Morador da Capital espera cerca de dois anos para retirar cisto - Notícias

Versão mobile

 
 

Seu Problema é Nosso04/12/2019 | 10h26Atualizada em 04/12/2019 | 10h26

Morador da Capital espera cerca de dois anos para retirar cisto

Lindomar Vitor Pereira, 62 anos,  aguarda por nova marcação do procedimento ambulatorial 

Um simples procedimento se tornou uma grande chateação. É dessa forma que o representante comercial e motorista de aplicativos Lindomar Vitor Pereira, 62 anos, resume a espera por uma cirurgia ambulatorial para a retirada de um cisto sebáceo na lombar. Segundo Lindomar, morador do bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, o cisto sebáceo — que é um tipo de caroço que surge na pele — apareceu há cerca de dois anos. 

LEIA MAIS
Lutador de Novo Hamburgo recebe medalha de prata na Copa do Brasil de Taekwondo
Parque Marinha segue às escuras e prefeitura promete consertos no início de dezembro
Sonho paralisado: cerca de 500 casais veem o desejo de ter filhos perder-se no tempo 

Então, ele resolveu ir ao posto de saúde para obter orientação médica. 

— Quando consultei no posto, em agosto de 2017, o médico disse que, se tivesse um bisturi, faria o procedimento naquele momento. Mas tive que ser encaminhado ao cirurgião para cumprir a burocracia normal do SUS. Aí, esperei para ser avaliado por outro médico —relembra Lindomar. 

Adiado 

O motorista disse que esperou até 19 de julho deste ano, quando o procedimento foi marcado no Hospital Beneficência Portuguesa. Na data, ele soube que a cirurgia seria realizada no dia 5 de novembro. 

Aliviado com a marcação, Lindomar aguardou mais alguns dias. No entanto, quando foi ao hospital, no dia agendado, recebeu a informação, na recepção, de que o procedimento seria adiado. 

— A atendente me falou que o médico suspendeu a cirurgia porque estava se sentindo mal e não mais faria os atendimentos marcados para aquele dia — relembra Lindomar. 

Após o procedimento ser cancelado, ele não recebeu retorno de uma nova data: 

— Não entendo a dificuldade de remarcarem. Estou esperando há mais de dois anos para tirar um pequeno cisto, uma simples cirurgia, e nada. É um descaso. Sofro com essa demora, e me incomoda esperar por tão pouco. Imagina se fosse algo pior, assim como tantas outras pessoas que aguardam serem chamadas pelo SUS? — questiona o motorista. 

Hospital marcará nova consulta 

Por meio da assessoria do Hospital Beneficência Portuguesa, o médico presidente da Associação São Miguel, gestora da instituição, Rafael França, garante que, “ainda esta semana, chamará o paciente para nova consulta e, então, conforme a evolução do caso, remarcará a cirurgia com a maior brevidade possível”. Além disso, a assessoria esclareceu que o médico que faria o procedimento estava em licença-saúde, seguida de férias, na data agendada para o atendimento de Lindomar. 

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros