Eu sou do Samba
Inspiradas em Fábio Verçosa, ex-integrantes da corte da Capital criam ação solidária
Intenção é arrecadar produtos de higiene para famílias carentes
Entre as atividades de uma corte carnavalesca está o apoio às ações sociais. Um dos reis momos de mais destaque na história recente da folia porto-alegrense, Fábio Verçoza, falecido em 2017, era conhecido por ser ativo em campanhas solidárias o ano inteiro.
E foi com inspiração nele que duas rainhas, juntamente com outras integrantes da corte do Carnaval de Porto Alegre de anos passados, resolveram fazer uma ação para arrecadar produtos de higiene para famílias carentes nesse momento em que manter as mãos e a casa limpas é tão importante.
Vendo a dificuldade pela qual muitas pessoas estão passando por terem que parar de trabalhar devido ao isolamento social, Thaís Pereira de Oliveira, 28 anos, educadora física, fez uma publicação nas suas redes sociais convidando amigos a ajudarem
em uma campanha de arrecadação de materiais de higiene. E como ninguém faz nada sozinho, ela procurou Caroline Aires Silveira, 28 anos, advogada, para se unir a ela. Assim, o projeto ganhou o nome de Soberanas do Bem – Poa.
As duas foram segundas princesas da corte, Thaís em 2012, representando a Filhos da Candinha, e Caroline, em 2014, representando a Imperatriz Dona Leopoldina.
Inspiração
Ambas já costumam participar desse tipo de projeto. Em 2014 e 2015, Carol esteve ligada ao Projeto Vó Chica, na Vila Safira. E, junto com seus familiares, faz parte da Equipe Solidária, uma união entre famílias e vizinhos, no bairro Partenon e Alameda, para realizar ações sociais.
Thais também atua como voluntária em projetos sociais. Na última Páscoa, com a ajuda de seus familiares, conseguiu presentear 240 crianças da comunidade da Glória, no Quilombo dos Alpes.
Para ampliar ainda mais as possibilidades, as gurias tiveram a ideia de unir outras soberanas. Assim, fizeram um grupo no WhatsApp para conversar. Já são 14 rainhas empenhadas em, pelas suas redes sociais – já que o isolamento social não permite que estejam na rua – divulgar a campanha e arrecadar doações.
Leia também
Após evento beneficente ser cancelado, família organiza vaquinha para auxiliar porta-estandarte que teve AVC
Arrecadação até 10 de abril
O material arrecadado será distribuído para famílias do bairro Partenon, na Zona Leste, e para famílias da União de Vilas do bairro Cruzeiro e Quilombo das Flores, no bairro Glória, Zona Sul.
– Fizemos contatos com líderes comunitários para melhor direcionar os kits – explica Thaís.
O prazo para arrecadação é dia 10 de abril. A distribuição está prevista para os dias 11 e 12. Para ajudar, basta entrar em contato com a Thaís pelo telefone (51) 98580-7047. Quem preferir contribuir por depósito, qualquer valor é bem-vindo: Banco 260 – Nu Pagamentos S.A, agência 0001, conta 88318103-0, em nome de Thaís.