Notícias



Pandemia

Ministério da Saúde afirma que Porto Alegre tem transmissão comunitária de coronavírus

Governo federal também confirmou pelo menos 621 casos da covid-19 no Brasil

19/03/2020 - 21h26min


Débora Cademartori
Débora Cademartori
Enviar E-mail

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (19), que a cidade de Porto Alegre já tem transmissão comunitária de coronavírus. Isso quer dizer que não é possível identificar a origem da doença na capital gaúcha.

Na quarta-feira (18), a prefeitura de Porto Alegre anunciou o primeiro caso de transmissão local, ou seja, de pessoa para pessoa dentro do território da cidade. Nesta quinta, o número de casos da covid-19 no Rio Grande do Sul subiu para 33.

O Ministério também anunciou que o Brasil tem pelo menos 621 casos confirmados de coronavírus — na quarta, o número confirmado era de 490. Além de Porto Alegre, a transmissão comunitária acontece em São Paulo (Estado), Rio de Janeiro (capital), Pernambuco, no sul de Santa Catarina (região de Tubarão) e na cidade de Belo Horizonte.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirma que pessoas que sentirem sintomas de gripe não devem ir ao trabalho. Devem, segundo ele, ficar em casa e, se possível, ficar com toda a família, isolados. Ele disse, durante coletiva de imprensa, que a medida evita que outros trabalhadores sejam contaminados. 

— Vai ser muito pior para o empregador se a pessoa for trabalhar, porque pode contaminar o restante dos funcionários  — disse Gabbardo.

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

 Entenda a diferença nos tipos de transmissão:

Caso importado: pessoas que voltaram de viagem no Exterior já com os sintomas de coronavírus ou desenvolveram a doença no local atual dentro do prazo de incubação do vírus (14 dias).

Transmissão local: acontece quando alguém que se contaminou com o vírus no Exterior transmite o vírus para outra pessoa que não viajou. Até então, eram registrados apenas casos importados.

Transmissão comunitária: quando se torna impossível identificar a origem da contaminação de uma pessoa naquela cidade.

 Leia também
Veja dicas para evitar transmissão do coronavírus em locais públicos
Hospital de Clínicas recebe R$ 57 milhões para combate ao coronavírus
Coronavírus: saiba quais são os principais sintomas e como ele é transmitido   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias