Notícias



Perfil dos infectados

Coronavírus: dos 34 casos confirmados no Brasil, 56% são mulheres e 41% têm menos de 40 anos

Maioria dos casos no país está nas faixas etárias baixas, onde se concentra a circulação do vírus. Ministério da Saúde alerta que casos mais graves ocorrem com idosos

10/03/2020 - 21h05min


Guilherme Justino
Guilherme Justino
Enviar E-mail

O Brasil registra 34 casos confirmados de coronavírus, informou nesta terça-feira (10) o Ministério da Saúde. Pela primeira vez, a pasta divulgou um balanço sobre o perfil dos infectados, indicando que a média de idade é de 41 anos – 41% dos pacientes têm menos de 40 anos – e que 56% dos doentes são do sexo feminino.

Entre os 34 casos, 19 (55,8%) foram registrados em São Paulo, oito (23,5%) no Rio de Janeiro, dois na Bahia, um em Alagoas, um no Distrito Federal, um no Espírito Santo, um em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul – o primeiro caso confirmado em território gaúcho foi em Campo Bom. O Brasil tem 893 casos suspeitos e 780 casos descartados; o Rio Grande do Sul, 70 suspeitas e 129 registros descartados.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Seis casos confirmados de coronavírus no Brasil são de transmissão local, sendo cinco em São Paulo e um na Bahia. Os demais foram importados, ou seja, de pessoas que viajaram a países com foco de coronavírus e apresentaram sintomas da doença no retorno ao Brasil.

Quanto ao perfil dos casos, o Ministério da Saúde avalia que a maioria das pessoas infectadas está em faixas etárias mais baixas. Enquanto a circulação do vírus está, por enquanto, concentrada em pessoas com menos de 50 anos (67% dos infectados no Brasil têm até 49 anos), os casos mais graves costumam ser registrados em idosos.

— Os casos, quando atingem idosos, principalmente acima de 80 anos, são sempre de uma gravidade acima da nossa expectativa. Mas não é esse cenário que temos registrado agora no Brasil — garante o secretário-executivo do ministro da Saúde, João Gabbardo dos Reis.

Perfil dos casos confirmados de coronavírus no Brasil

  • Idade média: 41 anos
  • Faixa etária:
    menos de 40 anos = 14 casos (41%)
    de 40 a 49 anos = 9 casos (26%)
    de 50 a 59 anos = 6 casos (18%)
    de 60  a 69 anos = 4 casos (12%)
    mais de 69 anos = 1 caso (3%)
  • Sexo: feminino = 19 casos (56%)
    masculino = 15 casos (44%)
  • Hospitalizações: 5 (15%)

Fonte: Ministério da Saúde

De acordo com a secretária de Atenção Primária substituta, Caroline Santos, estima-se que 90% dos casos são leves e podem ser tratados na atenção primária à saúde, nos postos de saúde, ou com orientação dos profissionais que estão nesse locais. O Brasil tem 42 mil unidades básicas de saúde.

— Os postos de saúde são a porta de entrada do cidadão na rede de saúde. São as unidades que estão mais próximas de onde as pessoas moram e trabalham. São as unidades que as pessoas devem recorrer inicialmente — explicou Caroline Santos.

Leia também
Campo Bom tem o primeiro caso confirmado de coronavírus no RS
O Diário Gaúcho te ajuda a entender a situação do coronavírus

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

— Se você está doente, qual é a orientação? Evite visitas físicas: fale pelo telefone, pela internet. Evite aglomerações. Ao ar livre, por enquanto não tem nenhuma necessidade de dar esse tipo de recomendação. Mas isso não é definitivo — afirmou Gabbardo.


Mapa do coronavírus

Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias