Notícias



Reforço na saúde

Hospital da Brigada Militar inaugura 10 novos leitos de UTI exclusivos para covid-19

Novas unidades contaram com recursos do Estado e de doação de empresários, sendo inauguradas no momento mais crítico da pandemia

22/07/2020 - 21h29min


Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Leitos novos foram projetados ainda antes da pandemia de coronavírus

Em meio ao momento mais crítico até agora da pandemia no Rio Grande do Sul, 10 novos leitos de UTI foram inaugurados nesta quarta-feira (22) no Hospital da Brigada Militar para reforçar a luta contra a covid-19. A instituição, na zona sul de Porto Alegre, atende policiais militares e demais beneficiários do Instituto de Previdência do Estado (IPE). 

Os 10 novos leitos se somam a outros 15 já existentes e serão usados exclusivamente por pacientes com coronavírus. Depois da pandemia, ficarão como legado para o hospital, que também possui 85 leitos de enfermaria para média e baixa complexidade. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Parte dos recursos para a nova ala foi repassado a partir de uma ideia nascida durante jantar entre ex-jogadores de futebol, como Dunga e Taffarel, e empresários do setor farmacêutico. Organizado pelo dono da Ultrafarma, Sidney Oliveira, o grupo arrecadou R$ 500 mil - valor que serviu para a reforma da estrutura, que antes era uma lavanderia. 

Outros R$ 3 milhões, para a compra de equipamentos, partiram de investimento próprio do governo do Estado por meio do Fundo Especial de Segurança Pública. O recurso serviu para a compra de respiradores, camas hospitalares, monitores multiparamétricos e bombas de infusão.

O projeto arquitetônico da obra não teve custos para o Estado e foi feito pelo Comando Militar do Sul.

Leia também
Guaíba inaugura hospital 100% SUS com 40 leitos, sendo 10 de UTI
"É revoltante ver o comportamento da sociedade", diz primeiro paciente com covid-19 do Hospital Conceição
Fila de espera por consulta com especialista aumenta em Porto Alegre após pandemia

Diretor do Hospital da BM, o coronel Artur Zílio preferiu não informar o número de leitos de UTI ocupados na instituição, mas detalhou que "o movimento está bastante grande". Ele ainda disse que o reforço vem em boa hora em função do aumento dos casos da doença no Estado.

— Caso aumente a infecção, o comandante-geral pode, por lei, fechar os atendimentos do IPE para civis, mas não chegamos nesse ponto. Temos plena capacidade operacional para atendimento de todos os beneficiários nesse momento — resumiu o oficial.

A cerimônia foi fechada para a imprensa, mas contou com a participação de autoridades. O governador Eduardo Leite declarou que a obra já estava planejada, mas foi acelerada devido à covid-19 e à necessidade de ter estrutura capaz de atender a tropa da BM. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias