Notícias



Recesso escolar

Cidades da Região Metropolitana promovem atividades para as crianças nas férias: confira como participar

Em alguns locais, inscrições ainda estão abertas

17/01/2020 - 05h57min

Atualizada em: 17/01/2020 - 06h03min


Jéssica Britto
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Em Canoas, oficinas esportivas para diversas idades

Férias e calorão combinam com sossego e calmaria? Não, pelo menos para uma parcela da gurizada. Em Canoas, cerca de 200 crianças, com idades entre seis e 14 anos, têm aproveitado os dias de folga para se exercitar. E o encontro diário tem sido nos Centros de Esportes e Lazer (CEL) da cidade, que oferecem programação extensa até fevereiro. A ação faz parte da Colônia de Férias de Verão, que ocorre desde 2018 como uma forma de oportunizar a convivência e a integração entre crianças e adolescentes. A Colônia de Férias iniciou em 6 de janeiro e termina em 12 de fevereiro. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Os participantes se dividem em quatro turmas, duas (manhã e tarde) no CEL do bairro Mathias Velho e duas (também manhã e tarde) no CEL do bairro São José. São oferecidas aulas de capoeira, judô, boxe, vôlei, banhos de mangueira e passeios. As atividades são acompanhadas por professores de Educação Física da rede municipal, estagiários e educadores convidados. 

Diversão

Quem tem aproveitado tudo o que é oferecido são as irmãs gêmeas Rafaella e Manuella, de seis anos. Na última quarta-feira, elas estavam aprendendo algumas regras e táticas do rugby, no CEL Mathias Velho. 

– Aqui fazemos várias atividades e novas amizades. Está sendo muito legal – disse Manu, que, além da mana Rafa, ainda tem a companhia dos irmãos Carolline, de oito anos, e Miguel, de cinco. 

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Com orientação, gurizada aprende enquanto se diverte

A mãe Jeaniffer de Souza, 34 anos, afirma que, assim que conheceu o projeto da Colônia, quis matricular os filhos.

– As meninas já fazem ginástica artística em um projeto da prefeitura, no Estação Cidadania, então conhecia o trabalho deles e dos profissionais. As crianças levantam cedo, fazem atividades, novos amigos e conhecem novos esportes – relata.

Apesar das inscrições não estarem mais abertas, os pais ainda podem inscrever os filhos para o Acampamento de Férias, que será realizado das 8h do dia 13 de fevereiro às 17h do dia 14 de fevereiro, no Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo). As inscrições ocorrem entre os dias 20 e 30 de janeiro, das 9h às 17h, nos dois Centros de Esportes e Lazer – o CEL Mathias Velho fica na Avenida Rio Grande do Sul, 1.790, e o CEL São José, na Rua João Leivas de Carvalho, 541. Serão 100 vagas.

Leia também
Trajeto de ônibus inspirou poema de aluna gaúcha que venceu Olimpíada de Língua Portuguesa
Prefeitura fecha oito creches comunitárias, e pais lamentam: "Vai fazer muita falta"
Companhia de dança formada por jovens da periferia da Capital estreia seu primeiro espetáculo

Outros municípios também estão com programações em andamento. Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Guaíba e Novo Hamburgo desenvolvem projetos em diferentes modalidades. Em 

Novo Hamburgo, por exemplo, há projetos que contemplam todas as idades, entre eles, oficinas de cinema e fotografia para maiores de 14 anos. Confira:

Cachoeirinha

/// Até 20 de fevereiro, a Praça da Juventude terá uma Colônia de Férias com atividades recreativas e esportivas. A programação ocorre de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, e é direcionada para crianças e adolescentes de seis a 12 anos. 

/// Outras atividades para o público em geral voltam a ocorrer a partir de 20 de janeiro. 

/// Mais informações e inscrições podem ser obtidas na Praça da Juventude, Avenida Dr. Mário da Costa Pereira, bairro Granja Esperança, ou pelo telefone (51) 98552-1638.

Esteio

/// Durante o verão, a Academia de Saúde Três Marias oferece programação para crianças de cinco a 12 anos. Além das atividades fixas, como ginástica, pilates, ritmos e cromoterapia, até o dia 13 de fevereiro haverá oficinas de recreação para o público de cinco a oito anos. As oficinas ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 15h30min às 16h30min. 

/// A programação conta também com oficina de pilates kids. A atividade segue até o dia 12 de fevereiro, dividida em duas turmas. Às quartas-feiras, das 13h30min às 14h30min, a oficina é destinada a crianças de cinco a oito anos. Às sextas-feiras, no mesmo horário, para crianças de nove a 12 anos. 

/// As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na Academia (Rua Ayrton Senna da Silva, ao lado da UBS Votorantim).

Guaíba

/// A prefeitura realiza o Projeto Verão, que são atividades para alunos da educação infantil (quatro e cinco anos) até o 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. Os alunos são atendidos por professores, monitores e agentes educadores que desenvolvem atividades lúdicas e pedagógicas. O projeto acontece até 31 de janeiro, nas seguintes escolas: Emef Teotônio Vilela (de 13 até 17 de janeiro), Emef São Francisco de Assis (de 20 até 24 de janeiro) e Emef Santa Rita de Cássia (de 27 até 31 de janeiro).

Gravataí

/// Para o período das férias, a Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer (SMCEL) promove a 1ª edição da Colônia de Férias. As atividades ocorrem na sede da Secretaria de Cultura (Rua Antônio Donga, 15) e no Ginásio Aldeião (Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1497-1499). 

/// As inscrições encerraram-se em 10 de janeiro, mas a ação atua com sistema de fila de espera. Se uma criança faltar mais de três vezes, consecutivas ou não, a lista de espera será acionada. A Colônia funcionará até 14 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30min. Trinta crianças são atendidas.

Novo Hamburgo

/// Nos meses de janeiro e fevereiro, o município oferece a terceira edição do Brincando na Praça. O projeto segue até 7 de fevereiro, na Praça da Juventude (Rua Honduras, 150), no bairro Santo Afonso. A atividade, que é voltada para crianças de seis a 13 anos, e menores de seis anos acompanhados de responsáveis, ocorre de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, com inscrições diretamente no local. Com a orientação de professores, serão oferecidas práticas recreativas, culturais, educativas e esportivas como oficina de pipa, dança, brincadeiras antigas, cinema, futebol, vôlei, skate e a hora do conto. 

/// Outro projeto realizado pela prefeitura, mas para o público maior de 14 anos, são as oficinas de verão. Informática, cinema, fotografia, áudio e vídeo são as opções para quem quer aproveitar as férias de uma forma diferente. As oficinas acontecem nos bairros Boa Saúde, Vila Diehl/Kephas, Santo Afonso e Centro, com aulas iniciadas em 13 de janeiro e encerramento previsto para 14 de fevereiro. As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas nos locais.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias