Notícias



Saúde na pandemia

Guaíba inaugura nesta terça-feira hospital 100% SUS com 40 leitos, sendo 10 de UTI

Cerimônia de abertura contará com a presença do ministro interino da saúde, Eduardo Pazuello. Unidade será utilizada, inicialmente, por pacientes com coronavírus 

20/07/2020 - 21h17min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS

Uma luta de longa data começará a ser resolvida nesta terça-feira (21), em Guaíba, na Região Metropolitana. Cinco anos depois do fechamento do Hospital Nossa Senhora do Livramento, o município voltará a ter um hospital 100% público, operado via Sistema Único de Saúde (SUS). A nova instituição fica no bairro Parque 35, na região central da cidade. É o mesmo local onde atualmente funciona o pronto-atendimento (PA), único serviço de urgência e emergência da cidade – casos mais graves e que necessitem de internação são encaminhados para Porto Alegre ou cidades próximas.

O novo espaço, batizado de Hospital Municipal Berço Farroupilha, não é tão novo assim. Desde 2015, a estrutura estava pronta, inclusive com equipamentos para uma maternidade – algo que a cidade não tem há 10 anos. Porém, o desafio era concluir a compra de equipamentos e ter dinheiro para operacionalizar a entidade, o que o município conseguiu. 

Segundo o prefeito de Guaíba, José Sperotto, serão necessários cerca de R$ 1 milhão mensais para manutenção e funcionamento do Berço Farroupilha. Estes custos mensais de operação serão divididos entre o município, o governo do Estado e a União – sendo 25% para cada um dos dois primeiros e outros 50% advindos do governo federal.

Leia mais
Guaíba completa 10 anos sem maternidade via SUS
Saúde pede socorro em Guaíba
Hospital da Restinga abre 10 leitos de UTI para pacientes com coronavírus

Serão disponibilizados 40 leitos, sendo 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e outros 30 leitos clínicos. Neste primeiro momento, todos os leitos serão usados para casos de coronavírus. Mas, conforme a pandemia amenizar, o hospital passa a funcionar como opção para atender casos de baixa e média complexidade. Inclusive a maternidade, depois de tanta espera, deve abrir, garante o prefeito.

Com a mudança no funcionamento, o PA deixará de existir e se transformará no setor de emergência e urgência do hospital. A empresa contratualizada já opera no PA e ficará responsável também pelo atendimento no hospital. Essa mudança foi feita por meio de um aditivo no contrato já em vigor. 

O esforço para colocar a instituição em funcionamento veio do trabalho do município em conseguir aplicar as verbas de diversas emendas parlamentares destinadas ao hospital ao longo dos anos. Conforme o prefeito, foram investidos cerca R$ 7 milhões desse dinheiro para deixar o local próprio para os trabalhos. 

– Eu vejo essa abertura como uma grande vitória, uma grande conquista da comunidade. Muito trabalho árduo para conseguirmos atingir esse objetivo – comemora o prefeito.

Além do chefe do Executivo, a inauguração, na tarde de hoje, deve contar com a presença do ministro interino da saúde, Eduardo Pazuello, e do governador do Estado, Eduardo Leite. A cerimônia será breve e em uma área externa.

Promessa de maternidade

Depois de 10 anos, a abertura de um novo hospital também permitirá que Guaíba volte a ter uma maternidade. Como o Diário Gaúcho mostra em reportagens desde 2015, a falta de maternidade impedia moradores da cidade de terem o local como cidade natal de seus filhos. Agora, com o início das atividades do Berço Farroupilha, trazer essa especialidade é um dos principais objetivos. Conforme o prefeito Sperotto, a abertura e ampliação dos trabalhos deve ocorrer conforme a pandemia for passando e o hospital comece a ser usado para o atendimento geral, e não só nos casos de coronavírus.

– Passando a pandemia, o local segue atendendo como um hospital-maternidade. O nosso objetivo é chegar a em torno de cem leitos, entre clínicos, maternidade e UTI – projeta o chefe do Executivo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias