Notícias



Eu Sou do Samba

Por que o enredo da Mangueira de 1988 continua atual

Tema era o aniversário da Lei Áurea. Porém, discutia se a liberdade havia sido efetivamente oferecida aos negros

14/05/2020 - 05h00min

Atualizada em: 14/05/2020 - 05h00min


Liliane Pereira
Liliane Pereira
Public Domain / Reprodução
Desfile da Mangueira na Sapucaí em 1988

Em 1988, a Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, desenvolveu na Sapucaí o tema 100 Anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão?. O assunto eram os 100 anos da abolição da escravatura no Brasil. O samba era lindo e trazia à tona a reflexão a respeito da liberdade do negro, concedida por meio da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888.

A data é, sem dúvida, um marco. Mas há um motivo, porém, pelo qual ela não é celebrada pelo movimento negro. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

A discussão gira em torno do fato de que, por muito tempo, dava-se exclusivamente à princesa Isabel o crédito por ter acabado com a escravidão no Brasil. O que diversos estudos mostram, porém, é que houve participação ativa de parte da sociedade, de negros (libertos ou não) e não negros.

Complexidade

De acordo com a professora de História da UFRGS e coordenadora nacional do GT Emancipações e Pós-abolição da Associação Nacional de História (Anpuh), Fernanda Oliveira, a questão tem a ver com o significado da data.

– Geralmente, a tendência é valorizar única e exclusivamente a ação da princesa. Mas, na verdade, o 13 de maio é fruto de uma luta bastante complexa que envolveu diferentes setores da sociedade, incluindo elite, grupos populares, pessoas negras e não negras nos dois grupos e muitos abolicionistas negros. Falar sobre o 13 de maio exige que falemos sobre as disputas e sobre a complexidade do momento – afirma a doutora em História, que completa:

– Não temos por ideal dizer que a data não foi importante, muito pelo contrário, o que é equivocado é engessar o 13 de maio como se ele tivesse sido uma concessão da princesa.

Leia também
Padedê do Samba ministrará aulas de dança pela internet
Império do Sol, de São Leopoldo, promove campanha para ajudar comunidade da escola

Outra discussão é o fato de que o projeto abolicionista não foi seguido de um processo de inserção dos negros na sociedade. A liberdade não se tornou uma realidade imediata. Muitos permaneceram com seus antigos donos em troca de comida e moradia.

Tal fato é um dos principais motivos que levaram essa parcela da população a tamanha desigualdade, pois permaneceram marginalizados. Desigualdade que, 132 depois, ainda é tão latente. 

Já dizia o samba: “Será que já raiou a liberdade, ou se foi tudo ilusão? Será, oh, será que a lei áurea tão sonhada, há tanto tempo assinada, não foi o fim da escravidão? Hoje dentro da realidade, onde está a liberdade? Onde está, que ninguém viu? Moço, não se esqueça que o negro também construiu as riquezas do nosso Brasil”.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias