Notícias



Receita do Leitor

Nuggets caseiros da Yasmin: aprenda uma receita sem conservantes

A receita é simples e pode ser feita com  crianças durante o período da quarentena, como forma de entreter os pequenos

08/04/2020 - 16h15min


Caroline Tidra / Agencia RBS
Sem conservantes nem excesso de sal

Fazer nuggets caseiros é fácil e pode ser muito atraente para crianças – inclusive, para colocarem a mão na massa junto com os pais. Moradora de Osório, no Litoral Norte, a estudante de Nutrição Yasmin Ferrari, 25 anos, mostra como preparar a receita: 

— Além de gostoso, o nugget feito em casa se torna mais saudável pelo fato de não ser um alimento ultraprocessado. Desta forma, a receita não contém gordura hidrogenada, realçador de sabor, excesso de sódio, açúcares, corantes e conservantes, como os nuggets comercializados nos mercados, que, em sua maioria, não fazem bem para nossa saúde. O benefício está em não ter esses ingredientes industriais. 

LEIA MAIS
Cuca cremosa da Djane: aprenda o passo a passo da receita
Aprenda a fazer a costela na pressão da Giovana
Bolo sem farinha da Ana e da Carine: aprenda a receita à base de cacau e coco

A estudante relata que, atualmente, se alimentar de forma saudável é relativo e, por isso, segundo ela, é necessário buscar o equilíbrio na escolha dos ingredientes e nas quantidades ingeridas. Um dos diferenciais da receita é a utilização de flocos de milho natural (que não levam açúcar) para polvilhar os nuggets. 

— Esse prato é uma boa alternativa para lanches, para crianças levarem de merenda ou para ser servido em casa com molhos, como a própria maionese caseira. Depende do momento em que ele é feito — explica a estudante. 

MEU SEGREDINHO
Yasmin dá uma dica para deixar o bolo de chocolate mais molhadinho:
— Faça uma mistura com meio copo de água e meia colher (sopa) de açúcar. Quando o bolo estiver pronto, faça furos e despeje, usando uma colher, a água com açúcar por cima. Após, coloque a cobertura de sua preferência. A massa do bolo fica fofinha.

NUGGETS CASEIROS

Caroline Tidra / Agencia RBS
Crocante e saboroso

INGREDIENTES
✔ 400g de peito de frango
✔ 1/2 cebola
✔ 2 dentes de alho
✔ Páprica a gosto (opcional)
✔ Sal a gosto
✔ 100g de flocos de milho natural
✔ Queijo parmesão ralado a gosto

MODO DE PREPARO

/// Coloque no processador (na falta, use o liquidificador) a cebola e o alho, e processe. Após, acrescente o peito de frango em pedaços cortados e processe novamente os ingredientes.

Caroline Tidra / Agencia RBS

/// Adicione sal e páprica (ou temperos de sua preferência) e processe mais uma vez.

Caroline Tidra / Agencia RBS

/// Para empanar, triture a porção de flocos de milho até que fique na textura de farofa. Então, misture-a com queijo parmesão. 

Caroline Tidra / Agencia RBS

/// Com o frango moído, faça o formato de nuggets, mergulhe na água rapidamente e passe na mistura de flocos de milho e queijo, polvilhando bem. 

Caroline Tidra / Agencia RBS

/// Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos. 

Caroline Tidra / Agencia RBS

RENDIMENTO: 15 nuggets
TEMPO DE PREPARO: 45 minutos

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG. 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você. 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra 

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias