Notícias



Seu Problema é Nosso

Sem asfalto na rua, moradores fazem sua própria pavimentação para amenizar os buracos

Há três anos, os moradores do bairro Vila Nova, em Porto Alegre, pedem que a colocação de asfalto na Alameda Dois, porém, o pedido ainda não foi atendido

11/06/2020 - 11h41min


arquivo pessoal / arquivo pessoal
A rua foi coberta de modo improvisado

Os moradores da Alameda Dois, na Estrada João Passuelo, bairro Vila Nova, em Porto Alegre, sofrem com a falta de pavimentação na rua onde moram. O comerciante Jair Morari, 42 anos, conta que, há três anos, os moradores pedem que o asfalto seja colocado, porém, ainda não foram atendidos:

– Ligamos para o 156 várias vezes, tentamos falar com a prefeitura, mas somos lembrados apenas nos anos de eleições. A sensação que dá é de que estamos abandonados.

LEIA MAIS
Esgoto que corre a céu aberto invade pátio em Viamão
Em Viamão, famílias têm despejo marcado em meio a pandemia
Sem bailes e com salão vazio, Sociedade Gondoleiros busca doações para auxiliar músicos

Jair conta que a passagem de carros pela rua, que já é estreita, se complica ainda mais com a situação precária do chão batido misturado com britas, que segue por toda a Alameda Dois. Por isso, a preocupação com a estrutura da rua cresceu com a pandemia, pois, de acordo com Jair, uma ambulância não conseguiria transitar pela rua para atender algum morador, caso fosse necessário. 

Obra

Sem saber quando teriam sua solicitação atendida pela prefeitura de Porto Alegre, os moradores decidiram se unir e fazer a sua própria pavimentação. De acordo com Jair, mais de R$ 7 mil foram gastos com o asfalto improvisado que cobriu ao menos 120 metros da rua:

– Na Sexta-Feira Santa, aproveitamos o feriado e nos juntamos para fazer a obra. Usamos uma betoneira e muitos sacos de cimento. No final do dia, com a ajuda de todos, tínhamos um pedaço da rua asfaltado.

arquivo pessoal / arquivo pessoal
Antes, via estava esburacada

O taxista Ubiratan Maciel da Silva, 56 anos, está indignado com a falta de solução por parte da prefeitura:

– Já rodei várias ruas de Porto Alegre com o meu trabalho. Entrei em vários locais irregulares, onde as pessoas não pagam nem luz e água, mas as ruas eram asfaltadas. Acho um desrespeito com a gente, que paga IPTU certinho.

Hoje, os moradores da Alameda Dois estão um pouco mais aliviados com o asfalto improvisado, que veio para tentar desafogar as condições da rua. Porém, eles ainda esperam pelo dia em que a prefeitura dará atenção ao pedido da comunidade local e faça a tão aclamada pavimentação.

Prefeitura diz que via não é regular

Questionada, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) informou que a Alameda Dois não está cadastrada nos registros da prefeitura, por tratar-se de área particular, ou seja, sem regularização. Por isso, a demanda de pavimentação foi negada quando apresentada ao Orçamento Participativo do município. 

Entretanto, Jair e Ubiratan, juntamente com outros moradores, afirmam que pagam o IPTU em dia e possuem a escritura de suas casas, contrariando a versão da Smim de que o local onde moram não seria regularizado. A secretaria também explicou que, por não haver registro, não é possível estipular um prazo de quando a rua será asfaltada.

Produção: Thayná Souza

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias