Notícias



Solidariedade

Voluntários de Sapucaia do Sul fazem pães caseiros para doação

Incubadora solidária da prefeitura de Sapucaia do Sul abre portas para associação de moradores produzir alimentos que serão doados

18/04/2020 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Pães são doados para famílias carentes do bairro Colina Verde

A quantidade de boas iniciativas surgindo em meio à pandemia do coronavírus tem gerado uma onda de boas notícias. E em Sapucaia do Sul, mais uma entre essas empreitadas nasceu. Por meio do trabalho na Incubadora de Economia Solidária (Ecosol) do município, voluntários estão ajudando famílias em situação de vulnerabilidade social que precisam de comida neste momento de crise. 

Leia mais
Iniciativa em São Leopoldo combate a fome de comida e de afeto
Transmissões ao vivo ajudam religiões de matriz africana a manter cultura ativa
Moradores da periferia ficam ainda mais expostos ao coronavírus

A ação está sendo feita por meio da doação de pães caseiros produzidos nesta incubadora do município, que fica junto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Walmir dos Santos Martins, na região do loteamento Colina Verde. Aliás, o bairro, que tem muitas famílias em situação de vulnerabilidade, é o foco da ação.

Mas o trabalho não é apenas da prefeitura. O município entra com o espaço físico, maquinário e também com a responsabilidade de buscar doações para que os pães sejam produzidos. Mas quem coloca a mão na massa, literalmente, são voluntários da Central Única das Favelas (Cufa) de Sapucaia do Sul. Além de morarem na localidade e conhecerem a Cufa, os voluntários são pessoas que fizeram o curso de padaria na Ecosol.

Ociosos

— A incubadora é algo muito positivo para a cidade. Além da padaria, temos espaço de costura, hortas comunitárias e reciclagem. Nesse momento, em que os cursos na Ecosol estão parados e os equipamentos estavam ociosos, conseguimos disponibilizar este espaço para produzir os pães e ajudar as famílias que mais precisam — conta José Medina, coordenador de economia solidária da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Economia Solidária de Sapucaia do Sul.

Conforme o coordenador, a Cufa tem uma base bem organizada no bairro, tendo cadastro de famílias em situação de vulnerabilidade social. Por isso, conforme José, a doação dos pães caseiros contemplará famílias já cadastradas nesta lista, além de ser constatada a dificuldade de cada uma e necessidade de realmente receber as doações. O projeto, iniciado na semana passada, já doou mais de 200 pães caseiros.

Para que a boa ação continue, a equipe necessita de doações de ingredientes para a produção dos pães. Itens como farinha de trigo, ovos, açúcar, óleo e fermento biológico são muito bem-vindos.

Cada família terá direito a retirar dois pães por vez. A retirada ocorre todas as terças e quintas-feiras, às 9h, na sede da Ecosol, no ginásio da escola Walmir Martins. A doação dos alimentos depende, claro, de que haja ingredientes suficientes no estoque para produzir os pães nas segundas e quartas-feiras. 

André Ávila / Agencia RBS
Voluntários trabalham de acordo com doação de ingredientes

"Será o único alimento para alguns"

Coordenador da Cufa em Sapucaia, o porteiro Fábio Evangelista, 44 anos, conta que o trabalho começou depois da união da comunidade. Um grupo de moradores já estava arrecadando doações para famílias necessitadas do Colina Verde. A turma procurou a prefeitura para pedir apoio no transporte das doações. Mas, além disso, recebeu como sugestão utilizar os equipamentos que estavam parados na Ecosol.

— O projeto é importante porque tem pessoas que só vão ter esse pão para comer em casa. A gente fica grato aos parceiros que fazem os pães conosco e àqueles que estão doando os materiais para continuarmos com a produção — diz Fábio.

Além dele, participam da preparação dos pães o encarregado de logística Giovani Silveira de Moraes, 26 anos, a merendeira Alessandra Duarte da Silva, 42 anos, a cozinheira Ana Paula Oliveira Barbosa, 39 anos e o professor de dança Wesley Barbosa Soares, 19 anos.

Como ajudar

/// Ingredientes pode ser doados presencialmente na Escola Walmir Martins, na Rua dos Canários, 314, bairro Colina Verde.

/// Também é possível ligar para (51) 98652-5090 ou (51) 98168-6197. Nestes casos, a prefeitura busca as doações.

/// Para garantir os pães, as famílias devem ligar antes e reservar o alimento pelo número (51) 98513-0113.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias