Notícias



Receita do Leitor

Palitos de parmesão da Stéfani: saiba como preparar um petisco perfeito para acompanhar a hora do mate

A estudante de Sapiranga mostra o passo a passo da receita com base de queijo, que pode ser servida com requeijão cremoso, geleias de frutas, molhos e patês

29/07/2020 - 08h00min

Atualizada em: 29/07/2020 - 11h09min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Estudante mostra o resultado final do preparo

Foi em uma reunião do projeto Confeitaria e Panificação: qualificação para o mercado de trabalho, desenvolvido por professores a alunos da Universidade Feevale, que a estudante  de Nutrição Stéfani Zangalli Cassol, 21 anos, aprendeu a fazer os palitos de parmesão com orégano. Depois de provar o petisco, Stéfani fez dele um acompanhamento rotineiro do chimarrão e também para receber visitas. 

 –  A receita é muita prática e deliciosa. Uma boa opção para servir como aperitivos em almoços ou jantares, e até para os lanches. Pode ser servido com requeijão cremoso, geleias de frutas, molhos e patês. A manteiga pode ser substituída por margarina. Além disso, o rendimento é bom  –  conta. 

A estudante destaca que para pessoas que prezam por uma rotina alimentar mais saudável e leve, a receita é adaptável:

 –  Recomendo mudar a farinha de trigo branca para a integral e acrescentar outros ingredientes como gergelim, linhaça e sementes girassol.

LEIA MAIS    
Bolo de milho da dona Eva: saiba como fazer a receita que leva queijo ralado e leite de coco
Pão de batata de frigideira da Angela: aprenda uma receita versátil
Cheesecake de chocolate da Larissa: aprenda uma sobremesa prática 

Aprendizado

Stéfani já trabalha no ramo alimentício com a produção de doces e bolos. Além disso, ela participa há três semestres do projeto Confeitaria e Panificação, que visa o ensinamento de técnicas que possam qualificar desempregados. As atividades, antes da pandemia, eram realizadas em entidades parceiras, com a ministração de oficinas com alunos da universidade e comunidade externa. 

– O projeto contribui muito para a formação dos alunos. Eu, inclusive, já ensinei a receita do brigadeiro gourmet em uma das oficinas. Neste semestre, organizei a confecção do Caderno de Receitas, com preparos fáceis sugeridos por alunos e professores, já que não podemos fazer os encontros – explica a estudante. 

O caderno é composto por diversas receitas que servem para compartilhar com a família e, também, para comercialização. Stéfani escolheu a receita do bolo vulcão de chocolate para fazer parte do caderno. O e-book está disponível no site da Feevale.

MEU SEGREDINHO
– Para quem gosta de inovar com outros sabores, dá para acrescentar ingredientes e temperos a gosto como açafrão, alecrim ou páprica em pó.  

INGREDIENTES

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

✔ 400g de farinha de trigo
✔ 250g de queijo parmesão ralado
✔ 20g de manteiga sem sal
✔ 200ml de água
✔ 5g de sal
✔ Orégano a gosto 

MODO DE PREPARO

/// Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e amasse com as mãos higienizadas. Até ficar bem homogênea, e semelhante a massa de macarrão, firme.

 /// Divida a massa em duas partes. Em uma superfície polvilhada de farinha de trigo (caso necessite), estique uma parte da massa com um rolo de amassar até que fique lisa e fina. Após, usando um cortador de massa (faca, cortador de pizza ou molde para biscoito) corte em finas tirinhas, de mais ou menos, 1 cm de largura.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Massa deve ser cortada de forma retangular

/// Assar em uma fôrma untada, em temperatura média, de 10 a 15 minutos. Ligue o dourador, se o forno tiver esta opção.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Palitos devem ser levados ao forno

RENDIMENTO: até 100 palitos pequenos
TEMPO DE PREPARO:
30 minutos

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Palitos podem ser servidos com geleia

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.     
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.     
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias