Notícias



SOLIDARIEDADE

Ação garante 14 mil ovos de Páscoa para instituições de 11 cidades gaúchas

Iniciativa do programa Mesa Brasil beneficia famílias em vulnerabilidade social da Região Metropolitana e Litoral Norte. Bairro Bom Jesus, na Capital, foi um dos beneficiados.

09/04/2020 - 19h23min

Atualizada em: 10/04/2020 - 14h20min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Isadora Neumann / Agencia RBS
Fabiane Moraes (D), coordenadora da Anspeso, celebra as doações

Com as contas mais apertadas em razão da pandemia de coronavírus, algumas famílias em situação de vulnerabilidade social terão uma preocupação a menos neste final de semana: o presente de Páscoa. Isso porque o Sesc Comunidade, por meio do programa Mesa Brasil, entregou 14 mil ovos de páscoa para instituições e prefeituras de 10 municípios da Região Metropolitana e do Litoral Norte. Além de Porto Alegre, os locais contemplados foram Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Viamão, Montenegro, São Leopoldo, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí, Torres e Tramandaí. A ação ocorreu entre quarta (8) e quinta-feira (9).

Leia mais
Luciano Périco: a solidariedade dos craques da dupla Gre-Nal
Banco de Alimentos entrega 16 toneladas de doações a instituições de Porto Alegre
Alunos e professores da UFRGS formam núcleo de solidariedade para ajudar comunidades

Na Capital, a reportagem acompanhou a entrega em três instituições do bairro Bom Jesus, na Zona Leste. Lá, os espaços responsáveis pelo recebimento dos ovos foram pontos como o Centro São José e a Associação Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Anspeso). Dali, as guloseimas de chocolate serão distribuídas àquelas famílias cadastradas nas entidades. 

Os ovos de páscoa foram doados pela fabricante Mondelez. Mas, além dos chocolates, alguns locais terão acréscimo no presente. Conforme o gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Schmitz, 900 quilos de bananas e 1.416 unidades de iogurte também estão entre os itens distribuídos. 

 - O Mesa Brasil faz isso o ano todo. Recolhemos cerca de 80 toneladas de alimentos por mês e distribuímos para cerca de 300 entidades. Fazemos a ponte entre quem está interessado em doar e quem precisa receber. Neste momento de pandemia, temos sido ainda mais demandados, e essa doação dos ovos é justamente para as famílias que teriam mais dificuldade em adquirir este produto - sintetiza Eduardo, sobre o trabalho da entidade.

Isadora Neumann / Agencia RBS
Silvia Lehmen distribuiu rapidamente os presentes do Coelhinho

Logo que os ovos foram entregues no Centro São José, uma fila de crianças que frequentam a instituição já se formou. Conforme a dirigente administrativa do local, Silvia Lehmen, cerca de 70 ovos foram distribuídos rapidamente. No total, o centro recebeu cerca de 120 unidades. Conforme Silvia, mensalmente, o local já recebe diversas doações entregues pelo Mesa Brasil. Nesta quinta-feira (9), além dos ovos de páscoa, vieram mamão e pão de forma. Tudo é distribuído as famílias cadastradas na entidade, que oferece atividades recreativas para crianças no contraturno escolar.

- É muito gratificante eles saindo daqui com a sorriso de orelha a orelha. Com esse presente, podemos desejar a todas as famílias aqui da nossa comunidade uma feliz Páscoa, em casa - alerta Silvia.

Na Capital, o contato foi feito com as entidades com o auxílio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (Smdse) e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Em outros municípios, como explica Eduardo, o contato foi feito com os setores de assistência social das prefeituras. Assim, as doações são entregues e os órgãos se responsabilizam por distribuir para quem está cadastrado nestes locais.

- Pensando na logística, é a melhor maneira. Não temos como entregar para cada família, então as entidades são nossas parceiras para fazer essa ligação entre as doações e as famílias carentes que estão cadastradas para receber auxílio - conta Eduardo.

No total, os 14 mil ovos de páscoa e as outras doações devem contemplar seis mil pessoas aptas a receber doações por meio destes órgãos sociais.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias