Notícias



Nível dos rios

Defesa Civil do RS lança alerta de inundações para a Região Metropolitana

O aviso vale para as próximas 48 horas. Até o final desta quinta-feira (9), 4,2 mil pessoas estavam fora de causa por causa das cheias

09/07/2020 - 21h12min


A Defesa Civil Estadual lançou nesta tarde alerta de inundações para municípios da Região Metropolitana e Vale do Sinos. As cheias podem acontecer nas próximas 48 horas, segundo a instituição.

Foram avisados os órgãos municipais de Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. O objetivo é que se comece a sensibilizar famílias ribeirinhas sobre a possibilidade de deixarem as casas antes do final de semana.

— É importante já sensibilizar essa famílias desde já, porque muitas vezes elas são resistentes em sair de casa, em deixar seus pertences rapidamente. Por isso esse alerta que vale para as próximas 48 horas — diz o coordenador da Defesa Civil Estadual na Região Metropolitana e Litoral Norte, Adriano Zanini.

Leia mais
A indignação de uma moradora do bairro Farrapos que teve a casa alagada
Mais de 3 mil pessoas estão fora de casa devido às cheias no RS

A atenção agora é para as bacias do Gravataí e do Sinos, que devem receber o volume de água que já causou transtornos nos vales do Caí e do Taquari. O mesmo aviso também foi emitido para Triunfo, São Jerônimo, Charqueadas e Eldorado do Sul. Também existe a preocupação com eventuais deslizamentos por causa do solo úmido.

Mais de 4,2 mil fora de casa

No final da tarde, a Defesa Civil atualizou o boletim sobre as inundações. O número de pessoas fora de casa passou de 4.148 para 4.289. Desse total, 1.192 estão desabrigados e dependem de auxílio das prefeituras até poderem voltar para casa.

Os efeitos da chuva afetaram 25 municípios de acordo com o levantamento. A situação que vem merecendo mais atenção é a de São Sebastião do Caí, onde 63 famílias estão em dois abrigos municipais. Foram enviadas para a população atingida 10 mil máscaras faciais, 300 cobertores, além de álcool gel e itens de higiene pessoal.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias