Notícias



No extremo-sul

Hospital da Restinga abre 10 leitos de UTI para pacientes com coronavírus

Instituição também terá 16 leitos de enfermaria exclusivos para infectados com a doença

13/07/2020 - 21h12min


Francine Silva
Francine Silva
Enviar E-mail
Jefferson Bernardes / PMPA
Estrutura foi inaugurada nesta segunda-feira (13) no Hospital da Restinga, no extremo-sul de Porto Alegre

A partir desta segunda-feira (13), o Hospital da Restinga, localizado no extremo-sul de Porto Alegre, passa a receber pacientes com covid-19 para internação. Até então, a instituição atuava apenas na triagem de casos suspeitos, encaminhando os pacientes aos hospitais de referência no combate à pandemia.

A mudança foi possível com a abertura de 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) exclusivos para infectados com a doença. Além disso, 17 leitos de enfermaria foram colocados à disposição no combate ao coronavírus. As novas vagas foram inauguradas nesta segunda-feira e já colocadas em funcionamento.

Conforme a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), gestora do Hospital da Restinga, a criação dos leitos foi possível com a entrega de 10 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde e entregues pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). O custo da operação da UTI, no entanto, será arcado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Leia mais
Como está a ocupação dos hospitais de campanha na Região Metropolitana
Hospital São Lucas da PUCRS está entre os escolhidos para testar vacina do coronavírus

Além da ala de alta complexidade exclusiva para a pandemia, o hospital segue com 10 vagas de UTI para pacientes com outras doenças. Essa unidade, porém, foi realocada dentro da instituição.

Atualmente, Porto Alegre conta com 778 leitos de UTI, sendo que 80% estavam ocupados na manhã desta segunda-feira. Do total de internados, 265 são pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus. Segundo a prefeitura da Capital, desde o início da pandemia, 200 leitos exclusivos para covid-19 foram criados na rede de saúde de Porto Alegre.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias