Notícias



Prefeitura da Capital

Decreto autoriza reabertura de comércio relacionado a consertos e manutenção em Porto Alegre

Texto também renova automaticamente alvarás sanitários e de funcionamento com vencimento pelos próximos 90 dias

10/04/2020 - 21h05min


GZH
GZH

A prefeitura de Porto Alegre autorizou a reabertura de mais alguns tipos de estabelecimentos durante a pandemia de coronavírus. De acordo com o decreto nº 20.541, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município e que passa a valer nesta sexta-feira (10), está permitido o funcionamento de alguns comércios relacionados a consertos e manutenção. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O texto, assinado pelo prefeito Nelson Marchezan, cita lojas de venda e serviços para aparelhos telefônicos e chips de telefonia móvel; assistência técnica de máquinas, equipamentos, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos; venda de equipamentos de informática, computadores e redes de internet; conserto e fabricação de chaves e fechaduras; serviço de autossocorro com uso de guincho; locação de veículos e também de geradores de energia.

Segundo o texto, o atendimento nos comércios "deverá  ser realizado com equipes reduzidas e com restrição do número de clientes, na proporção de 1 (um) cliente para cada 1 (um) funcionário, sendo vedada a formação de filas, internas e externas, e a aglomeração de pessoas". 

Leia a íntegra do decreto da prefeitura

O decreto também flexibiliza serviços de manutenção predial e residencial. Sendo assim, ficam permitidos, em caráter excepcional para atendimento de necessidades urgentes: conserto de instalações elétricas, sistemas hidráulicos e de gás, de acessibilidade e de prevenção contra incêndio. 

Leia também
Lotéricas e agências da Caixa registram filas de trabalhadores em busca do auxílio de R$ 600
"Não trabalhamos com a hipótese de comércio fechado até junho", afirma Leite
Atrasos na entrega de correspondência e falta de proteção viram rotina para carteiros

(O decreto) É um incentivo para as pessoas ficarem em casa, com toda a assistência  necessária para trabalhar, estudar ou realizar atividades domésticas — argumenta Marchezan. 

O texto publicado no Diário Oficial também amplia a renovação automática dos alvarás sanitários e de funcionamento de competência municipal. Todas as licenças que vencerem até o dia 20 de junho de 2020 terão a validade estendida por três meses.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias