Receita do Leitor
Massa curinga da Karina: aprenda a preparar a base para diversos salgados
No passo a passo, a moradora da Capital fez uma esfirra para demonstrar a utilização da massa
Moradora do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, a vendedora de salgados e doces Karina da Silva Nunes, 30 anos, ensina como fazer a massa curinga. O nome sugere sua finalidade: pode ser usada em diversas receitas.
LEIA MAIS
Apenas oito minutos no micro-ondas: conheça o bolo de aveia da Ester
Pudim de sorvete da Claudia: aprenda o passo a passo da sobremesa
Coxinhas de frango recheadas da Heloísa: confira o passo a passo do prato
— Eu utilizo para fazer cachorrinhos assados, hamburguinhos, baurus e esfirras. Ela é fácil, econômica e rende bastante. Em uma hora, os salgados ficam prontos – conta Karina, destacando que o salgado que mais vende por dia é a esfirra de carne com requeijão.
Segundo ela, a produção dos salgados — a Delícias da Kaka, no Facebook — iniciou quando precisava fazer a festa de aniversário de uma das filhas:
— Primeiro, aprendi a fazer trufas e depois, a fazer empadas. No início das vendas, eram só as empadinhas. Agora, faço outros salgados, principalmente, usando a massa curinga.
Dividida entre a produção dos quitutes e a comercialização, Karina sai de casa no período da tarde para oferecer seus salgados e doces.
— Eu ando toda a Avenida Getúlio Vargas e um pedaço da Erico Verissimo, entre outras, e, quando sobra alguma coisa, vou para a Cidade Baixa. Vendo onde já conheço as pessoas, em comércios e salões de beleza — explica.
Vendas na rua
Empreender na área de alimentos não é uma novidade para Karina. Ela conta que seus pais venderam, por muito tempo, pastéis fritos na rua:
— Esse era o único lanche que eu não queria vender! Mas já fiz entre meus salgados e vendi bem — conta a jovem.
Entre os planos de Karina está a produção de marmitas de almoço:
— Tem dias que vendo todos os salgados e dá um bom retorno. Em breve, começo a comercializar comida caseira também.
No passo a passo, Karina fez uma esfirra para demonstrar a utilização da massa curinga.
MEU SEGREDINHO
/// A dica de Karina é sobre a quantidade de água que ela usa no preparo da massa:
— Nas receitas, normalmente, a medida de água para a massa é redonda. Por exemplo, 500ml. Eu coloco 550ml, porque acho que ela fica mais macia de ser trabalhada e não deixa ficar um salgado pesado.
MASSA CURINGA
INGREDIENTES
✔ 1kg de farinha de trigo
✔ 1 pacote de fermento biológico seco (10g)
✔ 550ml de água em temperatura ambiente
✔ 80ml de óleo
✔ 1 colher (sopa) de sal
✔ 6 colheres (sopa) de açúcar
✔ Gemas para pincelar
MODO DE PREPARO
/// Misture o sal, o açúcar e o fermento. Acrescente a água e misture. Após, adicione o óleo e a farinha, aos poucos. Sove bem até que desgrude das mãos. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Depois, abra-a com a ajuda de um rolo e das mãos.
/// Prepare o recheio de sua preferência, coloque na massa e feche o salgado.
/// Pincele uma gema de ovo por cima do salgado. Leve ao forno preaquecido a 200° C por cerca de 15 minutos ou até dourar.
RENDIMENTO: 20 salgados grandes
TEMPO DE PREPARO: 1 hora
PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90169-900.
Produção: Caroline Tidra