado de perto pelo autônomo Alessandro Pinto Rodrigues, 44 anos, que tomava seu mate diário na orla à sombra de uma árvore. O morador da Capital garante que passará a virada de ano no local com qualquer tempo - a previsão indica possibilidade de chuva na última noite do ano.

— Estive aqui no ano passado e foi muito bom. Agora, voltarei com amigos de qualquer forma, mesmo que chova — afirmou Rodrigues.

LEIA MAIS
Prefeitura divulga relatório de balneabilidade em pontos da orla em Porto Alegre
Veja o que abre e o que fecha no feriadão de Ano-Novo em Porto Alegre
Como será 2020? Um babalorixá, uma vidente e uma taróloga trazem as previsões

Uma das principais atrações será o show pirotécnico de 10 minutos programado para meia-noite, que pela primeira vez será acompanhado de uma trilha musical sob responsabilidade da DJ Letícia Sartoretto. Assim como na edição anterior, os fogos não terão estampidos para evitar desconforto de idosos, autistas, entre outras pessoas, e de animais. A contagem regressiva será antecedida por uma série eclética de shows que inclui a pequena Luiza Barbosa (representante gaúcha na final do The Voice Kids 2019), Imperadores do Samba, Casa Ramil e César Oliveira e Rogério Melo.

O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, afirma que a oferta de food trucks a disponibilidade de banheiros químicos e lixeiras será maior do que na virada passada para maior conforto do público.

— Será uma festa para as famílias. Espero que tragam suas cadeiras de praia, seus potes com comida, mas nos ajudem trazendo também sacos para levar o lixo embora depois — apela o secretário.

A celebração vai provocar uma série de alterações no trânsito, que começam pelo bloqueio da Avenida Mauá a partir da Rua General Bento Martins às 7h de terça.

— Recomendamos que os motoristas que vêm pela Castelo Branco já entrem no Túnel da Conceição em vez de seguir pela Mauá — orienta o gerente de fiscalização de trânsito da EPTC, Leandro Coelho.

Na manhã de terça, deve ocorrer a inspeção para liberação do Corpo de Bombeiros para a festa na Capital. Segundo o secretário Luciano Alabarse, a autorização costuma ser concedida depois de toda a estrutura montada.

Confira imagens da montagem do palco

O que você precisa saber sobre o Réveillon na Orla

COMIDA E BEBIDA
/// A festa contará com food trucks e beer trucks, mas também é permitido levar alimentos.

TRÂNSITO

Bloqueios
/// Avenida Mauá - Bloqueio total a partir da esquina com a Rua General Bento Martins a partir das 7h do dia 31. Para rumar à Zona Sul, os motoristas poderão entrar à esquerda na General Bento Martins até a Rua Demétrio Ribeiro. Virando à direita, chegarão à Avenida Borges de Medeiros.
/// Aureliano de Figueiredo Pinto - A partir das 15h do dia 31, bloqueio a partir da Augusto de Carvalho no sentido bairro-Centro. Os motoristas deverão entrar à direita na Augusto de Carvalho, seguir até a Loureiro da Silva e virar à direita na Vasco Alves.
/// Ônibus - Desvio será feito pela Rua Washington Luiz, onde entrarão à esquerda na Avenida Augusto de Carvalho para chegar à Avenida Loureiro da Silva. A partir da Loureiro, seguem itinerário normal.

Trajetos para chegar à orla
/// Para quem se desloca da Região Metropolitana: Castelo Branco, Túnel da Conceição, Sarmento Leite, Loureiro da Silva.
/// Quem vem da Zona Sul: Edvaldo Pereira Paiva até a Rótula das Cuias.
/// Quem vem da Zona Leste: Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Rótula das Cuias.
/// Quem vem da Zona Norte: Assis Brasil, Plínio Brasil Milano, Terceira Perimetral, Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Rótula das Cuias.

Ônibus

Para chegar
/// Todas as linhas que atendem a região funcionarão normalmente. Como a parada da Usina do Gasômetro estará bloqueada, uma opção é descer na parada da Escola Parobé, na Loureiro da Silva.

Para o retorno
/// C4 - Circular Balada Segura. Saída da Av. Borges de Medeiros (0h30min, 1h, 1h20min, 1h40min, 2h, 2h20min, 2h40min, 3h, 3h20min, 3h40min, 4h e 4h30min).
/// M98 - Noturna Pinheiro. Saída do terminal da Salgado Filho até o terminal da Avenida E. Jardim Outeira (1h30min, 2h30min, 3h30min)
/// M79 - Madrugadão Serraria/Ponta Grossa. Saída do terminal Salgado Filho até o terminal Estrada Retiro da Ponta Grossa (1h35min, 2h30min, 3h25min)
/// M21 - Corujão Baltazar/Assis Brasil. Saída do terminal Parobé até o terminal Nenê Portalet (1h40min, 3h e 4h20min)
/// M31 - Corujão Assis Brasil/Baltazar. Saída do terminal Parobé até o terminal Rua dos Maias (1h20min, 2h20min e 3h40min).

Aplicativos e táxis
/// Haverá dois pontos de concentração e embarque/desembarque preferenciais: na Loureiro da Silva, próximo ao prédio da Receita Federal, e junto à Rótula das Cuias.

Estacionamento
/// A EPTC deverá impedir o estacionamento nas ruas mais próximas para facilitar o fluxo. Uma opção é deixar o carro mais afastado e ir a pé ou no estacionamento (pago) da Estapar localizado no Cais Mauá (cerca de 800 vagas). Para chegar, deve-se ir pela Mauá, que estará bloqueada para o trânsito normal, mas disponível para quem estiver se dirigindo exclusivamente ao estacionamento.

CLIMA
/// Há possibilidade de chuva no Réveillon da Capital. Por isso, é recomendável levar capa ou guarda-chuva.

SEGURANÇA
/// Contará com reforço por meio de efetivos da Guarda Municipal e da Brigada Militar.

SOCORRO MÉDICO
/// Haverá posto médico e ambulâncias disponíveis na área.

BANHEIROS QUÍMICOS
/// Haverá 140 banheiros disponíveis na orla, conforme a organização.

BARCOS
/// Segundo a prefeitura, apenas dois barcos ainda tinham lugares até o final da manhã de segunda-feira. O ingresso para o Porto Alegre 10 ou o Noiva do Caí II custa R$ 80 e ainda podia ser reservado pelo telefone (51) 3109-2312. Programação inclui pista de dança e DJ.

PROGRAMAÇÃO
/// 18h - Vencedores Festival de Música
/// 19h10min - Imperadores do Samba
/// 20h10min - Cesar Oliveira e Rogério Melo
/// 21h20min - Luiza Barbosa, representante gaúcha na final do The Voice Kids 2019
/// 22h45min - Casa Ramil (Kleiton, Kledir, Vitor, Ian, João, Gutcha e Thiago)
/// 23h50min - DJ Letícia Sartoretto
/// 0h - Show pirotécnico
/// 2h - Encerramento

É PERMITIDO
/// Levar cadeiras de praia, cangas e esteiras
/// Levar ceias prontas e lanches
/// Levar bebidas e coolers

É RECOMENDADO
/// Manter-se hidratado e bem alimentado.
/// Se chegar cedo, ainda com sol, aplicar protetor solar.
/// Crianças devem carregar uma identificação e contato de um responsável. Caso uma criança se perca, procure a segurança do evento.
/// Marcar um ponto de encontro caso alguém se perca.
/// Levar saco/sacola para coletar o lixo.
/// Separar alumínios e vidros para serem descartados nas áreas de reciclagem.

É PROIBIDO
/// Uso de qualquer tipo de fogo de artifício.
/// Armas de qualquer espécie.
/// Churrasqueiras, espetos, produzir fogo no local ou uso de fogões portáteis.
/// Uso de drogas ilícitas.
/// Deixar lixo no chão, garrafas e latas.
/// Venda de bebidas ou alimentos sem licenciamento.
/// Entrar no rio (águas profundas com risco de afogamento).



MAIS SOBRE

Últimas Notícias